Início Artesanato

Pintura em Guardanapos com Stencil

guardanapos estêncil

Guardanapos coloridos pintados à mão dão um chique muito especial a qualquer jantar ou almoço.

Fácil de fazer, temos aqui mais uma boa ideia para você ofertar ou vender.

A técnica de pintura através do stencil – também comumente chamado de molde vazado – é um trabalho gratificante e de fácil execução.

O fato ainda de estar customizando, isto é, criando uma nova peça, passa a lhe dar mais valor.

Nesse passo a passo a pintura foi feita em um tecido utilizando o stencil (molde vazado).

Material

  • Tecido, que neste caso foi utilizado o Oxford, recortados no tamanho de um quadrado de 30 x 30 cm, e bainha em toda volta, costurada;
  • Tintas para tecido com a cor desejada para a pintura, porém nesse caso foram utilizadas as cores complementares: para o amarelo foi utilizada a tinta de tecido na cor violeta, para o vermelho foi utilizado o verde bandeira, para o laranja foi utilizada a cor azul cobalto e para o tecido rosa foi utilizada a cor rosa bebe, para alinhar certa delicadeza à cor;
  • Pincéis, chato ou arredondado, porém para um trabalho mais bonito deve ser usado o pincel com forma arredondada, mais recomendado para esse tipo de pintura;
  • Stencil ou molde vazado, sendo que nesse passo a passo foi utilizado o de tamanho 14×14 – denominado ladrilho espada com o nº 1364;
  • Para fixar o stencil no tecido foi usa-se a fita crepe, que adere muito bem e é facilmente retirada também;
  • Um pedaço de papel toalha para que se possa retirar o excesso da tinta;
  • Um tecido ou um papel toalha para enxugar a pincel depois de lavado;
  • Um vasilhame com água para lavar o pincel;
  • Um papelão ou até uma folha de E.V.A. onde será colocado o tecido a ser pintado, este reterá o excesso de tinta que poderá vazar pelo verso do tecido.

Modo de Fazer Guardanapos com Stencil

Escolhido o tecido e o molde é hora da preparação para a pintura e com pedaços pequenos de fita crepe fixa-se o stencil no local escolhido do tecido, evitando-se assim que se movimente no tecido durante a pintura, deixando o desenho com penumbra e borrões.

A escolha do local do tecido que receberá o desenho (pintura) pode ser feita previamente, elaborando-se o desenho que se pretenda fazer ou o desenho pode ser formado conforme se pinta.

No pincel deve ser colocado um pouquinho de tinta de cada vez e sempre tirando o excesso no guardanapo de papel, pois se trata de uma pintura que calmamente se forma através das pinceladas.

A execução da pintura deve ser feita com batidinhas do pincel chato na parte vazada do molde.

O cuidado para que as pinceladas não extravasem o stencil deve ser redobrado quando se chega nas beiradinhas, a não ser que seja essa a intenção.

Nesse caso, foi intencional deixar um pedacinho do desenho fora da pintura, pois faz parte da ideia de composição do desenho que irá se formar.

Terminando a pintura é só retirar as fitas para liberar o stencil.

Nesse tecido foi utilizado o pincel, que deixa um acabamento mais carregado de tinta.

Nesse caso, foi utilizado este pincel de forma arredondada que facilita muito a pintura com stencil, através de leves batidinhas, sem excesso de tinta, sendo necessário algumas vezes, repassar os mesmos lugares.

Da mesma forma foi feito com os tecidos das outras cores e a técnica de escolha da tinta foi utilizar as cores complementares de cada cor de tecido.

E com o tecido rosa, foi utilizado rosa bebe para chegar a uma nuance carinhosa que combinasse com a cor.

E essa é a obra pronta.

Esse stencil com o desenho de ladrilho espada imita um azulejo antigo que se se encontra em igrejas, em mausoléus e mansões tradicionais.

Com a mesma técnica podem ser utilizadas outras cores e ainda a união de duas para compor o desenho.


Deve-se deixar florir a criatividade e as composições são infinitas e garantem um desenho com fino acabamento.

A cada trabalho terminado, a empolgação e a beleza, nos leva a querer executar outro e outro…

Sair da versão mobile