Início Artesanato

Porta-Guardanapos para o Natal

porta-guardanapos natal

Como fica charmosa a mesa posta com o requinte dos porta-guardanapos! O Natal quase que automaticamente remete às cores vermelho, verde e dourado. Elas podem ser abordadas de várias formas para embelezar a mesa. Neste passo a passo vamos trabalhar o porta-guardanapos através da sianinha.

Material para os Porta-Guardanapos

  • Sianinha dourada
  • Arame metálico para artesanato nas cores vermelho, verde e dourado
  • Fitas de cetim de 3 mm nas cores verde e vermelho
  • Cola pano
  • Vidro vazio de dipirona para fazer as voltas do porta-guardanapos ou outro recipiente da preferencia
  • Alicate bico redondo para dobrar o arame
  • Tesoura
  • Régua

Modelo I: Básico com Arames e Sianinha

Cortar:

  • 28 cm dos arames metálicos: verde e vermelho
  • 25 cm de sianinha dourada

Modo de Fazer

Começando pelo arame vermelho, deixar uma pontinha para o acabamento.

Faça essa volta no arame com muito cuidado, utilizando o alicate de bico redondo (o arame metálico é muito sensível e se pode se quebrar facilmente), fazer o contorno na sianinha dourada até o final, conforme demonstrado.

 

Depois de passado todo o arame na sianinha, verifica-se que houve sobra, que por sua vez será cortada posteriormente para o acabamento.

Agora é a vez do arame metálico verde, que deverá ser passado inversamente, formando o desenho entrelaçado como na foto.

Ao terminar o arame verde, corta-se as sobras da sianinha de forma a reter um pedacinho para fazer o acabamento colando com a cola pano tampando o início e o final dos arames.

Depois da secagem que é rápida, envolver cuidadosamente a sianinha com arames já pronta no vidro vazio de dipirona (esse procedimento é para se obter o formato circular, porém pode ser utilizado outro recipiente).

 

Elas ficam assim depois de prontas, como argolas para guardanapos.

Modelo II: Básico com Arames, Fitas de Cetim e Sianinha

Cortar:

  • 28 cm do arame metálico: dourado
  • 28 cm da fita de cetim: vermelho e verde
  • 25 cm de sianinha dourada.

Modo de Fazer este Porta-Guardanapos

Começando pelo arame dourado, deixar uma pontinha para o acabamento, devendo ser feita essa volta no arame com muito cuidado utilizando o alicate de bico redondo (o arame metálico é muito sensível e se pode se quebrar facilmente), fazer o contorno na sianinha dourada até o final, conforme demonstrado.

Com a cola pano, colar a ponta da fita de cetim em cima do início do arame metálico e fazer as voltas na sianinha até o final, colando novamente.

Com a fita de cetim verde, entrelaçar a sianinha no sentido contrário, formando o desenho demonstrado, tomando o cuidado de colar as pontinhas no início e no final.

A sianinha deverá ser cortada rente ao final das fitas e o acabamento será feito um pingo da cola pano, que evitará que se desfie.

 

Olha só que beleza!

Criando

Com essa base, pode criar inúmeras outras combinações para segurar seus guardanapos. Pois os materiais utilizados são de fácil acesso e a peça final fica incrível.

Abaixo foram utilizados arame dourado e contas para artesanato.

No primeiro modelo em vermelho e dourado, foi utilizado três vezes a medida do arame metálico dourado sendo encaixadas as contas e ao final.

Colocar um conta em cada ponta de arame, de cada lado, fazendo com o alicate de bico redondo, um espiralzinho. Isso fará com que a conta fique presa e ainda elaborando um acabamento bem legal.

O segundo modelo foi utilizado também três medidas do arame, desta vez, nas cores dourado, verde e vermelho, finalizando com uma conta verde e mais uma vez, com o alicate é feito um acabamento nas pontinhas dos três arames.

Nessa simples ideia, foi utilizado um cordão fino de silicone e dado duas voltas nas contas, formando esse circulo. Pode ser feita a combinação que quiser e ao final, dar vários nós bem reforçados para que a argola não se solte.

Porta-Guardanapos Em Uso

Olha só que delicadeza essa ideia!

Assim, terminamos mais uma peça elaborada para encantar e dar requinte às reuniões familiares.

Sair da versão mobile