Início Decoração

Decoração néon: o brilho das cores fluorescentes e cítricas

decoração neon
Foto: Pinterest

A característica central da decoração néon é o uso de cores cítricas, fluorescentes – como se uma lâmpada colorida estivesse acesa por toda parte! É como se fosse um revival da vida noturna das grandes metrópoles nos anos 70 e 80, só que dentro de um imóvel. Esses tons super vibrantes voltaram com tudo e parece que não vão embora, até porque são super instagramáveis. Conheça o estilo e confira dicas para trazê-lo para casa.

As cores fluorescentes iluminam nossas mentes e nos permitem enxergar ambientes alegres, brilhantes, eletrizantes!

O senso comum pode sugerir que são tons difíceis de trabalhar no design de interiores. Mas na verdade, e para surpresa geral, eles se adaptam a absolutamente qualquer estilo de decoração.

Decoração néon clean: teste com cores fluorescentes sobre branco

Foto: HGTV

A decoração néon pode perfeitamente fazer parte do estilo clean. Na verdade tons fluorescentes afastam a possibilidade de qualquer proposta de design de interiores tediosa.

Se você quer ousar e entrar nesse mundo de luzes e cores, mas ao mesmo tempo não deseja arriscar demais, comece com um pano de fundo branco. Isso significa que as paredes e móveis serão brancos e alguns acessórios entrarão em tons elétricos.

Aqui as cortinas em amarelo flúor super impactantes já são suficientes para transformar completamente a sala de jantar.

Foto: Interior Design Inspiration

Um ambiente tipo “tela em branco” é altamente permissivo e versátil. Assim como as cortinas, que são itens de decoração que podem ser facilmente substituídos, lance mão de acessórios simples para testar sua opinião sobre decoração néon.

Almofadas, mantas de sofá, vasos, tapetes, uma cadeira… tudo isso já ajuda bastante.

Vale lembrar que tons frios, tais como azul e roxo, também possuem suas versões fluorescentes. Observe uma caixa de marcadores de texto como referência.

Foto: Luxury Lifestyle

O amarelo, o verde e o laranja são cores que mais reconhecidamente se relacionam com tons cítricos. Afinal caracterizam frutas dessa classe, como limão, limão siciliano, laranja, tangerina, abacaxi…

Elas levam frescor e modernidade a um ambiente.

Um exemplo é a sala de estar, onde poltronas tradicionais contrastam com uma mesa de centro futurista. Com certeza as cores néons reforçam a harmonia entre referências tão diferentes.

Foto: Shoreline Hotel Waikiki

Este hotel no Havaí apostou nos tons néon para aquecer o design de suas suítes. O laranja-quase-vermelho aparece até no rejunte dos azulejos do chão e conversa muito bem com o verde da tampa do sanitário e das cortinas de banho.

Foto: Lushome

Se quiser arriscar mais, escolha um canto para estampar com um papel de parede flúor. E caso esteja mais confiante, crie um painel de azulejos bicolores diversificados.

Aqui vale notar que a sua decoração néon permite, também, adicionar cores que não são fluorescentes. É o caso do móvel verde e da cadeira caramelo, que trazem um toque de sobriedade ao visual geral.

É uma das formas de equilibrar a eletricidade da palheta cítrica.

Foto: Pinterest

Tons pastéis, como o rosa bebê do sofá ao fundo, também suavizam um ambiente que conta com móveis em amarelo e rosa chocantes.

O preto e branco do tapete listrado continuam compondo maravilhosamente a proposta moderna sem adicionar ainda mais nuances.

Foto: Facino

Quanto mais iluminação sobre tons fluorescentes, melhor! É quando eles realmente saltam aos olhos.

Se as cores vibrantes pintam materiais que refletem a luz, o efeito é mágico.

Dê uma chance a um ambiente neutro usando decoração néon

Foto: rightmove.co.uk

A decoração em tons neutros é um grande coringa para quem realmente não gosta de perder o controle. Cinzas e beges são seguros.

Assim como o branco clean, a neutralidade também serve como um pano de fundo para a exploração de uma palheta vibrante, como foi feito na boiserie desse lavabo.

Foto: Casa e Jardim

Além do papel de parede e do painel de azulejos, outra maneira de verticalizar a presença de tons fluorescentes é pintando as peças de um cobogó.

O mesmo laranja atômico repercute na porta de entrada do apartamento, criando coerência.

Foto: Ligia Fiedler

Não é surpreendente que cores néon, tão luminosas, fiquem perfeitamente bem até mesmo em decorações mais sóbrias?

Foto: Design Feria

E se disséssemos que o verde raio laser, uma das cores do ano 2022, fica incrível mesmo num ambiente maximalista, decorado com móveis do século XIX?

Convencido agora sobre a superpotência da palheta fosforescente?

Combinando cores comuns às néons

Foto: Home Therapy

Mais um passo adiante na aventura da decoração néon. Comece pintando o ambiente com uma cor alegre, mas ainda não cítrica. Verde-água e turqueza são duas ótimas escolhas.

Então faça como recomendamos nas primeiras duas imagens e componha com detalhes mais simples em tons acesos, como rosa, roxo e laranja.

Foto: Casa e Jardim

Aqui a dica anterior ainda se aplica. Se reparar bem, as únicas duas cores vibrantes são o verde Caribe e o rosa-choque do estofado da poltrona (modelo Luís XVI).

Mas as demais nuances do entorno parecem bastante acesas também, embora sejam bem mais suaves.

Foto: shootfactory.co.uk

Ou as paredes podem continuar cinzas, ou beges – mas quase todo o resto da decoração é fosforescente! Aqui tem prateleiras, moldura de espelho, moldura da lareira e décor dela, sofá…

Um material que combinará eternamente com cores néon é o acrílico, como vemos na luminária de teto. O mesmo se aplica ao plástico e qualquer outro que permita transparência.

Foto: Avso

O brilho do vinil só realça ainda mais a decoração néon – mesmo que sua própria cor não seja exatamente vibrante, como é o caso da cadeira verde. O abajur acetinado, aí sim cítrico, comprova.

Foto: Ann Lowengart

Veja o vinil em cena novamente, desta vez em dois autênticos pufes laranja néon!

O armário embutido e a parede da janela foram inteiramente pintados de verde com acabamento reluzente, o que incrementa a impressão de que também faz parte da palheta fluorescente.

Decoração néon total

Foto: Pinterest

Decoração néon sem medo de ser feliz! A predominância da combinação de matizes luminosos é inegável quando suas paredes são vibrantes como esse rosa. Com a excessão das partes em azul escuro, o tapete é todo flúor.

Foto: Divulgação

Aqui ocorre o mesmo, mas com uma ressalva. O azul cobalto, ou azul real, é um pouco mais luminoso do que o escuro e pode, sim, entrar pro clube do néon.

Este quarto é fabulosamente divertido, empolgante… reúne o melhor dos anos 60/70!

Foto: Mansion Global

Este ambiente nos mostra a paixão incorrigível do morador pela decoração néon. Perceba que a foto da sala de jantar inteiramente rosa foi tirada a partir de outro cômodo, cujas paredes foram coloridas com mais cores cítricas!

O efeito é rico, nobre, exótico – palhetas acesas são muito exploradas na Índia e diversos países da América Latina.

Foto: 3D Total

E o néon total, no melhor estilo color blocking, também foi feito para sugestões mais contemporâneas de décor.

Mais uma vez a foto foi tirada a partir de um ambiente, rosa-flúor, para outro, azul ciano. O amor pela decoração néon não conhece limites.

Sair da versão mobile