Áreas de Repouso na Horta

0

As plantas de horta ou lavoura extraem do solo os nutrientes necessários e disponíveis para a elaboração de folhas, flores, frutos, sementes e raízes. Aprenda a promover uma pausa para que a terra não se esgote.[clear]

Ao realizar a colheita destes produtos, não há retorno de quase nada para o solo. O que fica são restos da cultura descartados.

Se incorporados ao solo, folhas, flores, frutos e outras partes da planta sofrerão o ataque dos micro-organismos ali presentes, que irão decompor este material em elementos simples, como nitrogênio, fósforo, etc.

Assim, uma parte volta para o solo e poderá ser aproveitado por outras plantas.

Não havendo reposição de substratos, abonos animais e minerais, o cultivo intensivo ano após ano acabará por esgotar o solo.

[h2 type=”2″ width=””]Como Promover o Repouso do Solo[/h2]

agriculturaUma técnica prevista pela rotação de culturas é o descanso ou repouso de porções de solo, também chamado de pousio. É mais usado em agricultura intensiva em agropecuária e lavouras de pequeno e médio porte.

No entanto as Áreas de Preservação Permanentes (APP) não fazem parte, pois são reserva legal, áreas de proteção ambiental, previstas no art.225, §1º, III da Constituição 198817.

O tempo que o canteiro fica sem cultivo propicia a recuperação da estrutura do solo, com vantagens para o desenvolvimento de raízes.

Na rotação de culturas, há planejamento do cultivo, onde cada cultura explora o solo em determinada profundidade, obtendo assim um bom rendimento a cada produção.

Para pequenas produções de hortaliças, são em geral usados de 3 a 5 anos sem cultivo. Isto pode representar uma diminuição no volume produzido e muitas vezes o produtor hesita em fazer o repouso.

Este intervalo de tempo sem produção no canteiro será benéfico quando há o cultivo de plantas que beneficiem o solo, como o cultivo de plantas leguminosas. Elas podem, através de suas raízes incorporar nitrogênio no solo.

Quando estiverem no início de floração deverão ser cortadas e incorporadas ao solo. Sua decomposição feita pelos micro-organismos incorporará ainda mais nutrientes.
Neste caso é chamado de pousio melhorado. Além dos nutrientes incorporados, há ainda a melhoria das condições do solo e a proliferação de micro-organismos benéficos para as plantas.

[h2 type=”2″ width=””]Atenção ao Controle de Espécies Indesejadas[/h2]

O controle de plantas invasoras será feito de forma mais eficaz. Como não há produção, a retirada de plantas invasoras oriundas de sementes ficará mais fácil, por capina e limpeza antes do próximo cultivo.

É claro que poderá haver a opção de realizar a técnica de solarização do canteiro, que eliminará pragas e sementes de invasoras. Planeje-a para o final do tempo de repouso.
[box type=”mais” align=”left”]
[h3 type=”2″]Artigos desta série[/h3]

[/box]
O revolvimento da terra com a incorporação da massa vegetal produzida não deverá desestruturar demasiado o solo. O ideal é realizar a aeração antes da semeadura das leguminosas.

Depois do enterro, a área deverá permanecer inativa até a próxima semeadura ou plantio para cultivo de outras plantas. Como sabemos, a decomposição feita pelos micro-organismos eleva a temperatura do solo e poderia prejudicar as novas plântulas.
Planejar, então, a delimitação da área de repouso e o tempo que esta porção de terreno ficará parada, compatibilizando com as outras áreas em cultivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile