Berinjelas em Vaso para Varandas ou Jardineiras

0

Gosta de berinjelas? Grelhadas, ao molho, caponata… sem dúvida, uma delícia! Que tal cultivar em casa, num vaso? É possível![clear]

Ao invés da feira ou do supermercado, agora você vai até a varanda da sua casa para buscar berinjela para aquela sua receita especial.

Acompanhe a seguir as nossas dicas e plante-as em vasos.

[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar Berinjela em Vaso[/h2]

berinjela-cica
Berinjela Ciça

A berinjela (Solannum melongena) é um arbusto perene e atinge cerca de 1,80 m de altura, muito ramificado de folhas grandes e alternas.

Suas raízes podem chegar até 1,0 m de profundidade; então, o recipiente de cultivo deverá ter altura suficiente para acomodar o sistema radicular. Pode ser vaso de cimento, cerâmica, plástico ou polipropileno.

Como planta de regiões quentes do globo, desenvolve-se bem em climas tropicais até subtropicais com temperaturas em torno de 25o C e com umidade acima de 70%.
Pode ser cultivada em quase todas as regiões do país durante quase todo o ano, em locais com incidência de sol. Varandas, vasos ou jardineiras próximas a janelas.

Berinjela rosa

Nas sacadas e terraços: resguardar de ventos frios e fortes. Colocar no fundo do vaso pedriscos para dar maior peso e sustentação. Fará belo efeito, surpreendendo a todos.

Nas regiões mais ao Sul, é conveniente proteger a muda no inverno, colocando o vaso em local sem os ventos fortes e frios desta estação.

Em hortos e floriculturas muitas vezes há berinjelas em vasos para comercialização.
Mas se achar muito dispendioso, poderá cultivar a partir de sementes adquirindo algumas gramas em lojas de agropecuárias, escolhendo a variedade que mais lhe agrada.

[h2 type=”2″ width=””]A Berinjela Pode Ter um Bom Efeito Decorativo[/h2]

Berinjela branca

Para introduzir um vaso de berinjela no seu projeto paisagístico do jardim dos fundos, existem alguns truques. O vaso de tom neutro, em cerâmica ou cimento, por exemplo, não irá interferir nos conjuntos de plantas do espaço.

Se o vaso for de plástico, evitar os de cor preta – preferir a cor marrom. O mesmo vale para os de polipropileno: a cor neutra de cinza, branco e bege ou mesmo com imitação de granitos irão melhor na combinação do espaço.

A planta possui bom efeito ornamental pelas suas folhas grandes e frutos coloridos.

Colocar sobre pisos ou gramado, junto a piscinas, combinando com plantas de folhagem verde ou até mesmo no meio de um canteiro com bordadura colorida, com certeza atrairá todos os olhares.

[h2 type=”2″ width=””]Diferentes Tipos de Berinjelas[/h2]

Dentre as diferentes espécies de berinjelas, destacamos as mais cultivadas no país:

  • Embu: planta vigorosa, fruto oblongo vermelho escuro, colheita a partir de 110 dias. Fornecedor: Isla sementes.
  • Florida Market: colheita de 100 a 120 dias, é uma planta vigorosa de frutos oblongos de cor roxo brilhante. Fornecedor: Isla Sementes e Feltrin.
  • Preta comprida: colheita em 100 dias, frutos cilíndricos arroxeados. Fornecedor: Isla Sementes.
  • Redonda roxa: colheita de 100 a 140 dias, planta de porte médio, fruto roxo brilhante, polpa firme e branca. Ótima para vasos. Fornecedor: Agristar e Isla Sementes.
  • Redonda rosa: vigor médio, fruto redondo cor rosa com dégradé até o branco. Tem boa produção de frutos e aspecto bem interessante para vasos na ornamentação de pátios. Fornecedor: Sakamura.
  • Ciça: um híbrido produzido pela Embraba, com colheita em torno de 80 dias. Planta vigorosa, fruto roxo brilhante de formato alongado oblongo. Fornecedores: Hortec, Hortivale, Feltrin e Isla Sementes.
  • Nápoli: outro híbrido, com cerca de 130 dias até à colheita. Planta vigorosa, fruto cor de vinho escuro, formato cilíndrico bojudo. A planta produz muito. Fornecedor: Sakada.
  • Napolitana: híbrido com cerca de 120 dias até à colheita, muito vigorosa. Frutos cor de vinho escuro, formato cilíndrico. Muito produtiva. Fornecedor: Sakada.
  • Berinjela branca: produz frutos brancos, oblongos, sua semelhança com ovos de galinha lhe renderam o apelido de planta ovo (eggplant). Muito usada para ornamental é comercializada em geral nos hortos como ornamental, mas é também comestível. Sua polpa é branca, de sabor mais doce, ideal para receitas onde irá ao forno.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile