Início Plantas & Jardim Paisagismo & Jardinagem

Como Projetar um Jardim Natural

0

Você pode ter um jardim simplesmente com a sua cara. Jardins naturais são aqueles que vão acontecendo aos poucos, conforme a mão do dono, conforme as plantas nativas ao local.

Conforme sua cara e personalidade. Simplesmente acontecendo.

[h2 type=”2″ width=””]Mas Qual a Cara de seu Jardim?[/h2]

Os jardins são locais onde podemos criar o efeito que desejarmos. Desde jardins temáticos, como os de estilo europeu, japonês e tropical até jardins mais simples, com o jeito do proprietário e seu modo de viver e encarar o mundo.
Atualmente está em alta os jardins mais naturais, sem formas rígidas, como se crescesse espontâneo.

Neste caso, sempre se recomenda a introdução no projeto de plantas nativas da região, pois são mais resistentes e estão adaptadas ao clima do local. Isto não quer dizer que deverão ser evitadas as plantas exóticas adaptadas, o que poderia restringir o efeito desejado.

O conceito natural provém da harmonia, coerência e agradável ambiência que proporciona, só para citar algumas qualidades.

[h2 type=”2″ width=””]O Ideal é Fazer uma Planta do Projeto do Jardim[/h2]

jardim naturalQuando o cliente se interessa por este tipo de jardim, a melhor forma de realizar o projeto é usar a plana baixa do terreno, com as informações sobre edificações.

O primeiro passo é a anotação da insolação, áreas de sombra parcial pela tarde e lugares onde não há sol. Dividir o terreno em três áreas, privativa, intermediária e outros espaços.

Estas três áreas são mescladas entre si, pois uma fluirá para dentro da outra de forma harmoniosa, mas o propósito de cada uma deve ser bem delineado.

[h2 type=”2″ width=””]Conceito da Área Privativa ou Social do Jardim[/h2]

Na área privativa, poderá haver por exemplo, área de churrasqueira, áreas de sombras com árvores ornamentais como a aleluia (Cassia macranthera), frutíferas (Laranjeiras, limoeiros), palmeiras como o jerivá (Syagrus romanzoffiana) ou o coqueiro-anão (Coccus nucifera var.Nana).

Pergolados com trepadeiras fornecerão um espaço para mesas e cadeiras para encontros familiares. Conforme o tipo de residência poderá haver piscina e área de jogos para crianças.
Muros podem receber arbustos altos para aumentar a privacidade como o podocarpo (Podocarpus salignus), a nandina (Nandina domestica) ou o hibisco (Hibiscus rosa sinensis).

Podemos providenciar um local para uma pequena horta, com hortaliças e plantas aromáticas para chás e condimentos, em canteiros ou vasos. Área gramada e pouco piso impermeável dão maior naturalidade aos espaços.

Alguns arbustos floridos da preferência do cliente fornecerão a cor. Planejar épocas diferentes de florações, para propiciar maior interesse. É uma área para convívio familiar e com amigos.

Local dinâmico, pois quando as crianças crescerem será possível retirar os brinquedos e modificar o espaço para outro tipo de jardim que atenda às necessidades da família.

[h2 type=”2″ width=””]Projeto da Área de Entrada do Jardim[/h2]

Na área intermediária, que em geral é na frente da edificação, colocaremos toda a imaginação, pois textura e cor de folhagens, flores, recipientes chamativos, pavimentos elegantes, tudo é possível.

Planejar as plantas será muito interessante, pois poderemos decidir se será um espaço com alta ou pouca manutenção de jardinagem. Esta área muitas vezes é bem pequena, para terrenos urbanos a média é de 44 m2 (11,0 m x 4,00 m), mas representa a identidade do local.
Plantio planejado de árvores, arbustos, herbáceas, canteiros, gramado, tudo é possível.

A insolação, os ventos e o clima de cada região é que determinarão os diversos tipos de plantas a colocar. Pode ser um jardim colorido ou mais verde com detalhes de cor.

A alternância de estações poderá ser muito interessante se os arbustos colocados tiverem florações em épocas diferentes. A atração de pássaros, borboletas e abelhas poderá ser também planejada, tornando o jardim dinâmico.
E nada mais natural que um jardim onde há muita vida circulando.

[h2 type=”2″ width=””]Área de Passagem do Jardim[/h2]

A terceira área é considera área de passagem, como a lateral da casa, canteiros fora dos muros, sacadas e terraços. Plantas colunares que não invadam o passeio, jardins verticais nos muros internos, herbáceas de folhagem atrativa ou floríferas nos canteiros.
Nos terraços e sacadas a decoração em recipientes será a atração e com certeza encantará a todos.

Não é de forma a admirar que os jardins mais naturais estejam atraindo pessoas cada vez mais, pois são repletos de recantos agradáveis, onde poderão relaxar, curtir a vida em família, meditar e sentir-se bem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile