Cuidados com a grama, para ficar sempre bonita e saudavel

Buracos ou desníveis no gramado

Se houver buracos no gramado, ocasionado por terra que cedeu ou pisoteio em dias chuvosos sobre gramados em solos muito arenosos, teremos de consertar.

O efeito desde desníveis não é bonito.

A solução é cortar e levantar a leiva, preencher com composto orgânico e areia de construção, misturados em 50% de cada.

Recolocar a leiva ou placa de grama, apertar no local e regar bem.

Quando este vão for muito pequeno, colocar areia, remexendo na camada de folhas para que ela penetre e depois regar.

A muda de grama irá se desenvolver por cima da areia, subindo o nível e eliminando o vão.

Cuidados com a grama em solo muito compactado

Quando o gramado estiver com as folhas muito pequenas, a água não penetrar no solo, podemos entender que o solo está muito compactado.

Existem aparelhos acoplados a pequenos tratores, um cilindro com pontas que ao ser arrastado sobre o gramado vai furando o solo, tirando pequenas porções e preenchendo com areia estes pequenos buracos.

Isto permite que o ar penetre mais fundo, que a água de chuvas ou regas percole mais facilmente, assim como os adubos aplicados periodicamente.

Para pequenos gramados o jeito é “afofar” a terra, enfiando uma pazinha estreita a intervalos, fazendo movimentação, introduzindo assim o ar e descompactando o solo.

Cuidar com este movimento, a idéia não é arrancar as leivas.

Depois da área aerada, aplicar a lanço uma camada fina de areia de construção de granulometria grosseira.

Passar um ancinho, ou vassoura de grama sobre o gramado para que a areia desça para o solo. Regar a seguir.

Limitador de grama

Quando planejamos o jardim, as áreas gramadas e os canteiros têm definição de uma linha no croquis do projeto pretendido.

É nesta linha que demarca o canteiro que iremos colocar uma barreira para impedir a grama de entrar além do desejado, misturando-se com as plantas ornamentais ali cultivadas.

O separador também impede que forrações e plantas de bordadura se misturem com a grama.

Existem várias marcas e tipos de separador de grama que podem ser utilizados e são encontrados em agropecuárias, hortos e floriculturas, vendidos a metro linear, em geral de cor verde ou marrom.

Devem ser enterrados, no solo, deixando uma borda mínima.

Ficam desapercebidos depois que as plantas do canteiro se desenvolvem.

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Sair da versão mobile