Joia-do-Cabo (Nemesia Strumosa)

0

A joia-do-cabo é uma flor de clima mais ameno. Ela pode ser plantada em vasos de interior, desde que num canto bem iluminado. Veja a seguir suas características e como cultivá-la.[clear]

Nome botânico: Nemesia strumosa Benth.
Nome popular: joia-do-cabo, arlequim-nemesia
Angiospermae – Família Plantaginaceae (ex-Scrophulariaceae)
Origem: África do Sul

[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]

Planta herbácea perene, mas considerada como anual, altura entre 20 e 30 cm e cerca de 25 cm de diâmetro, folhas ovais estreitas, de bordas denteadas, na cor verde clara, inseridas de forma oposta nos talos.

As flores são pequenas, de formato peculiar com 4 pétalas pequenas e uma mais larga. Podemos encontrar as flores em diversas cores, tais como vermelhas, brancas, laranja e amarela.
O pendão floral é do tipo racemos terminal, acima da folhagem da planta.

A cultivar Nemesia strumosa ‘Blue Gem’ tem apenas 20 cm de altura e suas flores são azul-violeta. Seu florescimento ocorre do inverno até o princípio do verão e pode ser cultivada em regiões mais frias do país.

[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Nemesia Strumosa[/h2]

flor-do-caboA nemesia aprecia solos ricos em matéria orgânica, com boa oxigenação e drenagem.

Não suporta seca; então as regas deverão ser frequentes. Necessita de local com sol pela manhã e sombras à tarde. Isto a torna interessante para cultivo dentro de casa junto a janelas com boa iluminação.

O substrato de cultivo é o composto orgânico o quanto seja necessário misturado com cerca de 300 g/m2 de adubo animal de curral bem curtido, preparando-se o canteiro com alguma antecedência para o plantio das mudas.

[h2 type=”2″ width=””]Propagação e Mudas[/h2]

A forma de propagação é por sementes, adquiridas em agropecuárias, verificando sempre o prazo de validade das mesmas. A melhor época de semeadura é de janeiro a maio para o Sul e Sudeste do país e de maio a julho para o restante das regiões.

Para semear, usar caixotes ou qualquer recipiente, tais como bacias plásticas e garrafas PET cortadas longitudinalmente, fazendo furos para drenagem.

Usar como substrato a mistura de composto orgânico com areia, nivelando e regando antes de semear. Ao colocar as sementes, procurar espaçar as pequenas covas, onde serão depositadas de 4 a 5 sementes na profundidade de 0,5 cm.
Cobrir com areia de construção ou terra seca peneirada. Regar a seguir novamente e manter as regas todos os dias para que o substrato fique sempre umedecido.

Deixar em local protegido do sol e da chuva, mas que tenha boa iluminação natural após a emergência. A germinação ocorre entre 7 e 21 dias. O transplante poderá ser feito quando a mudinha tiver no mínimo 10 cm de altura.

Para levar para o canteiro, fazer pequenos buracos na terra com espaçamento de 30 cm entre plantas em linhas desencontradas.

Transplantar o torrão tomando cuidado com as raízes. Chegar a terra à muda, apertando de leve para fixar. Após o plantio do canteiro, regar sem molhar as folhas, somente o solo.

[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo e Uso Decorativo da Joia-do-Cabo[/h2]

O cultivo com melhor efeito paisagístico é em maciço em extenso canteiro junto a gramados, mas também poderá ser feito em vasos e jardineiras.

Em recipientes escolher os de altura em torno de 25 a 35 cm. Colocar pedriscos ou geomanta no fundo para a drenagem, uma porção de areia sobre estes e uma parte do substrato, o mesmo já recomendado.
Colocar a ou as mudas, preencher com o restante do substrato e apertar a muda de leve contra a terra para fixar. Regar a seguir.

O espaçamento em jardineiras e vasos poderá ser a metade do recomendado, já que se deseja um maciço mais compacto para melhor efeito ornamental.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile