Início Plantas & Jardim Árvores & Arbustos

Pinheiro Bunia (Araucaria bidwillii)

0

Aprenda a cultivar o pinheiro bunia, nativa da Austrália com forte presença nas regiões mais frias do Sul e Sudeste brasileiros e sementes comestíveis.[clear]

Nome botânico: Araucaria bidwillii Hooker
Nome popular: pinheiro-australiano, pinheiro bunia, pinheiro bunya
Gimnospermae – Familia Araucariaceae
Origem: Austrália

[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]

galhos buniaConífera de porte elegante, também pode atingir 50 metros de altura como o pinheiro-do-paraná. Tem forma imponente e a cor de sua folhagem é vibrante. Seu nome é uma homenagem ao botânico John C.Bidwill que estudou este espécime na Oceania.

A planta tem tronco ereto e ramos horizontais. A folhagem é composta de folhas finas e quando novas têm cor verde mais clara.

As sementes também são comestíveis como o pinhão e durante muito tempo foram alimento importante para os aborígenes das tribos na região de origem, que consideravam a árvore sagrada.

Seu cultivo é mais indicado para as regiões frias deste país, nas regiões de altitude do Sudeste e para o Sul.

[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar o Pinheiro Bunia[/h2]

Sementes da bunia

Conífera de grande porte, seu cultivo é indicado para locais ensolarados, solos mais para argilosos e profundos. Escolher muda bem formada em viveiro, que tenha porte ereto e boa ramagem.

A propagação da espécie é feita através de sementes, colocadas em sacos de cultivo com substrato de terra, areia e argila com adubo animal curtido, em partes iguais.

O plantio definitivo se faz com plantas já formadas com tamanho padrão de viveiro que é de 1,80 até 2,20 metros de altura. Abrir um buraco maior que o torrão da planta. Descompactar as paredes e também o fundo soltando a terra com a pazinha.

Em um balde ou lona no chão misturar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 a 2 kg com composto orgânico o quanto seja necessário, acrescentando 100 gramas de fosfato de rocha ou farinha de ossos.

Colocar no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais com a mistura, apertar a terra ao redor e regar bem. Recomenda-se a plantar durante o inverno ou na estação das chuvas.

[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo e Uso Decorativo[/h2]

Pinheiro de grande porte para projetos de regiões frias, em conjunto com outras coníferas de menor porte. O solo junto ao pinheiro, conforme costuma ocorrer com outras coníferas, é mais difícil de conseguir cultivos de plantas que não sejam as da família.

As acículas formam denso tapete e prejudicam inclusive o visual do gramado. Ao redor destas plantas, na projeção da copa, colocar cascas de pinos, assim evitaremos tentativas desastrosas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile