Início Plantas & Jardim Paisagismo & Jardinagem

Vasos de Plantas Variegadas para Incrementar a Casa

0

Plantas com folhas que tem mais de uma cor são chamadas de variegadas. Podemos ter dois ou mais tons de verde, manchas de rosa, branco ou mesmo multicoloridas.[clear]

São plantas que podem ornamentar recantos no jardim. Mas também algumas podem ser cultivadas em vasos, para áreas externas ou interiores.

Podem ser cultivadas sozinhas ou junto a outras plantas verdes e dar um efeito ornamental muito interessante. Encontramos desde arbustos a herbáceas e plantas herbáceas de forração, muito usadas como pendentes.

[h2 type=”2″ width=””]Plantas Variegadas Arbustivas[/h2]

As dracenas são excelentes para ornamentar áreas externas de meia sombra e mesmo interiores com boa iluminação.

Temos a Dracaena deremensis, de folhas listradas de branco amareladas e verdes, Dracaena godseffiana, a dracena-confeti, de folhas creme com pontuações verdes e a Dracaena sanderiana.

dracaena
Dracena reflexa

Há a Pleomele reflexa, ou dracena-malaia, e a Cordyline terminalis, de folhagem verde e creme ou tons de vermelho.

Bambus de folhas variegadas podem fazer uma ornamentação surpreendente. Temos o Sasa fortunei, bambu-miniatura que deve ser cultivado sozinho em vasos largos.

Outros arbustos de folhagem colorida, como o Codieum variegatum, o conhecido cróton e a Breynia nivosa, mil-cores, necessitam de sol. Seu cultivo em vasos é possível com sucesso.

Dos arbustos para áreas internas com boa iluminação existe a Polycyas balforiana com folhas denteadas de margens brancas. Outra é a Polycyas guilfoylei, a árvore-da-felicidade-macho, de folhas denteadas em verde com manchas creme irregulares.
Para estes, usar vasos grandes, com no mínimo 1,0 m de altura.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Herbáceas Variegadas[/h2]

O universo de plantas herbáceas é muito grande. No entanto, algumas, de alto porte, inviabiliza cultivo em vasos.

Em recipientes de tamanho médio com tutores ou treliças, podemos cultivar em interiores a Epipremnum pinnatum, mais conhecida como jiboia, o Scindapsus pictus, o potos-cetim e o Philodendron hederaceum, o filodendro-brasil.

Não podemos esquecer um gênero de planta que despolui o ar e pode ser adequada a cultivo em interiores, como é o caso do gênero Sanseveria.

Temos a Sanseveria cylindrica, a lança, a Sanseveria trifasciata var.laurentii, a espada-de-são-jorge e a Sanseveria trifascia Hahnii, a espadinha.

Outras plantas herbáceas interessantes são as plantas rasteiras, usadas nos canteiros para cobertura vegetal e que podem ser usadas para vasos como pendentes.

Temos a Episcia cupreata, planta-tapete, com folhas branco-azuladas de bordas mais escuras e flores vermelhas e o Lamium maculatum “Purpureum, de folhas verdes acinzentadas e inflorescência rosa”.

Para jardineiras em áreas com mais sol, recomendamos o Plectranthus coleoides, a falsa-hortelã, que forma cascata de folhas variegadas de creme e verde claro muito ornamental.

[h2 type=”2″ width=””]Decorando com Variegadas em Vasos[/h2]
.
Para decorar mesas em interiores que tenham boa iluminação recomendamos as begônias, como a Begonia rex com muitas cores nas folhas.
Outra opção é a Begonia masoniana, também conhecida como begônia-cruz-de-ferro, de textura rugosa e mácula em tom de marrom escuro.

Calathea picturata

Pequenos vasos podem receber plantas de forração com folhas variegadas ou com máculas formando desenhos.

É o caso da família das marantáceas (Marantaceae), como a Calathea argyrea, a calatéia-prateada, de folhas acinzentadas e nervuras verdes escuras, a Calathea carlina, maranta-folha-de-prata, também de folhas arredondadas e quase brancas e nervuras em verde escuro.
Somam-se a essa família a Calathea picturata, com folhas verdes e desenhos em creme que lembram uma pena e a Maranta leuconera, com máculas marrons.

Com estas sugestões de plantas é possível fazer uma bela coleção em casa e decorar vários ambientes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile