Rotação de Cultura na Horta

0

A rotação de cultura é um programa para aproveitamento, alternadamente, dos espaços onde se cultivam plantas diferentes.[clear]

Em outras palavras, o plantio de um tipo de vegetal periodicamente dá lugar a uma nova espécie na mesma área, e assim por diante.

A rotação de cultura visa a melhor exploração da terra.

É feito na lavoura, na horta comercial e também pode ser feita na horta caseira.

[h2 type=”2″ width=””]O Que É Rotação de Cultura?[/h2]

Para a cultura de hortaliças, a rotação é um método excelente.

Os canteiros de cultivo têm uma sequência na alternância de plantas de tipos diferentes, obedecendo a um programa delineado para que possa ser repetido após um determinado espaço de tempo.

Lembre-se de que hortaliças têm ciclos definidos, isto é, não são perenes e há um tempo entre semeadura, plantio e colheita, com estações definidas.

Após a colheita em geral a planta fenece, dando espaço para outro cultivo.

Podemos, então, ter de duas a três culturas diferentes no mesmo canteiro ao longo do ano.

[h2 type=”2″ width=””]Vantagens da Rotação de Culturas na Horta Caseira[/h2]

hortaÉ uma forma de cultivo ecologicamente correta, onde o solo é explorado em diversos níveis, com aproveitamento de nutrientes e água.

Ou seja, há muitas vantagens em alternar o plantio do tipo de hortaliça entre uma safra e outra, como por exemplo alternar um período de plantio de milho com uma alternância de plantio de uma não leguminosa como um feijão.

As diferentes espécies de plantas, pertencentes a diversas famílias botânicas, têm diferentes tamanhos de raízes, exploram o solo de forma diferenciada e acabam podendo aproveitar os nutrientes deixados pela cultura anterior.

A camada superior do solo, rica em matéria orgânica e nutrientes, quando coberta pelos diversos tipos de vegetação de cultivo não permite a lixiviação dos nutrientes, erosão e perda de água por evaporação.

As plantas de mesma família botânica têm as mesmas sensibilidades a determinadas doenças, atraem os mesmos tipos de insetos que causam danos e exploram aproximadamente os mesmos nutrientes e área de solo.

Ao diversificar você colabora para alterar este padrão.

Os solos tendem a esgotar seus nutrientes, a adição de abonos animais ou químicos são então colocados para aumentar os seus teores.

Uma forma de repor nitrogênio, por exemplo, é a adubação verde, com o plantio de leguminosas no canteiro, mesmo que seu objetivo não seja a colheita desta leguminosa, mas sim incorporar a planta que tem a capacidade de fixar o N ao solo.

O intervalo entre cultivos propicia esta prática. Veja o artigo Nitrogênio e Adubação Verde na Horta.

Num mesmo local poderemos produzir muito mais hortaliças diferentes ao longo do ano, possibilitando um consumo diversificado dos proprietários.

[h2 type=”2″ width=””]Detalhes Importantes[/h2]

Além de evitar a cultura de plantas de mesma família no canteiro em produção sequencial, é preciso programar os cultivos, evitando que a mesma família de plantas ocupe ao mesmo tempo os canteiros vizinhos.
[box type=”mais” align=”left”]
[h3 type=”2″]Artigos desta série[/h3]

[/box]

 

Isto também vale para as plantas escolhidas para fazer a adubação verde, que deverão obedecer a um calendário e locais de cultivo, evitando repetições no mesmo canteiro de forma sistemática.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile