Como Plantar o Sapoti – ou Melhor, o Sapotizeiro (Manilkara zapota)

0

Aprenda a plantar o sapotizeiro, cujo fruto, o sapoti, já foi celebrado até mesmo em samba-enredo no Carnaval. Entenda como ele se desenvolve, se propaga e a hora certa para a colheita.[clear]

Nome botânico: Manilkara zapota (L.) P.Royen
Sin. Achradelpha mammosa (L.) O.F.Cook, Achras calderonii (Gilly) Lundel, entre muitas outras.
Nome popular: sapoti ou sapota
Angiospermae – Família Sapotaceae
Origem: América Central, México

[h2 type=”2″ width=””]Descrição do Sapotizeiro[/h2]

Árvore perenifólia, pode atingir uma altura até 30,0 m. Mas na grande maioria fica entre 9 e 15,0 m. As folhas são verdes, ovais de margens inteiras, brilhantes e de inserção alterna nos ramos.

sapotiAs flores brancas são completas, isto é, tem estames e pistilos na mesma flor. Elas vêm em formato de sino, com 6 pétalas lobadas. Que podem passar desapercebidas no meio da folhagem.

O fruto tem formato oval oblongo, de casca castanho clara texturizada e polpa amarela. Cada um tem 6 sementes ovais pretas e brilhantes, com um espinho curvo que pode arranhar a garganta se ingeridos.

O sabor da polpa é adstringente tornando-se muito doce quando amadurecem.

Pode ser cultivada em regiões mais tropicais do país. Como no Nordeste e Zona da Mata (Sul do Rio Grande do Norte até o Sul da Bahia).

[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar o Sapoti[/h2]

Cultivo ao sol, em solos férteis, para altitudes até 2 500 metros acima do nível do mar. As precipitações devem ser acima de 1000 mm/ano. Gosta de temperaturas altas, tolerando muito pouco temperaturas abaixo de 10 0C.

Para plantar é conveniente esperar a época das chuvas quando não houver irrigação controlada. O espaçamento é de 8,0 m entre as plantas e entre as linhas.

As covas devem ser abertas com no mínimo de 40 cm x 40 cm x 40 cm. A fertilização de plantio e cobertura deverá ser feita segundo análise laboratorial de amostras do solo. E recomendação feita por profissional da área.

Nos primeiros anos após o plantio o solo deverá receber aplicações de superfosfato simples (P2O5, 18% de pentóxido de fósforo), ureia (44 a 46 % de nitrogênio) e FTE.

O FTE é um insumo para agricultura. Contém micronutrientes tais como cálcio, enxofre, cobre, manganês, molibdênio e boro.

A irrigação controlada é uma recomendação para uma boa produção de frutos. Cada muda necessita em torno de 60 litros/ dia de água.

A micro irrigação é uma opção vantajosa, pois tem maior eficiência de irrigação. Economiza água, energia (vazão menor exige menor potência das bombas) e perdas por evaporação.

Também é possível adubação via hídrica (fertirrigação), economizando tempo e mão-de-obra.

A incidência de doenças na ramagem também é reduzida com este tipo de irrigação, que fica concentrada no pé da muda.

[h2 type=”2″ width=””]Mudas e Propagação do Sapoti, ou Sapotizeiro[/h2]

A propagação pode ser feita por sementes, muito comuns para pomares caseiros.

No caso de pomares comerciais, para controlar a altura da muda e igualar a produção com vistas à colheita é mais usada a propagação vegetativa. Sendo que, a mais usada é a técnica de enxertia.

Mudas enxertadas começam a produzir com 4 anos após o plantio. Já as mudas de pé franco, oriundas de sementes, podem levar de 5 até 8 anos.

[h2 type=”2″ width=””]Cuidados com o Pé de Sapoti[/h2]

Os tratos culturais de limpeza de inços, controle de pragas e poda para controlar a altura da muda são as práticas necessárias.

A poda é feita a cada ano, deixando a altura em torno de 3,0 m, para facilitar a colheita dos frutos.

As pragas mais comuns do sapoti são a broca-do-caule, que faz galerias em troncos e ramos. Seu controle é feito eliminando os ramos atacados.

Serre as partes onde se nota o ataque, colocando inseticida com seringa na entrada das galerias e fechando a abertura com argila.

A mosca-das-frutas é outra praga que surge quando os frutos iniciam a crescer. Para ajudar no controle, usar iscas atrativas contendo mistura de açúcar mascavo com um inseticida recomendado pelo profissional que acompanha a produção.

[h2 type=”2″ width=””]Colheita[/h2]

A colheita é feita quando os frutos atingem o ponto conhecido como “de vez” ou “no ponto”. Os frutos então, são lavados em água corrente, retirando restos de cálices.

Em seguida, são passadas por secador e armazenadas em câmaras frias. Com temperaturas em torno de 2 0C e 90% de umidade por até 6 semanas.

[h2 type=”2″ width=””]Características Alimentares do Fruto Sapoti[/h2]

Não se conhece contraindicações ao consumo da fruta in natura ou processada.

A polpa do fruto contém proteínas, açúcares, sacarose, fibras, cálcio, manganês, potássio, fósforo e ferro entre outros elementos.

O pH da fruta é de 5,8.

O sapoti é muito apreciado para consumos também na forma de geleias, sorvetes, xaropes e refrescos. O látex do tronco pode ser utilizado para fabricação de goma de mascar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile