Início Dicas & Manutenção

Anel de Formatura: Uma Cor de Joia para Cada Carreira

0

Alianças são peças valiosas que marcam momentos igualmente preciosos na vida de uma pessoa. Um deles é a formatura, um rito de passagem que muitos gostam de marcar com um anel especial.[clear]

A tradição começou nos Estados Unidos, mais especificamente na academia militar de West Point, em 1835. O objetivo era não apenas marcar a conclusão da formação acadêmica dos alunos como também registrar na joia a instituição, turma e carreira escolhida.

A ideia agradou muitos outros estudantes de outras universidades e rapidamente o anel de formatura se tornou uma tradição internacional.

Aqui no Brasil, muitas são as famílias que presenteiam o jovem com uma aliança especial na ocasião da formatura, simbolizando o esforço e a superação desprendidos.

Ingressar em uma faculdade, concluir o curso e entrar para o mercado de trabalho é o sonho de muitas pessoas.

[h2 type=”2″ width=””]Características do Anel de Formatura[/h2]

anel formaturaEmbora cada vez existam mais variedades de modelos de anéis de formatura, a rigor ele obedece a um padrão onde, em uma de suas laterais, há o símbolo da carreira escolhida e ao centro a pedra da cor que corresponde à mesma.

A cor da pedra é, provavelmente, o principal detalhe da joia. Seu significado deve estar associado à ideia central de cada profissão.

A ametista, por exemplo, está tradicionalmente associada, no Ocidente, ao espiritualismo e ao conhecimento superior; portanto, é empregada em anéis para formandos em Teologia.

No entanto, nem todas as carreiras seguem o ritual do anel. Carreiras consideradas mais críticas, como Direito ou Medicina, zelam mais por esse costume do que os alunos de Comunicação Social ou Artes Plásticas.

O anel de formatura é usado no dedo anelar esquerdo que, segundo a cultura Oriental, rege o Sol, associado ao sucesso profissional.

[h2 type=”2″ width=””]Cores das Pedras em Anéis de Formatura[/h2]

Os anéis de formatura geralmente são feitos em ouro, prata ou outro metal precioso. Cada pedra, no entanto, representa uma carreira específica e ajuda a compor o modelo de anel ideal para cada curso.

A ametista, de cor lilás, é mais utilizada por estudantes das área de humanas, como Ciências Sociais, Geografia, Letras e História.

No entanto, outros cursos da área de humanas, como Jornalismo e Direito, utilizam a pedra rubi, de cor vermelha, nos anéis de formatura.

Já a safira, de cor azul, é comumente utilizada nas exatas, para formandos de cursos de Matemática, Engenharia, Física, Estatística e Ciência da Computação. O azul da pedra simboliza exatidão, sabedoria e a busca incessante pela verdade lógica.

Nas Ciências Biológicas, os formandos costumam trazer uma pedra de esmeralda, de cor verde. A tonalidade está diretamente relacionada à natureza e representa a a natureza e os seres vivos.

Há também uma curiosidade: na Roma Antiga, se acreditava que o verde era a cor da cura e que os objetos nesse tom poderiam suavizar as doenças. As principais carreiras que adotam essa pedra são a Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Veterinária.

A granada é a pedra utilizada comumente pelo curso de Odontologia. Já a turmalina está presente nos anéis dos formandos em Ciências Contábeis, enquanto o topázio amarelo fica reservado ao curso de Farmácia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile