Casa Mais Segura para Crianças

0

Quem tem crianças em casa sabe o quão importante – e difícil – é mantê-las longe dos vários perigos que o lar pode oferecer. Elas são naturalmente curiosas e cheias de energia. Para que você consiga cuidar da segurança e da saúde dos pequenos sem precisar mudar a decoração, confira algumas dicas simples.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Segurança de Crianças em Casa: Proteções e Travas[/h2]

Se esbarrar em móveis e acabar se machucando com portas e janelas já é algo bastante comum para os adultos – imagine para as crianças.

proteção quina mesaPara evitar que os pequenos sofram acidentes e fiquem machucados, invista em proteções para as quinas dos móveis.

Eles são feitos de plástico ou silicone no formato certo para encaixar. E já vem com adesivo próprio para serem fixados no local.

Também há alguns modelos mais criativos e estilizados. É perfeito caso você queira incrementar a decoração do ambiente de forma mais divertida.

Outro item que sempre acaba chamando a atenção das crianças e apresenta um grande perigo para elas é a tomada elétrica.

Geralmente, as tomadas se encontram ao alcance dos pequenos e possuem aquele formato que gera muita curiosidade. Isso faz com que as crianças muitas vezes tentem colocar o dedo ou introduzir objetos.

Para evitar acidentes graves, protetores de tomada são itens essenciais.

[h2 type=”2″ width=””]Redes e Grades de Proteção para Crianças[/h2]

Esses são itens fundamentais para quem tem filhos pequenos e mora em um apartamento com varanda ou com escadas.

Usar uma rede ou grade de proteção evita que acidentes trágicos ocorram. Em varandas, opte por redes que não possibilitem que a criança se esgueire por vãos.

Já as grades de proteção e portões de segurança devem estar no topo e no final de escadas. O que evita que crianças acabem caindo ao brincar ou engatinhar próxima a elas.

É importante ter atenção com os mecanismos de trava utilizados nessas grades: eles devem ser “à prova de crianças”.

Outra boa pedida para quem tem piscina é providenciar uma capa de proteção para ela também. Isso evita afogamentos fatais.

[h2 type=”2″ width=””]Fitas e Tapetes Antiderrapantes[/h2]

Outro item que acaba causando acidentes, quedas e machucados é o tapete: ele pode transformar a brincadeira num tropeço. O risco aumenta para as crianças mais agitadas.

O mais indicado é utilizar tapetes antiderrapantes, que garantem mais segurança, evitando que as crianças acabem caindo.

Outra vantagem é que, atualmente, existe uma variedade de modelos voltados para decorar ambientes infantis que podem incrementar até o visual do quarto dos seus filhos com toda a segurança.

Na falta de um modelo que lhe agrade, compre fitas antiderrapantes e aplique no verso do tapete. Elas o mantem mais aderentes ao chão.

[h2 type=”2″ width=””]Uma Decoração Segura para Casa com Crianças[/h2]

Itens de segurança não são a única forma de zelar pela segurança do seu filho: detalhes da decoração e organização do lar podem ajudar.

[h3 type=”2″]Segurança na Cozinha e na Área[/h3]

A cozinha é um ambiente que precisa de cuidados redobrados, mesmo não possuindo tantos móveis.

Isso porque, muitas vezes, é em algum balcão ou gabinete na cozinha que ficam armazenados vidros, talheres e objetos pontiagudos e de corte, muito perigosos.

Travas para puxadores de armários e gavetas podem ser de grande valia. 

O ideal, além de tudo, é simplesmente educar a criança para não circular pela cozinha, já que lá também há o fogo do fogão e panelas ferventes.

Se parecer adequado, instale um pequeno portão de grades para separar a cozinha da sala, por exemplo.

Na área de serviço, uma mudança simples pode ajudar a evitar que seus filhos corram perigo ao entrar em contato com materiais de limpeza: transfira-os para prateleiras, armários ou balcões altos, que fiquem fora do alcance dos pequenos.

[h3 type=”2″]Segurança na Sala[/h3]

Evite, por exemplo, ambientes com muitos móveis, especialmente nas áreas de maior circulação.

Crianças são agitadas, adoram brincar, correr e se movimentar. Por isso, prime por espaços que facilitem essa movimentação.

Se o bebê está começando a andar, troque a toalha de mesa por jogos americanos: na tentativa de ficar em pé ou se segurar para não cair, o pequeno pode puxá-la e os objetos podem cair sobre ele.

[h3 type=”2″]Banheiros Seguros[/h3]

Banheiros também podem se beneficiar com travas para gavetas e armários, evitando que a criança tenha acesso a cosméticos e medicamentos.

Um perigo que nem sempre parece tão óbvio é o vaso sanitário, no qual as crianças (especialmente as mais novas) podem se machucar ou até mesmo se afogar.

Aqui, outro acessório pequeno mas muito útil pode evitar que isso ocorra: uma trava para a tampa da privada.

Autoria: Texto elaborado por Guilherme Not, da Tibério Construtora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile