Como Escolher seu Porteiro Eletrônico

porteiro eletrônico

Para reforçar a segurança do imóvel na hora que alguém toca a campainha, seja ele para residência ou comércio, o porteiro eletrônico (ou interfone inteligente) é uma das soluções mais procuradas. Saiba mais a seguir.

Com o tempo, a permanente busca por segurança reforçada deu origem a modelos cada vez mais sofisticados de porteiro eletrônico. A necessidade aumenta se a casa, o apartamento ou o comércio não dispuser de porteiro.

Além das maneiras físicas externas de limitar o acesso aos imóveis, como portões altos e muros, o porteiro eletrônico é a forma “interna” para precaver e auxiliar a segurança do seu patrimônio.

Acima de tudo, ele permite que o morador certifique-se de quem está à porta sem se expor fisicamente a possíveis ameaças.

Porteiro Eletrônico ou Vídeo Porteiro?

O porteiro eletrônico pode ser completamente autônomo ou complementar um sistema de segurança já existente, como câmeras de vigilância ou cercas elétricas.

No primeiro caso, o mais recomendado será o vídeo porteiro. Nada mais certeiro do que enxergar, com os próprios olhos e em tempo real, quem está do outro lado da porta. A câmera fica acoplada no equipamento externo.

Vídeo porteiro

O vídeo porteiro atende a solicitação da campainha por meio de uma tela em LCD, ao invés de um simples monofone. Ele também pode estar conectado a uma fechadura elétrica.
Ele também faz gravações ou fotos da imagem que está sendo capturada.

O investimento é um pouco maior. Mas você tira o máximo de proveito do que esse tipo de sistema de segurança pode proporcionar.

O porteiro eletrônico regular é mais simples e mais barato. É indicado para quem está com o orçamento mais limitado ou para locais que já possuem sistema de câmera de segurança.

Novas Tecnologias em Porteiro Eletrônico e Vídeo Porteiro

Existem modelos de porteiro eletrônico que permitem o redirecionamento da chamada da campainha para um número de telefone celular. Isso permite simular a presença do morador para que pareça que o local não está vazio.

Existe, também, a portaria eletrônica virtual. Assim, não se faz necessária a presença de uma pessoa física na entrada do condomínio.

Quando um visitante chega, é acionado o aparelho de porteiro, onde é encaminhado a ligação para uma central de monitoramento remoto. A chamada é redirecionada para o morador, que decide se pode ou não abrir a porta.

Dicas para o Posicionamento do Porteiro Eletrônico

A face externa do aparelho de porteiro ou vídeo porteiro deverá ficar fora do alcance da chuva. Se não for possível, pesquise formas de protegê-lo das intempéries. Lembre-se: trata-se de um dispositivo eletrônico.

No caso de vídeo porteiros, prefira os produtos com visão noturna, mesmo que a iluminação local seja boa. Afinal, o ideal é que ele proporcione clareza total do rosto do visitante em qualquer circunstância.

Se a entrada do seu imóvel tiver portão de entrada de pedestres ou carros e, ainda, a porta de entrada propriamente dita, opte por um aparelho que acione as duas fechaduras ao mesmo tempo. Se um dia decidir por um portão elétrico, seu monitoramento já estará garantido.

Sair da versão mobile