Conheça melhor o óleo Diesel de seu veiculo!

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[space][space][space] Tipos Diesel …[space]

São definidos e especificados, atualmente, pelo Departamento Nacional de Combustíveis-DNC, quatro tipos básicos de óleo diesel: A, B, C, e D.

A seguir, fornecemos algumas informações sobre estes tipos de diesel:[clear]

[space]Tipo A – É o óleo diesel utilizado em motores de ciclo diesel ( ônibus, caminhões, carretas, veículos utilitários, etc. ) e em instalações de aquecimento de pequeno porte.
Este óleo caracteriza-se por possuir um teor de enxofre de, no máximo, 1,0%.

Tipo B – É o óleo diesel conhecido como “metropolitano”.
Tem a mesma aplicação do diesel tipo A diferindo dele por possuir, no máximo, 0,5% de enxofre .

Tipo C – Este tipo de óleo diesel caracteriza-se, principalmente, por possuir, no máximo, 0,3% de enxofre.
Outro item que diferencia este tipo de diesel dos demais é a temperatura necessária para destilação de 85% do seu volume: 360ºC contra 370ºC dos demais tipos.

Tipo D – É o óleo diesel marítimo. É produzido especialmente para a utilização em motores de embarcações marítimas.
Difere do diesel Tipo A por ter especificado o seu ponto de fulgor em, no máximo, 60ºC.[clear]

[h2 type=”1″ width=””]Como é o funcionamento do Motor a Diesel?[/h2]

[h2 type=”1″ width=””]Óleo Diesel Aditivado[/h2]

Além dos tipos básicos de óleo diesel anteriormente apresentados, encontra-se disponível em alguns postos de serviço o óleo diesel aditivado.

Trata-se, do óleo diesel dos tipos A, B ou C que, após sair da refinaria, recebe, nas distribuidoras, uma aditivação que visa conferir ao produto melhores características de desempenho.

Normalmente estes aditivos apresentam propriedades desemulsificante, anti-espumante, detergente, dispersante e de inibidor de corrosão.

Com estas características fornecidas pelos aditivos evita-se que o diesel forme emulsão com a água o que, quando ocorre, dificulta a sua separação do produto e impede a sua drenagem.

Pretende-se, também, permitir o rápido e completo enchimento dos tanques dos veículos (o que antes era prejudicado pela geração de espuma), manter limpos o sistema de combustível e a câmara de combustão, aumentando a vida útil do motor e minimizando a emissão de poluentes.

Além destes benefícios, um dos aditivos ( o inibidor de corrosão ) minimiza a corrosão dos tanques de armazenagem e dos tanques de combustível dos veículos.

[h2 type=”1″ width=””]Porque o oleo diesel precisa ser bem filtrado [/h2]

Para se entender por que o óleo diesel precisa ser eficientemente filtrado no momento do consumo, é preciso verificar e avaliar como funciona o sistema de injeção de um motor diesel. É incrível que motores tão potentes e grandes, utilizados em serviços pesados, tenham peças de tal precisão que, em alguns casos, superam os níveis de tolerância da indústria relojoeira.

A bomba injetora e o bico injetor são responsáveis pela alimentação de um motor diesel.
Funcionam como se fossem o “carburador” ou injeção eletrônica de um motor à gasolina.

No motor diesel o combustível é injetado pela bomba injetora em quantidades dosadas com exatidão.
O combustível penetra na câmara de combustão através do bico injetor.

No curso de aspiração, o motor apenas aspira ar. Esse ar se aquece tanto durante o curso de compressão, que o combustível ( diesel ) injetado por volta do fim do curso sofre uma auto-combustão.
É preciso, porém, que o combustível seja injetado na câmara de combustão sob condições bem determinadas:

1. Numa quantidade perfeitamente dosada de acordo com a potência desenvolvida pelo motor;

2. No momento exato;

3. Durante um intervalo de tempo bem determinado;

4. De uma maneira adequada ao processo de combustão em questão.
Um equipamento de injeção se compõe de várias peças, com funções e desempenho extremamente precisos, constando basicamente de: bomba injetora, regulador, bomba alimentadora, avanço de injeção, filtro de combustível, porta injetores e bicos injetores.
A bomba injetora possui tantos pistões quantos cilindros tiver o motor.
A injeção no cilindro do motor é feita por um bico injetor ligado à bomba por um tubo metálico, sendo um bico injetor para cada cilindro.

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