Como Conservar – ou Congelar – Temperos

0

A situação se repete quase que semanalmente: aquele maço de temperos que você comprou há alguns dias está ficando escuro. Como conservá-lo por mais tempo?[clear]

Isso é especialmente verdadeiro quando você não cozinha com muita frequência, ou a família é pequena. E dá sempre muita pena que o tempero esteja em vias de estragar.

Por isso a preservação dessas ervas é sempre uma boa ideia – seja para curto ou médio prazos. Além disso, sofrem mínima perda nutricional e de propriedades como cheiro e cor.

Para manter os temperos por mais tempo na geladeira, já que serão completamente utilizados nos próximos dias, o ideal é a simples conservação. Se demorarem mais tempo para irem para a panela, considere o congelamento – ou mesmo a desidratação.

A regra geral é a de sempre lavá-los e secá-los bastante bem antes de preservá-los.

[h2 type=”2″ width=””]Conservando Ervas e Temperos na Geladeira[/h2]

erva picada plásticoSe você pretende consumir todo o tempero em alguns dias – e os quer frescos -, o lugar de preservá-los é na geladeira.

Alecrim, manjericão, orégano, salsa, cebolinha, tomilho… todos podem se beneficiar.

Depois de lavar bem os ramos e secá-los com cuidado, enrole-os firmemente em três camadas de papel toalha. Em seguida, embrulhe o pacotinho em plástico-filme.

Você também pode guardar o maço de temperos e papel toalha dentro de um pote plástico bem tampado.

[h2 type=”2″ width=””]Congelando ou Desidratando Ervas e Temperos[/h2]

Caso você queira preservar seus temperos por mais tempo, pode contar com duas técnicas: a de desidratação e a de congelamento.

Para desidratar, as coordenadas gerais são de amarrar os maços de tempero pela extremidade com uma cordinha e pendurá-los num local seco e ventilado da casa.

Conheça nosso artigos sobre como desidratar louro e manjericão.

Ou separe as folhas dos galhos e coloque-as sobre um tabuleiro forrado com papel toalha.

Em ambos os casos, aguarde no mínimo 15 dias. No caso dos maços pendurados, solte as folhas secas dos talos e guarde em potes dentro da despensa.

Mas se você quer usar suas ervas em versão fresca, poderá congelá-las. Confira a seguir as diferentes formas de fazer isso com os principais temperos.

[h3 type=”2″]Congelando Salsinha[/h3]

Desprenda as folhas do talo e guarde as porções que costuma usar em saquinhos plásticos sem ar. Coloque esses saquinhos dentro de um maior, todos juntos, e feche-o.

Duram de três a quatro meses. Anote a data do congelamento. Quando for usar, antes de abrir o saquinho, passe um rolo sobre ele e amasse-o com as mãos: a salsinha sai toda picada, sem dar trabalho.

Congele os talos para fazer um caldo: basta guardá-los em saquinhos.

[h3 type=”2″]Congelando Cebolinha, Manjerona, Sálvia, Tomilho, Manjericão, Hortelã, Louro, Orégano, Alecrim e Coentro Frescos[/h3]

O processo básico de todos esses temperos é o mesmo: picar as folhas, separar em saquinhos com porções pequenas e congelar.

Algumas particularidades merecem ser assinaladas. No caso do manjericão, vale a pena congelar folhas inteiras, para o caso de querer fazer um molho al pesto ou numa pizza margueritta.

Todas essas ervas não precisam ser descongeladas: podem ir direto do freezer para a panela.

[h3 type=”2″]Congelando Cebola e Alho[/h3]

Corte a cebola em cubos, pétalas ou anéis. Espalhe esses pedaços numa assadeira, cubra com plástico-filme e coloque no freezer. No dia seguinte, embale as porções em saquinhos plásticos e guarde novamente no congelador.

No caso do alho, o processo é o mesmo. No entanto, ele deve ser amassado ao invés de picado. O alho picado ou amassado pode ser congelado em forminhas de gelo junto com sal.

Cebola e alho também não precisam ser descongelados antes do uso.

[h2 type=”2″ width=””]Congelando Temperos com Azeite ou Manteiga[/h2]

Se você sabe de antemão que vai refogar um tempero com azeite ou manteiga, poderá congelá-los juntos. As ervas devem estar bem firmes e higienizadas.

Pegue forminhas de gelo e encha com o tempero picado até a metade. Complete com azeite ou manteiga bem mole e cubra a forma com plástico-filme.

Se quiser liberar as formas, poderá retirar os cubos de tempero congelados e guardar dentro de um pote plástico, e devolver para o freezer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile