Quanto Tempo Duram Frutas, Legumes e Verduras na Geladeira

0

A conservação de frutas, legumes e verduras na geladeira é um pouco mais complexa do que a das carnes e outras proteínas. Além de alguns itens vegetais serem mais sensíveis ao frio, há o fator da compatibilidade entre eles, o que pode encurtar a vida útil de alguns. Entenda melhor por que isso acontece e prolongue a permanência de frutas e hortaliças na geladeira.[clear]

Já aprendemos por quanto tempo carnes, ovos e outras proteínas podem ficar na geladeira. Agora é a vez dos vegetais! Eles possuem um tempo médio de duração, mas isso pode ser otimizado com alguns conhecimentos extras.

[h2 type=”2″ width=””]Tempo Médio de Duração de Frutas, Legumes e Verduras na Geladeira[/h2]

A maçã é a campeã de duração na geladeira: até quatro semanas. Se quiser que amadureça com mais rapidez, deixe-a do lado de fora por alguns dias.

Em seguida vem a framboesa, o morango, a goiaba, a manga e o figo, com duas semanas de duração. Frutas cítricas, como tangerina, acerola, laranja, limão e abacaxi, uma semana.
O melão, o mamão, a uva, o abacate, a ameixa fresca e o pêssego duram cinco dias.

vegetais geladeiraNa horta, o nabo, o rabanete, a cenoura e a beterraba permanecem até duas semanas na geladeira. Abóbora, couve-flor, salsão, tomate e berinjela ficam bem até a metade desse tempo.

Durante cinco dias a couve, o aspargo, a abobrinha, a cebolinha verde, o brócolis, o feijão e a ervilha frescos, a vagem e o quiabo ficam até cinco dias na geladeira. O mesmo período vale para todas as folhas, tais como alface, a rúcula, o espinafre e outras.

Prateleiras superiores, menos frias, devem acolher as folhas verdes.

[h2 type=”2″ width=””]Frutas e Hortaliças na Geladeira: o Etileno e a Compatibilidade dos Alimentos[/h2]

Para que suas frutas, legumes e verduras permaneçam o máximo de tempo na geladeira, é fundamental conhecer a compatibilidade entre eles. Isso porque alguns vegetais liberam o gás etileno, que provocam o amadurecimento precoce dos que são sensíveis a ele.

É claro que você pode usar isso a seu favor – quando quiser acelerar o amadurecimento de um determinado vegetal. Bastará guardar os dois juntos dentro de um saco plástico fechado ou num pote com tampa vedada.

No mais, se esse não é o seu desejo, é importante manter itens incompatíveis guardados separadamente na geladeira.

[h3 type=”2″]Alimentos que Liberam Etileno Provocando o Amadurecimento Precoce[/h3]

Entre os alimentos que liberam etileno, a maçã, o damasco, o figo e o melão devem ser guardados na geladeira.

Já o abacate, a banana, a nectarina, a pera, a ameixa, o pêssego e o tomate podem, opcionalmente, ficar do lado de fora, em temperatura ambiente. Isso evitará que provoquem o amadurecimento precoce de alimentos sensíveis ao etileno.

[h3 type=”2″]Alimentos Sensíveis ao Etileno[/h3]

Outros alimentos devem ficar longe dos liberadores de etileno – a menos que você queira acelerar o amadurecimento deles.

São o brócolis, o repolho, a cenoura, a couve de bruxelas, o pepino, a couve-flor, a salsinha, a ervilha, a berinjela, folhas verdes, pimentas, batatas, melancia e a abóbora.

[h2 type=”2″ width=””]Frutas e Vegetais que Não Devem ser Guardados na Geladeira[/h2]

Tomates liberam etileno e podem ficar fora da geladeira

Ao contrário das carnes e derivados de animais, nem todas as frutas, verduras e legumes precisam ser guardados na geladeira.

Para alguns, inclusive, isso é contra-indicado, pois são mais sensíveis ao frio.

A consequência disso é que perdem umidade e sabor.

Enquanto estiverem com casca, a banana, o abacaxi e o abacate devem permanecer fora da geladeira. O pepino, o tomate e a berinjela também ficam melhor em temperatura ambiente.

Por outro lado, existem alguns vegetais que podem ser congelados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile