Traças: hábitos, prevenção e controle!

0

[space][space][space]Prevenção e controle!

 

A prevenção e o controle de traças, de um modo geral, dependem do monitoramento constante, ficando-se atento ao início da infestação, sempre mais fácil de ser controlada.

Para as traças dos livros e das roupas, devemos evitar o acúmulo de papéis velhos, manter livros e revistas em locais adequados e limpos, evitar pontos de umidade (principalmente em gabinetes escuros de pias), evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados, manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó, inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis, manter estantes, armários e gabinetes arejados e limpos.

Roupas atacadas poderão ser colocadas em sacos plásticos e dispostas em freezer por alguns dias, matando os ovos e traças (ou insetos) infestantes.

Alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças deverão ser descartados.

Em infestações muito severas, o uso de determinados produtos inseticidas domissanitários, aplicados por uma empresa profissional controladora de pragas, certamente será a opção mais viável de controle.

Medidas preventivas para controle de traças e falsas traças

1 – Remover frequentemente a poeira dos móveis, estantes, quadros, cortinas e tapetes.

2 – Evitar o acúmulo de papéis e roupas velhas, guardando-os em locais protegidos e submetidos à limpeza constante.

3 – Vistoriar frequentemente, gavetas e móveis onde estejam guardados tecidos, roupas de cama e roupas de lã.

4 – Guardar cereais e massas alimentícias em recipientes fechados.

Traças e carunchos: risco de perdas na pós-colheita

Pequenos? Sim. Danosos? Com certeza. São muitas as espécies de pragas encontradas em silos e armazéns graneleiros.
Dentre elas, podem-se destacar alguns tipos de insetos responsáveis por perdas que, segundo a Embrapa, podem alcançar até 10% do rendimento total dos grãos armazenados.

Adaptáveis, estes insetos assumem características de acordo com o ambiente e podem causar danos diretos – por meio da perfuração e consumo dos grãos – e indiretos, facilitando a entrada de fungos e contaminação dos produtos.

Entre os principais insetos de grãos e subprodutos armazenados, destacam-se os gorgulhos, também conhecidos como carunchos, e as traças.
Os primeiros, muito resistentes, movimentam-se pelos ínfimos espaços entre os grãos; já as traças, mais frágeis, permanecem nas áreas mais superficiais dos grãos.

Para o tratamento dos grãos, é fundamental também a utilização produtos devidamente registrados, manuseados por profissionais capacitados, além de mecanismos de avaliação periódica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile