O pneu é o único objeto de contato entre o seu veículo e a estrada.
Utilizar o pneu correto e mantê-lo calibrado e em bom estado são ações importantíssimas para a sua segurança e para o melhor desempenho do carro.
Os pneus tem vida útil e precisam ser trocados periodicamente.
Isso depende muito do quanto você roda, se o pneu que está no carro é original e se você obedeceu às instruções no manual do proprietário do veículo.
Entendendo o Código do Pneu
Na lateral externa de cada pneu existe um código que descreve suas características, como uma espécie de RG. Tais códigos podem começar com:
- LT (“Light Truck”), ideais para caminhonetes, vans e furgões;
- P (“Passeio”), que são os pneus comuns de carro de passeio;
- ST (“Special Trailer”), usados em reboques, carretinhas e trailers diversos;
- T (“Temporários”), que são pneus mais finos usados em estepes.
Usando como exemplo um pneu com código “P175/70 R14 86V” já sabemos que é para um veículo de passeio, pois começou com a letra P.
Já o código 175/70 é o tamanho do pneu: o número 175 significa a largura de rodagem, medida em milímetros; já o 70 é a altura do pneu, indicando que tem 70% da largura de rodagem – nesse caso 122,5mm.
O número 14 indicado no código do pneu indica o raio da roda: dependendo do seu veículo, mesmo sendo de passeio, o raio da roda pode ser modificado. Se desejar alterá-lo por qualquer motivo, terá que trocar as rodas também.
Por fim, o número 86 significa o índice da carga do pneu, ou seja, ele diz o quanto de peso o pneu aguenta.Aqui, um pneu 86 suporta 530 kgs; como são usados quatro deles num automóvel, ele suporta 2.120 kgs – um peso de carro popular.
Existem sites de venda de pneus online que fornecem os tamanhos ideais de aros de pneus conforme a marca do seu carro.
Como Cuidar dos Pneus do seu Carro
Para que os seus pneus durem mais, é importante mantê-los calibrados no nível correto informado no manual do proprietário, assim como fazer o alinhamento e balanceamento periodicamente.
A calibragem deve acontecer a cada 15 dias. Tente memorizar o nível de calibragem para facilitar esse processo.
O modo de dirigir também conta: evite aceleradas e freadas bruscas. Vá com calma.
Dicas para a Hora de Trocar os Pneus Desgastados
Uma dica para reduzir o impacto no orçamento é trocá-los aos poucos: compre apenas dois e posteriormente substitua os outros dois.
Lembre-se de que o eixo traseiro tem a preferência dos pneus novos. Aproveite e coloque bicos e válvulas novos também.
Inovação: Pneus Verdes
Recentemente a marca de pneus Pirelli lançou no mercado os chamados “pneus verdes”.
Eles contam com a tecnologia Novateck, desenvolvida especialmente para sua própria reconstrução. Ou seja, ao adquirir o produto, o consumidor, através de reformadores credenciados pela empresa, pode reformar o seu pneu quando desgastes ocorrerem.
A marca oferece a mesma qualidade do produto original e garantia de fábrica até a terceira reforma do seu pneu. É um diferencial que a empresa buscar perante os seus clientes e uma forma sustentável de contribuir com o meio ambiente.
Por enquanto pneus verdes são usados apenas em caminhões e ônibus.