Pneus: Quando Devo Trocar os do meu Carro?

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O desgaste máximo permitido pelo Departamento de Estradas e Rodagem para pneus de carros e caminhonetes é de 1.6 mm.Já para os pneus de moto é de 0.8 mm, portanto os pneus devem ser substituídos antes de atingirem estes valores. Pelo não cumprimento desta recomendação, o veículo está sujeito à multas. Confira quando você deverá trocar os pneus do seu veículo.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Qual é o Pneu (Dimensão) e o Modelo que Devo Usar?[/h2]

A substituição de pneus num veículo deve ser feita por outros iguais aos de homologação ou seus equivalentes. Pneus equivalentes são aqueles que reúnem ao mesmo tempo as seguintes condições:

  • Índice de carga igual ou superior;[space]
  • Índice de performance igual ou superior;[space]
  • Diâmetro exterior aproximado, segundo as tolerâncias definidas nos regulamentos de Homologação de Pneumáticos, anexos ao acordo de Genebra.[space]

Existe uma tabela de correspondências para verificar qual a dimensão mais adequada, porém são dados teóricos (consideram apenas diâmetro e C.D.R.).

Convém se assegurar de que a transformação visada não causa nenhum problema (contato, mecânica, etc.). O manual do veículo deve sempre ser consultado.

[h2 type=”2″ width=””]Quando Compramos Dois Pneus, Devo Montá-los Atrás ou na Frente?[/h2]

carro pneuRecomenda-se que a montagem seja feita no eixo traseiro. Veja as vantagens:

  • Garantia de melhor equilíbrio do carro em freadas bruscas;[space]
  • Garantia de melhor resposta em curvas fechadas;[space]
  • Garantia de máxima segurança no eixo em que o condutor do veículo não tem controle direcional;[space]
  • A maioria dos veículos brasileiros têm tração no eixo dianteiro.[space]

Vale lembrar que os pneus que não foram trocados devem estar em condições de uso.

[h2 type=”2″ width=””]O Que Fazer Quando Estão com Bolha?[/h2]

A “bolha” é o rompimento da lona que forma a carcaça do pneu, por um choque ou beliscão.

Nesse ponto, o ar é empurrado pela pressão interna.

Procure uma revenda , o mais rápido possível, para uma avaliação do dano.

[h2 type=”2″ width=””]Posso Montar Pneus de Escultura Diferentes no Mesmo Veículo?[/h2]

Pneus de esculturas diferentes não devem ser montados no mesmo eixo para evitar problemas na geometria e de comportamento do veículo.

[h2 type=”2″ width=””]Como Saber Sobre a Capacidade de Lonas Existente em um Pneu Radial (X)?[/h2]

Esta informação está ligada à quantidade de carga que o pneu suporta. Atualmente, os pneus possuem o índice de carga.

Quando se tratar de um pneu de carro, devemos esclarecer que a carcaça radial(maioria) é composta de 01 a 02 lonas em fibras de poliéster; e o poliéster é mais resistente que a matéria prima utilizada antigamente (algodão).

No topo (banda de rodagem), podemos encontrar de duas a quatro lonas, que garantirão a resistência.

Estas informações podem ser observadas no flanco do pneu. Ex.: “Tread Plies: 1 Polyester + 2 Steel + 1 Polyamide.”

Além disso, devemos utilizar como consulta a tabela Ply-Rating(PR), observando as respectivas dimensões e índices de carga.

[h2 type=”2″ width=””]Qual a Importância do Balanceamento?[/h2]

Balanceamento é o processo de equilibragem estática e dinâmica do conjunto pneu/roda. É importante para qualquer pneu, da moto ao caminhão.

Ele assegura um maior conforto, aumenta o rendimento quilométrico e evita a fadiga dos elementos mecânicos do veículo.

Deve ser efetuado:

  • Sempre que houver substituição de pneus;[space]
  • Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras;[space]
  • Por ocasião de vibrações ou ressonâncias;[space]
  • Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante.[space]

Por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc.

[h2 type=”2″ width=””]O Que É o Alinhamento de Rodas?[/h2]

Chamamos de alinhamento a regulagem dos ângulos da direção do veículo conforme as especificações do fabricante.

Basicamente são quatro os ângulos a serem verificados: convergência/divergência, camber e caster.

O alinhamento deve ser efetuado:

  • Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo, ou pelo menos a cada 7.000 km;[space]
  • Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;[space]
  • Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;[space]
  • Toda vez que se notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória;[space]
  • Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus;[space]
  • Na colocação de pneus novos.[space]

[h2 type=”2″ width=””]Recauchutagem: Vale para Carros de Passeio?[/h2]

Não recomendamos recauchutagem para pneus de veículos leves, como carros de passeio, caminhonetes esportivas e vans.

[h2 type=”2″ width=””]Dicas para a Conservação de Pneus[/h2]

  • Nunca estacione sobre manchas de óleo ou solvente, pois elas causarão dano aos pneus;[space]
  • Balancear os pneus regularmente, ou sempre que forem sentidas vibrações;[space]
  • Nunca esvazie ou reduza a pressão dos pneus enquanto eles estiverem quentes devido à utilização, pois a pressão normalmente sobe acima dos níveis recomendados devido ao aquecimento;[space]
  • Sempre que for trocar os pneus, respeite a equivalência de medidas mantendo a mesma medida nas quatro rodas;[space]
  • Estilo de direção e velocidade afetam diretamente a vida útil dos pneus.[space]

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