Pintura queimada/Calcinação: A pintura fica fosca, sem brilho e com aparência ressecada
Causas: maus tratos com a pintura;
irradiação de raios UV;
lavagem do veículo com shampoo ou sabão muito forte;
exposição do veículo durante muito tempo à intempérie;
Influência do clima (Dióxido de enxofre / Óxido de Nitrogênio) em combinação com a umidade
já um fator pode ser considerado como uma agressão interna, que é o uso de thinner não recomendado.
Solução: Polir ,ou nos casos mais críticos, preparar e pintar novamente.
Diferença de Tonalidade: Ao comparar a pintura original com a repintura que está sendo feita, pode ocorrer uma diferença de tonalidade.
Causas: maus tratos com a pintura;
irradiação de raios UV;
lavagem do veículo com shampoo ou sabão muito forte;
exposição do veículo durante muito tempo à intempérie;
NA REPINTURA:
falta de ajuste de pressão de ar;
vazão da tinta muito aberta ou muito fechada;
distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada;
uso de catalisador e/ou thinner inadequado;
uso da tinta muito fina ou muito grossa;
número inadequado de demãos aplicadas:
mais demãos (+ escura), menos demãos (+ clara).
Solução : Caso a cor ainda precise de ajustes, o acerto de tonalidade pode ser feito com o acréscimo de pigmentos da tinta.
Enrugamento : A superfície apresenta ondulações e rugas na pintura.
Causas : incompatibilidade de sistemas;
aplicação da tinta sobre primer inadequado;
excesso de camadas de primer ou massa;
secagem insuficiente das camadas anteriores;
viscosidade da tinta muito alta;
repintura sobre esmalte sintético com secagem insuficiente.
Solução : Decapar (raspar) as partes afetadas. Preparar a superfície e repintar corretamente.
Empoeiramento (OVER-SPRAY): São pequenas partículas de pintura seca que ficam sobre a superfície, provocando a perda de brilho e má aparência da pintura.
Causas : tipo de pistola inadequada;
falta de ajuste de pressão de ar;
vazão da tinta muito fechada;
má condução da pistola durante a aplicação distância muito grande entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada;
uso de catalisador e/ou thinner inadequado para a temperatura (alta);
tinta aplicada ou muito empoeirada;
tempo de intervalo entre demãos muito longos.
Solução : Aguardar a secagem completa, lixar e polir a superfície ou lixar e repintar somente com tinta de acabamento, sem necessidade de aplicar novamente o Primer.
Bolhas : Algumas partes da pintura se enchem formando bolhas.
Causas: exposição do veículo pintado ao calor (estufa ou painel) logo após a aplicação;
tempo excessivo de exposição ao calor (estufa ou painel);
distância incorreta entre a superfície e painéis de secagem;
espessura de camada muito grossa;
em sistemas úmido/úmido, tempo de secagem insuficiente entre os produtos;
suor ou oleosidades das mãos;
existência de umidade na superfície a ser pintada;
presença de água na mangueira ou no compressor.
Solução : Decapar (raspar) as partes afetadas. Preparar a superfície e repintar corretamente.
Branqueamento : A pintura fica esbranquiçada e sem brilho, devido à umidade absorvida e condensada na superfície pintada
Causas: pintura de lacas em dias muito frios e muito úmidos;
uso de Thinner de evaporação muito rápida;
falta de isolamento térmico na área de pintura;
falta de aquecimento na cabine de pintura.
Solução : Adicionar em torno de 5% de retardador na tinta já diluida, aguardar a secagem completa e polir.
Nos casos mais críticos lixar a superfície e repintar somente com tinta de acabamento, sem necessidade de aplicar novamente o Primer.
Casca de laranja: A pintura fica com aparência granulada. Semelhante a casca da laranja
Causas: temperatura ambiente muito quente;
alta viscosidade da tinta (tinta muito grossa);
tipo de pistola inadequada ;
falta de ajuste de pressão de ar;
vazão da tinta muito aberta;
velocidade de aplicação muito lenta;
pequena distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada;
uso de catalisador e/ou thinner inadequado para a temperatura (alta) aplicação da tinta sobre superfície lixada inadequadamente.
Solução : Em casos simples, depois da tinta seca, lixar e polir. E em casos graves, lixar até obter a superfície lisa e repintar.