Filhote de gato, como cuidar deste animalzinho frágil!

0

Filhote de gato ...  limpeza é fundamentalHigiene do gatinho…

Conforme amadurecem, os gatinhos aprendem a se lamber para se manterem limpos.

A língua do gato contém uma espécie de cerdas especiais que retiram sujidades e parasitas, por isso o hábito de se lamber é muito importante e saudável para o gato.

Nesse processo de higiene, porém, eles tendem a ingerir muito pêlo, o que pode provocar vômitos e constipações. Portanto acostume seu gato a ser escovado regularmente para retirada de pelos mortos. [clear]

Os gatos possuem garras afiadas, que eles retraem quando não as estão utilizando. Eles usam as garras para se pendurarem, subirem em árvores e caçarem pequenas presas.

[box type=”” align=”right”][h3 type=”1″]Dica[/h3] Você também pode levar o gatinho a um veterinário para que apare suas garras.    [/box]
Os gatos adoram afiar suas garras, por isso providencie um local adequado para que ele possa fazer isso, pode ser um arranhador para gatos ou um pedaço de carpete – ou  ele provavelmente irá escolher o sofá da sala!

Caso seja necessário, o gatinho pode ser banhado, desde que com água morna e sabonete ou shampoo neutro próprio para gatos.
É importante observar o rótulo do produto se ele pode ser utilizado em gatos, pois nem todo shampoo para cães serve também para gatos. [clear]

[h2 type=”2″ width=””]O “banheiro” do gatinho[/h2]

Os gatos aprendem com a mãe onde devem fazer suas necessidades.
Mostre ao gatinho onde fica a caixa de areia e a mantenha sempre limpa, pois se a caixa estiver suja os gatos tendem a não usá-la.

Em geral os gatinhos entendem rapidamente onde fica a caixinha e raramente erram o local das necessidades.

[h2 type=”2″ width=””]Filhote de gato e crianças[/h2]


[space][space][space][space]Gatos podem ser ótimos animais para crianças, são fofinhos e brincalhões, sem serem tão dependentes quanto os cães.

É muito importante, porém, que a criança seja supervisionada enquanto brinca com o gatinho e devidamente orientada sobre como deve trata-lo.

Os filhotes de gato são ainda bastante frágeis e uma brincadeira brusca pode machuca-lo seriamente.[space]

[h2 type=”2″ width=””]Pulgas e Carrapatos Felinos[/h2]

[box type=”warning” align=”left”]
Nunca banhe o gato com produtos parasiticidas nem utilize coleiras antiparasitárias de cães nos gatos.
[/box]O hábito de se lamber faz com que os gatos sejam menos propensos a infestações por parasitas, mas é importante observar sempre a pelagem do gatinho em busca de pulgas ou carrapatos.

Se for constatada alguma infestação, utilize apenas produtos próprios para gatos do tipo “spot on”, um líquido que é colocado na nuca do animal.

[h2 type=”2″]Gatos aprendem o nome?[/h2]

Sim! Gatos aprendem perfeitamente seu nome e até atendem quando chamados.

Para isso associe chamar o nome do gatinho quando for servir cada refeição do dia e quando for começar uma brincadeira, em pouco tempo ele terá associado seu nome a coisas positivas e atenderá quando for chamado.

[h2 type=”2″]Cuidados veterinários[/h2]

Leve sempre seu gatinho ao veterinário para que seja desverminado e vacinado adequadamente.

Acostume seu filhote de gato a ser manuseado, a deixar ser pego no colo, encostar nas patinhas e abrir a boca.

Dessa forma o animal aprenderá a confiar nas pessoas e a visita ao veterinário transcorrerá de forma muito mais tranquila!

Divirta-se com seu novo companheiro!

1
2
Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile