Aço e Outros Materiais na Reforma Residencial

0

É cada vez mais comum que as estruturas metálicas sejam utilizadas no lugar de construções de alvenaria.

Entre os benefícios está o menor tempo para executar o projeto, redução dos custos, praticidade no manejo e flexibilidade arquitetônica.[clear]

No entanto, não é apenas na casa nova que as chapas de aço podem ser utilizadas, sendo também soluções para reformas e ampliação de residências.

Inicialmente é indicado que, qualquer obra expressiva na casa, como ampliação de cômodos, mudanças estruturais ou mesmo reforço do edifício, tenha o acompanhamento de um engenheiro civil que terá condições de executar as etapas da obra com mais segurança tanto para os moradores como para os trabalhadores.

Quando se fala em construção é comum que se pense em cimento e tijolos, principalmente devido a cultura brasileira que ainda utiliza esse material em grande escala. No entanto, é mais comum que profissionais da área, como arquitetos e engenheiros, sugiram o uso das estruturas metálicas em obras de pequeno, médio e grande porte.

[h2 type=”2″ width=””]Por Que Usar Estrutura Metálica na Reforma Residencial?[/h2]

projeto construçãoAntes de decidir como será a reforma é importante pesquisar e consultar um especialista para conhecer os benefícios de cada material.

Essa decisão irá influenciar os gastos com a obra, tempo, a segurança e bem-estar dos moradores durante e após a reforma e também o resultado final obtido.

Veja alguns dos benefícios no caso dos materiais em aço:

  • Melhor aproveitamento do ambiente, uma vez que ocupa menos espaço que o concreto para soluções com a mesma resistência;[space]
  • Estruturas metálicas geram menos resíduos no canteiro de obras, evitando alguns desconfortos comuns das reformas, como excesso de pó e sujeira;[space]
  • Diminui o tempo necessário para realização da reforma ou ampliação, o que também atenua as interferências no cotidiano da residência;[space]
  • Aumenta a segurança das pessoas devido à redução dos materiais expostos no canteiro de obras;[space]
  • Oferece mais flexibilidade à obra, permitindo mais possibilidades de mudança em projeto, como espaços mais arejados e abertos – varandas, sacadas e outros.[space]

Mesmo com todos esses benefícios, o auxílio profissional irá permitir mais adequação e personalização ao seu ambiente de forma que ele atenda às suas necessidades.

[h2 type=”2″ width=””]Combinação Entre Estrutura Metálica e Outros Materiais[/h2]

As estruturas metálicas podem ser usadas para a fundação da obra, mas também nos ambientes internos.

Dependendo do projeto, isso pode exigir a combinação com outros materiais para alcançar o conforto, design e arejamento desejados.

O aço é compatível com quase todos os materiais, obtendo resultados exclusivos e modernos.

Conheça alguns dos materiais que podem ser usados junto com o aço:

[h3 type=”2″]Aço e Drywall[/h3]

O drywall é uma parede de gesso cartonado que agiliza o processo de construção.

É muito indicado para usos internos. Por exemplo, enquanto as chapas de aço dão sustentação, o drywall forma as divisas internas.

O tempo é um grande diferencial desse material: uma parede de 12 metros quadrados por exemplo demora, em média, 4 horas para ficar pronta.

[h3 type=”2″]Aço e Madeira[/h3]

A madeira reciclada tem sido muito aplicada na construção civil, por proporcionar um visual estético agradável e trazer vantagens ao ambiente, como deixá-lo mais arejado.

Esse material pode ser usado para piso, escadas, divisórias, portas e também em detalhes menores da obra.

[h3 type=”2″]Aço e Vidro[/h3]

Proporcionando benefícios únicos quanto a iluminação, o vidro é muito usado em conjunto com as estruturas metálicas devido o resultado moderno e sofisticado da união dos dois materiais.

Ele ainda permite uma interação muito interessante entre os ambientes internos e externos da casa.

[h2 type=”2″ width=””]Chapas de Aço na Reforma: Fatores para Avaliar[/h2]

A escolha dos materiais utilizados vai depender de vários fatores, como o orçamento disponível, tempo para realização a obra e expectativas quanto ao projeto final.

As preferências e gostos pessoais também devem ser levados em consideração para que o resultado esteja alinhado com o desejado.

Após essas dicas esperamos que você possa escolher com mais clareza os materiais a serem usados na sua reforma!

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Tetra Ferro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile