Motor não liga ou não consegue partir
– Ligação errada dos fios
– Eixo empenado ou preso
– Platinado aberto
– Energia elétrica deficiente (queda de tensão ou ligação inadequada)
– Rotor arrastando na carcaça (caracol)
– Mancais ou rolamentos defeituosos ou sem lubrificação
– Motor em curto ou queimado
– Quando a motobomba estiver instalada de forma afogada ou seja, a água que a abastece chega por gravidade, e faltar água neste reservatório, se o acionamento do motor for por fluxostato, será necessário retirar todo o ar da tubulação de sucção. Caso este procedimento não for realizado, o ar impedirá a passagem da água pelo sensor de fluxo e, consequentemente, não acionará o motor.
Motobombas acionadas manualmente ou por contactoras também deverão ser submetidas ao procedimento acima. Neste caso, o motor chega a ligar mas não recalca água.
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Bomba esta super aquecida
– A canalização de sucção e a bomba estão vazias ou com pouca água (perda da escorva)
– Eixos desalinhados (bombas mancalizadas)
– Rotor arrastando na carcaça
– Mancais ou rolamentos defeituosos
– Motor ou mancal com sentido de rotação invertido
– Altura de recalque maior do que aquela para a qual a bomba foi dimensionada
– Canalização de recalque entupida
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[h3 type=”2″]Atenção[/h3]
Seguir as instruções recomendadas pelos fabricantes dos equipamentos quanta a sua instalação, operação e manutenção é essencial para um bom desempenho e garantia técnica .
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Serviços eletricos, são muito perigosos e só devem ser realizados por profissionais.
Lembre-se, água e eletricidade não combinam !
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Alto nível de ruído
– Eixo torto
– Rolamentos gastos
– Desbalanceamento
– Cavitação (formação de bolhas de ar na sucção)
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Mancal com corpo super aquecido
Rolamentos com falta ou excesso de lubrificação;
– Lubrificante inadequado ou com excesso de uso;
– Eixo torto ou desalinhado;
– Rolamentos montados com excesso de pressão (interferência);
– Rotação de uso acima da especificada em projeto.
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Motor super aquecido, com alta amperagem
– Bomba trabalhando com excesso de vazão
– Bomba trabalhando fora da faixa de operação
– Bitolas dos fios de instalação do motor com diâmetro inferior ao indicado pela NBR 5410
– Energia elétrica deficiente (queda de tensão ou ligação inadequada)
– Falta de lubrificação ou defeito dos rolamentos e mancais
– Rotor preso ou raspando na carcaça
– Ventilação do motor bloqueada ou insuficiente
– Gaxeta muito apertada
– Eixos desalinhados ou empenados
– Viscosidade ou peso específico do líquido diferente do indicado.