Dicionário da Construção – A

0

AMIANTO – Tem origem num mineral chamado asbesto e é composto por filamentos delicados, flexíveis e incombustíveis. É usado na construção de refratários (como churrasqueiras) e na composição do fibrocimento (como, caixa-d’água), seu pó é extremamente tóxico e nocivo.

ANAERÓBICA – Tipo de processo utilizando como principal eliminador de matéria orgânica as bactérias naturais mediante injeção de ar e mistura mecânica.

ANDAIME – Equipamento em forma de plataforma usada para alcançar pavimentos superiores das construções e executar serviços em diversos níveis acima do piso.

ANDAR – Pavimento acima do rés do chão.

ANGELIM-VERMELHO – Madeira de construção de cor castanho-rosa. Encontrada na Região Norte do Brasil.

ANGICO – Madeira muito dura, castanho clara e avermelhada, típica dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Usada em dormentes das antigas estradas de ferro, atualmente é uma madeira em extinção.

ANODIZAÇÃO – Tratamento químico no alumínio que lhe confere aparência fosca e cores variadas.

ANTEPROJETO – Primeiras linhas traçadas pelo arquiteto em busca de uma idéia ou concepção para desenvolver um projeto.

ANTE-SALA – Aposento que antecede uma sala.

APARELHO – Acabamento para dar às pedras e madeiras formas geométricas e aparência adequada. Primeira demão de tinta.

APARELHO REGULADOR DE VAZÃO – Aparelho intercalado numa canalização de água para manter constante sua vazão qualquer que seja a pressão ao montante.

APARELHO SANITÁRIO – Aparelho ligado à instalação predial e destinado ao uso da água para fins higiênicos ou a receber dejetos e águas servidas.

APICOADO – Superfície submetida a desbastamento do qual resulta uma textura rugosa, antiderrapante. Normalmente feito em pedras como granitos e mármores. Suja mais que o flameado.

APICOAR – Desbastar com ferramenta uma superfície ou pedra.

APLIQUE – Ornamento. Enfeite fixado em paredes ou muros.

APRUMAR – Acertar a verticalidade de paredes , colunas  ou esquadrias por meio do chamado fio de  prumo.

AQUARIQUARA – Madeira dura e castanho-escura que pode ser usada em revestimentos ou estruturas, como caibros e vigas.

AQUECEDOR D’ÁGUA – Aparelho no qual, mediante o emprego de fonte de calor adequada, a água é aquecida.

AQUECEDOR DE ACUMULAÇÃO – Aparelho que se compõe de uma reservatório dentro do qual a água acumulada é aquecida por um dispositivo adequado.

AQUECEDOR DE AQUECIMENTO DIRETO – Aparelho no qual o aquecimento á obtido pelo contato imediato da fonte de calor com a água.

AQUECEDOR DE AQUECIMENTO INDIRETO – Aparelho no qual o aquecimento é obtido pela utilização de um fluido intermediário aquecido diretamente.

AQUECEDOR DE PASSAGEM, RÁPIDO ou INSTANTÂNEO – Aparelho que exige reservatório, aquecendo a água quando de sua passagem pelo mesmo.

AQUECEDOR DE PRESSÃO – Aparelho no qual o registro de água quente está colocado depois do elemento de aquecimento, isto é, na canalização de água quente, ficando pois o aparelho sujeito à pressão total da rede de distribuição.

AQUECEDOR DE SAÍDA LIVRE – Aparelho no qual o registro de água quente está colocado antes dos elementos de aquecimento, isto é, na canalização de água fria, ficando assim assegurado o livre escoamento de água quente.

AQUECIMENTO CENTRAL – Sistema de aquecimento de água provido de resistências elétricas ou de serpentinas (se o aquecimento for feito a gás) que centraliza o aquecimento da água de todas as torneiras de uma casa

ARABESCO – Qualquer ornato de inspiração árabe. Em sua origem, os arabescos eram ornamentos exclusivamente geométrico, já que o Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos) proibia a representação de animais ou figuras humanas.

ARANDELA – Todo e qualquer aparelho de iluminação apoiado em paredes.

ARARA – Móvel  para uso em lojas de roupas em geral constituídas por tubos metálicos.

ARCADA – Sucessão de arcos. Ver Arcos.

ARCO – Semi-circunferência que cobre um vão. Nome dado à construção que dá origem às abóbadas.

ARDÓSIA – Pedra azulada ou esverdeada, macia e de corte fácil. Pode ser usada em revestimentos internos ao natural ou impermeabilizada com resina acrílica. Risca com facilidade.

ARENITO – Rocha composta de pequenos grãos de quartzo, calcário ou feldspato, usada em pisos externos. Nos pisos internos, o arenito normalmente recebe polimento e rejunte de granilite. Ver Granilite.

ÁREA DE USO COMUM – É a área que pode ser utilizada em comum por todos os proprietários do prédio ou condomínio, sendo livre o acesso e o uso, de forma comunitária. exemplo: portaria, corredores, etc..

ÁREA ÚTIL – É a área individual. É a soma das áreas dos pisos do imóvel, sem contar as paredes, ou seja, restrita aos limites. Também é conhecida como área de “vassoura”.

ÁREA PRIVATIVA – É a área do imóvel da qual o proprietário tem total domínio. É composta pela superfície limitada da linha que contorna externamente as paredes das dependências (cobertas ou descobertas) de uso privativo e exclusivo do proprietário.

ARGAMASSA – Mistura de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e/ou cal) e água, usada para unir ou revestir pedras, tijolos ou blocos, que forma conjuntos de alvenaria. Ex.: argamassa de cal (cal + areia + água). A argamassa magra ou mole é a mistura com menor quantidade de aglomerante (cal e/ou cimento), responsável pela aglutinação. Já a argamassa rica tem o aglomerante em abundância.

ARGILA EXPANDIDA – É o agregado mineral leve, com peso específico menor que o da água (flutua).

ARMADOR – Ver Ferreiro

ARMADURA ESTRUTURAL – Conjunto de ferros que ficam dentro do concreto e dão rigidez à obra, isto é à peça depois que o concreto atinge sua resistência aos 28 dias, permanecendo escorada a obra obedecendo a regras bem definidas de desforma.

AROEIRA – Madeira em extinção, proveniente do Nordeste do Brasil. Sua cor varia do castanho ao vermelhado-escuro. Pode ser empregada na construção e ma marcenaria.

ARQUITETO – Profissional que idealiza e projeta uma construção. Possui a arte da composição, o conhecimento dos materiais e suas técnicas e a experiência na execução de obras.

ARQUITRAVE – Viga de sustentação ou verga principal que se apóia, em suas extremidades, em colunas ou pilares. Caracteriza o sistema arquitravado de envasaduras, cujas vergas são planas e horizontais. É a primeira parte do entablamento, ficando entre os capitéis das colunas e o friso. Ver Coluna.

ARQUIVOLTA – Moldura que acompanha o desenvolvimento de um arco.

ARRANQUE – o início da formação da curvatura de um arco ou abóbada sobre a imposta. o mesmo que nascença. o TERMO TAMBÉM designa o trecho da armação de ferro que serve de espera para dar continuidade na armação de pilares.

ARRASAMENTO – A cota de arrasamento é chamado assim o nível adotado para corte da cabeça de estacas, fundações.

ARREMATE – Finalizar um serviço na fase de acabamento da obra.

ARRIMAR – O mesmo que Apoiar, encostar ou escorar.

ART (CREA) – A ART assim denomina-se a Anotação de Responsabilidade Técnica que deve ser feita para cada obra, mediante o pagamento de taxa tabelada pelo CREA da Região, cada tipo de projeto obriga a retirada de uma ART distinta e o profissional tem que ser cadastrado no CREA da sua região.

ASA – O mesmo que ala. O lado ou flanco de uma construção; cada uma das folhas de uma dobradiça.

ASNA ou PERNA – Peça de tesoura de telhado.

ASSENTAR – Colocar e ajustar tijolos, blocos, esquadrias, pisos, pastilhas e outros acabamentos.

ASSIMÉTRICO – Que não possui simetria, o mesmo que Dessimétrico.

ASSOALHO – Piso de madeira de tábua corrida. Ver Tábua Corrida.

ATERRAMENTO – Colocação de hastes de cobre enterradas de acordo com técnica própria para se obter um ponto de terra dito neutro ou sem carga que é ligado ao quadro ou equipamento.

ATERRAR – Colocação de terra ou entulho para nivelar uma superfície irregular. Ligar circuitos ou aparelhos elétricos à terra.

ATRAVESSADOUROS PARTICULARES – São as passagens que existem através de propriedades agrárias, também particulares, que não se dirigem a fontes, pontes, ou lugares públicos privados de outra serventia. Não constituem servidão.

ÁTRIO -Pátio de entrada das casas romanas, cercado por telhados pelos quatro lados, porém descoberto. Hoje o termo identifica um pátio de entrada de uma habitação.

AUTOCAD – Software que facilita a confecção de plantas e croquis, oferecendo ferramentas essenciais para realizar projetos em computador. Fabricado pela Autodesk.

AUTOCLAVE – Máquina que opera em altos graus de temperatura e pressão. De modo geral, é usada em processos de impregnação de fungicidas e preservativos na madeira, de cozimento ou de secagem de madeira.

AUTOPORTANTE – Elemento que tem rigidez suficiente para sustentar a si mesmo com apoio de uma só extremidade.

AZULEJO – Ladrilho. Placa de cerâmica podendo ser polida e vidrada de diversas cores. A origem do azulejo remonta aos povos babilônicos. Com os árabes, os azulejos ganharam maior difusão, marcando fortemente a arquitetura moura na Península Ibérica. Originalmente, os azulejos apresentavam relevos, característica que ainda sobrevive até hoje\

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile