Quarto com escritório: Com o aumento de trabalhos remotos, cada vez mais tem ganhado espaço nas residências. Porém, não é sempre que há um espaço livre para montar um escritório em casa, fazendo com que uma opção seja a fusão de dois ambientes em um só espaço.

Um dos melhores cômodos para fazer essa combinação de ambientes é o quarto, que além de favorecer na junção dos espaços ainda permite uma privacidade que outros cômodos não permitem.

Foto: Pinterest – 100layercake.com

Para ajudar a montar o escritório no quarto, selecionamos ideias e algumas dicas para favorecer o espaço reservado para o trabalho.

Benefícios de montar um espaço de home office em casa

Para quem está em dúvida sobre montar, ou não, um espaço de home office no quarto, saiba que algumas vantagens são proporcionadas com o uso correto do espaço para trabalhos e estudos.

Foto: Pinterest – somethingturquoise.com
  • Produtividade: Reservar um espaço próprio para o trabalho traz uma resposta positiva para a produtividade. Ao trabalhar em casa é comum se distrair com pequenos detalhes, por isso montar um espaço para o trabalho permite uma maior produtividade, já que um local próprio para o trabalho o indivíduo terá uma resposta melhor aos seus deveres.
  • Criatividade: Assim como a produtividade, um espaço reservado para o trabalho irá ajudar na criatividade. Reservar um local para ser o seu escritório de trabalho permite que você fique mais focado o que trará respostas para um trabalho bem feito e criativo.
  • Bem-estar: Não é somente pelo trabalho, mas montar um escritório proporciona o bem-estar do indivíduo, que usará um espaço próprio mobiliado de acordo com a necessidade. Evitando problemas de saúde que podem ocorrer com o uso erado de materiais como cadeira e mesa impropria para o trabalho home office.

Escolha dos móveis para o escritório

quarto com escritório
Foto: Pinterest – tuacasa.com.br

A escolha dos móveis é um dos passos mais importantes na montagem de um espaço de trabalho no quarto. Como o escritório será montado no quarto, é comum que o espaço disponível seja menor que o de um escritório padrão.

Para resolver como montar o espaço, o primeiro passo é medir qual o tamanho será disponibilizado e assim criar um projeto de acordo com a necessidade do espaço.

Cada escritório pode vária de acordo com o orçamento e os espaços, mas alguns móveis são indispensáveis para montar um espaço que corresponda com a função proposta.

A preferência fica na escolha da mesa e cadeira, elementos fundamentais para montar um escritório, outros móveis que também merecem atenção são gaveteiro e estante para escritório, ótimos apoios para otimizar a função do ambiente.

  • Mesa de escritório: Um dos principais e essencial móvel para um escritório é a mesa. Para montar o seu home office, procure pelo modelo que mais agrade seu gosto e que corresponda com a função proposta. Como o escritório faz parte de um outro ambiente, no caso o quarto, o ideal é escolher um modelo que converse com o estilo da decoração do cômodo.
  • Cadeira para escritório: Na hora de escolher a cadeira para o escritório, prese sempre para o seu conforto. A cadeira deve proporcionar bem-estar para o usuário, garantindo condições de trabalho para o indivíduo. O mercado oferece vários modelos diferente e com os mais diversos preços, atendendo a todos os públicos.
  • Gaveteiro de escritório: O gaveteiro é um móvel simples e compacto que não vai precisar de grande espaço, o que acaba sendo um ótimo móvel para espaços reduzidos. Outra qualidade do gaveteiro é ajudando a manter a organização do ambiente, ajudando a manter a produtividade.
  • Estante para escritório: assim como o gaveteiro, a estante serve para manter a organização e o controle dos materiais presentes no escritório. Em casos em que há a falta de espaço e possibilitando a montagem de um instante, a opção é uso de prateleiras que usa somente o espaço vertical do ambiente.

Lembre-se de fazer todas as medidas antes de iniciar o projeto de montagem do escritório. Com as medidas corretas erros nas compras dos móveis serão evitadas.

Como harmonizar o quarto com o escritório

quarto com escritório
Foto: Pinterest – hunker.com

Uma das dificuldades de quem está tentando montar um escritório no quarto é saber juntar dois ambientes em um só. Não há grandes mistério na composição desse espaço, mas algumas dicas são uma ótima forma de saber por onde iniciar na montagem do escritório em seu quarto.

Primeiro existe duas formas de planejar a montagem do escritório no quarto. Um dos casos é quando o quarto já está montado e segue um estilo específico de decoração. Nessa opção, o indicado é seguir a mesma decoração do quarto para a composição do estilo do escritório.

quarto com escritório
Foto: Pinterest – vivadecora.com.br

Já se o quarto está sendo montado em conjunto com o escritório, fica a consenso a escolha do estilo de decoração para seguir no ambiente.

É importante lembrar que mesmo que o ambiente proporcione espaço para funções distintas é necessária uma harmonia.

Iluminação para o escritório no quarto

Garanta uma boa iluminação para o espaço do escritório, isso ajuda na redução da tensão dos olhos e das dores de cabeça.

A má iluminação pode colaborar para se sentir sonolento, para evitar que isso ocorrer, invista em um bom projeto de iluminação e não deixe de escolher uma luminária de mesa, que além de ajudar na iluminação do ambiente ainda serve como apetrecho de decoração.

Deixe a janela descoberta

Se o quarto possuiu janela, uma boa opção é montar o escritório próximo. A luz natural traz muitos benefícios para a produtividade dos trabalhos e proporciona o bem-estar do indivíduo. O uso da janela contribui para a iluminação do ambiente e permite que o local fique arejado.

Aproveite e deixe a janela descoberta, deixe as cortinas de lado e deixe a luz do sol trazer aconchego para o espaço.

Para manter a privacidade ou até o controle da luz solar, uma opção e usar persianas, assim com um controle quando necessitar menos exposição da luz.

Uso do espaço vertical e horizontal

Como o escritório é montado em um outro ambiente com uso, o espaço reservado costuma ser reduzido. Mas isso não indica que você não possa montar um escritório confortável, bonito e com bom uso.

Use os espaços verticais e horizontais para preencher com prateleiras flutuantes, gavetas, cestas e outras mobílias. Aproveite espaços livres para o uso de algum acessório do escritório, permitindo o manter mais espaço de circulação do ambiente.

Divisores para separar os espaços

Dividir dois espaços em um só cômodo pode não agradar, mas é possível resolver essa questão com um simples divisor. Assim, os dois ambientes ficam separados, garantido uma maior privacidade e até distinção dos espaços.

Uma tendência que cresceu com a popularização dos escritórios em casa é o Cloffice, uma proposta onde o escritório é montado em um armário, permitido a separação entre o espaço com os demais cômodos da casa

O Cloffice costuma ser planejado para garantir um espaço funcional e otimizado para responder com as necessidades do ocupante respeitando o espaço proposto.

Uso de móveis funcionais

Para quem sofre com a falta de espaço, uma opção é o uso de móveis funcionais. Esse estilo de mobília segue uma proposta para otimizar espaços e alguns até oferece a possibilidade de mais de uma função.

Essa é uma escolha para quem está carente de espaço, já que é possível encontrar mesas dobráveis e estantes compactas para ambientes menores.

Decore o espaço do seu escritório

Além de garantir o conforto físico com móveis de qualidade, o escritório também necessita de uma personalização. Use elementos decorativos para montar o espaço seguindo o seu estilo e gosto. Escolha uma paleta de cores que favoreçam o espaço, optando por cores neutras para criar uma ilusão de amplitude no espaço.

Algumas tonalidades são conhecidas por favorecer no uso de ambientes de produtividade e criatividade como o escritório. O azul é um dos mais sugeridos, já que a cor tem impacto com o desempenho de produtividade. Outro fator é que tons de azul são calmantes, influenciando no alívio do estresse no ambiente.

Outras colorações sugeridas são o verde, amarelo e vermelho, tons usados para favorecer na criatividade, inspiração e otimismo.

Um detalhe que faz toda uma diferença na decoração do escritório é o uso de plantas. Elas trazem um pouco da natureza para o ambiente, deixando o local mais fresco.

A decoração do escritório fica na criatividade, podendo usar elementos da casa para compor o espaço.

Quadros, almofadas, tapete, porta-retratos são opções baratas para dar personalidade ao escritório. Até a forma como você organiza os arquivos e livros da estante servem para deixar o escritório um espaço criativo.

O escritório pode seguir diferentes estilos de decoração, até mesmo um distinto do estilo do quarto, porém, procure modelos que tenham conexão ou use uma divisão para marcar que os ambientes são distintos, assim permite que não crie confusão entre os estilos propostos no ambiente.

O importante é montar um local que garanta bem-estar e que responda com as necessidades propostas pelo trabalho, garantindo que o escritório entregue o básico, um local ideal para você se dedicar ao trabalho e a sua carreira.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.