Grades de Proteção para Varandas e Vãos de Escadas

0

 

Grades para sacadas e vãos de escadas não são só acessórios imprescindíveis para a segurança interna e externa de moradores e visitantes: são, também, ornamentos do ambiente, capazes de realçar estilos e conferir um acabamento decorativo aos espaços.[clear]

Grades comuns, sem detalhes e de formato reto ou levemente abalroado, podem dar lugar a materiais como ferro retorcido e trabalhado, aço inox, gesso, madeira, alumínio tubular ou até mesmo vidro.

Com elas você pode pode afirmar atmosferas contemporâneas, clássicas ou bucólicas, variando do moderno ao clássico.

[h2 type=”2″ width=””]Principais Tipos de Grades para Varandas[/h2]

Os quatro principais materiais utilizados em grades para varandas e vãos de escadas são madeira, vidro, metal e gesso.

Cada um deles possui características próprias de formato e possibilidades de cores e texturas.

grades varanda gesso
Grades de concreto, em formato de colunas.
  • Madeira: ideais para casas com estilo campestre ou rústico. Suas dimensões variam de grandes, com pedaços inteiros de madeira, até os bem esculpidos e lixados. Disposições de tiras de madeira de formato encruzilhado também são muito apreciadas, atribuindo um aspecto provençal ao projeto;[space]
  • Vidro: não interferem no visual geral da casa ou da vista externa do imóvel, no caso de varandas e sacadas. Agem como placas de proteção, que impedem a passagem de pessoas e animais. Dependendo do projeto arquitetônico, podem receber películas solares que conferem cores e brilho diferenciados;[space]
  • Metal: Aqui entra a maior variedade de materiais e estilos, com diversidade de formatos e tonalidades. É possível encontrar modelos com apenas uma grande grade central horizontal até aqueles com moldes geométricos, de plantas, flores e diversos desenhos. Existem os tubulares, cromados, coloridos. Além disso, há projetos que utilizam cabos de aço como grades.[space]
  • Gesso ou concreto: Em forma de colunas dispostas uma ao lado da outra, são mais sólidas e tradicionais.[space]

Também é possível conjugar dois materiais diferentes para grades de varandas.

Essa combinação é mais evidente no caso de escadarias, cujo corrimão pode ser de madeira e a grade de metal, por exemplo.

O acabamento superior e estruturas de sustentação das grades de uma varanda podem ser de metal e, no lugar de grades tradicionais, coloca-se placas de vidro.

Às vezes o morador ou o arquiteto optam por substituir grades por um balcão de concreto, colocando apenas uma pequena estrutura vazada de metal no topo para arrematar o projeto.

[h2 type=”2″ width=””]Cores de Grades para Vãos de Escadas e Varandas[/h2]

Os tons originais de madeira e metais, como ferro e bronze, podem ser preservados – mas você sempre tem a opção de pintar suas grades de acordo com o estilo da decoração.

A regra mais aplicada por arquitetos e decoradores é a de escolher tonalidades que não chamem muita atenção – a menos que o efeito desejado seja o de preencher o ambiente com mais informações visuais.

Tons claros, como o branco e pastéis, devem ser empregados quando o resto da casa segue essa mesma palheta mais suave.

Tons terrosos dialogam melhor quando da presença de tecidos, móveis e pisos rústicos e naturais.

Cores nobres como dourado ou prateado ficam perfeitos em decorações clássicas, opulentas e sofisticadas.

Todos os materiais, com exceção do vidro, são passíveis de pintura. Escolha tintas apropriadas para exposição climática.

[h2 type=”2″ width=””]Aproveitamento de Grades de Sacadas e Varandas[/h2]

Além da proteção e do elemento decorativo, grades podem servir a outras funções secundárias, como suporte de vasos de plantas, espécies de trepadeiras e até mesmo mesinhas acopláveis, dependendo de seu formato.

Assim é possível otimizar o espaço de maneira original, seja para apoiar pratos e copos na área externa da casa – ideal para receber visitas -, seja para cultivar uma espécie vegetal da sua preferência.

[h2 type=”2″ width=””]Medidas Estruturais para Grades[/h2]

De forma geral, um gradil de varanda deve ter, em média, 0,90 cm de altura.

Dependendo do piso, será necessária a criação de uma mureta de alvenaria tipo rodapé para fixar a estrutura da grade. Essa mureta pode chegar a até 0,45 cm de altura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile