Impermeabilização de Paredes: Evite Infiltrações

0

A impermeabilização de paredes é fundamental para evitar infiltrações. Aprenda como impermeabilizar diferentes tipos de superfícies verticais dependendo do material do qual ela é feita: tijolo aparente, reboco, encostas e outros.

[h2 type=”2″ width=””]Aprenda a Fazer a Impermeabilização de Paredes de Tijolos Aparentes[/h2]

Os tijolos aparentes são porosos; logo, permeáveis e absorventes. Por isso precisam ser protegidos. Sem uma camada de proteção, ocorre a penetração de umidade, passando para o lado interno da parede.

Para impermeabilizar a parte externa é necessário a aplicação de base de resinas acrílicas. Quando à base de solvente, ela é indicada para uso em áreas externas, já que é impermeável e de alta resistência à radiação ultravioleta.

No entanto é necessário o uso de um fundo selador, também acrílico: isso evitará que o tijolo absorva demais a resina, o que escureceria a superfície.

parede de tijoloO selador serve, também, para melhorar a aderência da resina ao tijolo, evitando descascamento e escamações futuras. Ao secar, ele forma uma película que não é atacada pela água nem pelos agentes agressivos da atmosfera.

Evite resinas acrílicas com adição de estireno: elas não são recomendadas em áreas externas.

Impermeabilização de tijolos com rejuntamento profundo

Tijolos com rejuntamentos profundos e retos não permitem a aplicação do selador e da resina de maneira uniforme em toda a sua área interna. Consequentemente, nos pontos de rejuntamento onde houver falha no revestimento haverá infiltração de umidade.

Já os rejuntamentos côncavos e rasos proporcionam uma película homogênea, sem solução de continuidade, garantindo uma melhor impermeabilização.

Tanto a resina quanto o selador podem ser aplicados com rolo, na face externa do tijolo e com uma trincha nas partes de rejuntamento.

Uso de base de silicone

Outra solução para impermeabilizar o tijolo aparente externo é o uso de base de silicone, um isolante poderoso. A aplicação deve ser feita com um tipo de pulverizador similar aos utilizados na agricultura ou dedetização.

Ele permite a aplicação da solução de silicone mesmo em rejuntamentos profundos, o que não é possível com o sistema acrílico.

Devem ser aplicadas duas demãos ao ponto de escorrimento com intervalo mínimo de oito horas. A concentração de 6% é a mais apropriada para um tratamento eficiente.

As aplicações com trincha, pincel ou rolo não são indicadas.

[h2 type=”2″ width=””]Como Fazer Pintura Impermeável para Reboco Externo[/h2]

  • A superfície deve estar ligeiramente úmida e limpa, isenta de pó. Eventuais trincas devem ser tratadas previamente;
  • Em seguida, aplique um revestimento impermeável para superfícies cimentícias e rebocos, como o Vedajá. Utilize uma broxa ou trincha, e 2 a 4 demãos cruzadas;
  • Faça um intervalo de aproximadamente seis horas entre as demãos.

As paredes tratadas podem receber qualquer tipo de revestimento, exceto pintura à base de solvente. Não aplique sob sol intenso.

Uma versão mais elástica e em cores é a Vedapren Parede. Aplicar com rolo, broxa ou trincha, em duas a quatro demãos. Diluir a primeira demão em até 10% de água e aplicar as demais puras, em intervalo de 6 horas entre as demãos.

Se você não encontrou a cor desejada de Vedapren, aguarde no mínimo cinco dias após a aplicação para pintar com tinta látex ou acrílica.

[h2 type=”2″ width=””]Como Fazer a Impermeabilização de Paredes de Encosta[/h2]

  • Sobre a alvenaria ou concreto, chapiscar com cimento: areia (1:2) e amolentar a mistura com o produto Bianco: água (1:2) até obter a consistência desejada.
  • Rebocar com argamassa cimento: areia (1:3), utilizando 2 litros de Vedacit/ saco de cimento (50kg). Repetir chapisco e reboco.
  • Após a completa secagem da argamassa de reboco e superfície limpa, sem poeira, aplicar com trincha ou broxa duas demãos de Neutrol ou Neutrolin na parte da parede que ficará enterrada.

[h2 type=”2″ width=””]Como Impermeabilizar Parede Interna com Solo Encostado na Parede Externa[/h2]

Remover o revestimento e aplicar um produto com polímeros, tipo Vedajá. Use broxa ou trincha na alvenaria em 2 e 3 demãos, obedecendo intervalo de aproximadamente 6 horas entre elas.

  • Chapiscar com cimento: areia (1:3), amolentar a mistura com Bianco: água (1:2), até obter a consistência desejada;
  • Rebocar com cimento: areia (1:3), utilizando 2 litros de Vedacit/ saco de cimento (50kg). Repetir chapisco e reboco.

[h2 type=”2″ width=””]Impermeabilizando Parede Externa Úmida Sem Reboco[/h2]

  • Faça reboco com cimento: areia (1:3), utilizando 2 litros de Vedacit/ saco de cimento (50kg);
  • Após secagem total da argamassa de reboco, superfície estando limpa e isenta de poeira;
  • Aplicar o Vedajá com broxa ou trincha, em 2 a 4 demãos cruzadas, obedecendo intervalo de, aproximadamente, 6 horas entre as demãos.

As paredes tratadas podem receber qualquer tipo de revestimento, exceto pintura à base de solvente. Não aplicar sob sol intenso.

Como fazer reboco com cimento

Outra alternativa é fazer reboco com cimento:

  • Areia (1:3), utilizando 2 litros de Vedacit/ saco de cimento (50kg);
  • Após secagem total da argamassa de reboco, com superfície sempre livre de poeira, aplicar com rolo, trincha ou broxa, em 2 a 3 demãos do Vedapren Parede;
  • Diluir a 1ª demão em até 10% de água;
  • Aplicar as demais puras, em intervalo de 6 horas entre as demãos.

O produto pode ser pigmentado ou, 5 dias após a aplicação de última camada, receber tinta látex ou acrílica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile