Esquema Básico de Instalação série: ER
– Montagem da Tubulação de Sucção
A- Instale no bocal de sucção uma união;
B- Determine com exatidão os comprimentos dos tubos que serão utilizados na instalação da sucção;
C- Não se esqueça de assegurar que a válvula de pé (retenção) do ejetor deverá ficar 30cm acima do fundo do poço;
D- Abra a rosca nas extremidades dos tubos (para união, conexões e válvula de retenção ou pé) e em seguida vedar com fita veda rosca.
Observação:
Quando a submergência do ejetor for inferior a 10m, ocorrerá perda no desempenho da bomba, ou seja, redução da vazão.
– Montagem da Tubulação de Recalque
A- Instale no bocal de recalque uma união;
B- Instale o conjunto “Tê”, um cotovelo e um bujão para facilitar a operação de escorvamento;
C- Instalar outra seção de tubo para o adaptar o registro (vide figura anterior);
D- Complete a instalação de elevação, até o ponto de descarga.
– Funcionamento
Concluídas as instalações hidráulicas e elétricas, seguir os procedimentos:
1- Retirar o bujão do cotovelo;
2- Encher totalmente, pelo bujão, toda carcaça e as tubulações de sucção (escorvamento) com o líquido;
3- Recolocar o bujão;
4- Fechar todo o registro
5- Ligar o motor para verificar o sentido de rotação e desligar;
• Motor monofásico sai da fábrica com o sentido de rotação correto
• Motor trifásico: Caso o sentido de rotação estiver invertido (observe o sentido correto indicado pela seta), inverta a ligação de uma das fases;
6- Ligar a bomba. Com ela em funcionamento, espere o manômetro indicar a pressão. Caso isso não ocorra, desligue
7- Abrir lentamente o registro, com a bomba em funcionamento e acompanhar o deslocamento do ponteiro do manômetro;
a- Observar no manômetro a indicação da marca em que ocorre queda brusca de pressão. Desligar o motor da bomba e fechar todo o registro;
b- Religar o motor e abrir o registro até o manômetro alcançar a marca inferior, àquela indicada na letra “a”. Nesse ponto o manômetro deverá manter uma pressão constante, ou seja, a pressão ideal de trabalho;
8- A bomba nunca deverá operar a seco, sob risco de danificar a vedação do eixo (selo mecânico);
9- Nunca dar partida definitiva na bomba com o registro totalmente fechado.