ASSOALHOS E PISOS em madeira – como fazer?

Pisos e Assoalhos em madeira

Aplicação de madeira na construção ou revestimento de pisos, é uma das técnicas mais antigas usada para aquecer e dar conforto em ambientes para moradia.

assoalhos – laminados – tacos – parquetes

Pisos e Assoalhos em madeira : Assoalhos

São feitos de réguas de madeira maciça que podem ter comprimento, espessura e larguras variáveis, conforme a necessidade e a geometria.

O assoalho de tabua corrida é o mais classico, geralmente estas tábuas são aplicadas diretamente sobre contrapiso (piso sem acabamento) e fixadas por barroteamento (pequenos pedaços de madeira embutidos no cimento ao nível do piso, nos quais serão aparafusadas ou pregadas).

Lateralmente, as peças são encaixadas de modo a não deixar qualquer espaço vazio, de comprimentos diversos, larguras de 0,10cm, 0,15cm e 0,20cm. .

A colocação pode ser feita também em diagonal e até mesmo de maneira mista, dependendo somente da capacidade de quem o faz.
É muito importante calcular bem a espessura do piso e sua relação com o espaço abaixo (a altura) das portas.

Pisos e Assoalhos em madeira :  Laminados


São réguas resinadas de cerca de 8mm de espessura (existe uma enorme variedade de pisos laminados), que tentam reproduzir artificialmente os padrões da madeira.

São fixadas entre si por colagem e encaixe, em geral coladas diretamente no piso preparado, mas também podem ser colocadas encima de um assoalho já existente, dependendo das condições encontradas.

Nem sempre o resultado é o mais “natural”.

Pisos e Assoalhos em madeira ; Tacos


São pequenas placas de madeira maciça com tamanhos variáveis, encaixadas e coladas entre si, geralmente são aplicados diretamente sobre contrapiso .

Pode-se escolher o tipo e cor dos tacos, permitindo desenhos e nuances na composição do piso.

Pisos e Assoalhos em madeira : Parquetes


Constituem-se de placas compostas por pequenos grupos de tacos colados, formando uma espécie de mosaico.

Colados diretamente sobre o contra piso, por melhor que sejam as colas sempre existirá a possibilidade de descolagem.

Pode-se escolher o tipo de madeira e cor dos parquetes (que são muito variados), permitindo desenhos e nuances na composição do piso.

Sair da versão mobile