Início Nutrição Alimentação Balanceada

Conheça a Alimentação Ayurvédica

0

A alimentação ayurvédica é prescrita levando em consideração características particulares do organismo do indivíduo; portanto, antes de mais nada é preciso realizar um diagnóstico de possíveis desequilíbrios na saúde do paciente.[clear]

Seu principal objetivo é desintoxicar, restaurar e preservar o equilíbrio funcional do corpo através da nutrição. Para a Medicina Ayurveda, a alimentação não apenas nutre o corpo, mas também tem a capacidade de regenerá-lo.

A base dessa modalidade de alimentação está no Ayurveda, uma filosofia médica indiana que encara as diferentes condições de saúde do indivíduo como “humores biológicos”, ou Doshas.

A palavra Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur), e objetiva uma vida não apenas longa como também plena tanto física como mental e emocionalmente.

Por isso a alimentação é prescrita, também, levando em conta os variantes externos ao paciente, como estações do ano. Acredita-se que nutrição incompatível com o clima pode agravar desequilíbrios dos doshas.

[h2 type=”2″ width=””]Conceitos da Alimentação Ayurvédica: Os Doshas[/h2]

alimentação ayurvédicaDe acordo com o Ayurveda, existem três humores biológicos: o Vatta, o Kapha e o Pitta. Eles são compostos por cinco elementos, o éter, o ar, o fogo, a água e a terra.

Para estar saudável é necessário que os três Doshas estejam em harmonia.

Cada pessoa possui um Dosha dominante, que se caracteriza por seu perfil físico e mental.

Para definir qual o Dosha dominante num determinado paciente, o terapeuta ayurvédico leva em consideração fatores como situações de vida, idade e experiências.

No entanto existem algumas características básicas que sugerem o humor biológico preponderante. Veja a seguir.

[h3 type=”2″]Dosha Kapha[/h3]

Pessoas Kapha pertencem aos elementos água e terra.

Um Dosha Kapha acentuado gera propensão à obesidade e à formação de mucos, levando a problemas respiratórios. São indivíduos afetuosos, sentimentais e mais calmos.

Por causa de sua digestão lenta, recomenda-se moderação com doces, sal e gorduras e maior consumo de fibras e vegetais.

[h3 type=”2″]Dosha Vatta[/h3]

Seu principal elemento é o ar.

Indivíduos fortemente Vatta estão mais propícios a apresentar inchaços, constipações, pele mais ressecada, mais resfriados, cansaço mais acentuado e insônia.

Suas capacidades intelectuais são acentuadas, aprendendo rápido.

A indicação para os Vatta é que evitem alimentos de paladar amargo, prefiram sopas aquecidas no lugar de saladas e alimentos crus.

[h3 type=”2″]Dosha Pitta[/h3]

Aqui a tônica é o elemento fogo, com água em segundo lugar.

A alta produção de bile leva a personalidades mais irritáveis e ativas, perfeccionistas e com bastante apetite. Tendência à acne, inflamações da pele e febre.

A recomendação é que evitem temperos fortes, preferindo refeições mais leves com alimentos crus e saladas.

[h2 type=”2″ width=””]Características da Nutrição Ayurvédica[/h2]

Para a alimentação ayurvédica, a digestão é o fator mais relevante de todos.

O organismo deve assimilar e metabolizar os nutrientes de forma completamente benéfica; portanto, a função digestiva é chave no sucesso desse tipo de alimentação.

Além disso, a principal refeição é o almoço, quando se deve consumir metade das calorias do dia. Isso porque esse é o momento em que o sistema digestivo está funcionando plenamente.

O restante das calorias devem ser ingeridas nas demais refeições – e sempre até as 18 horas. Portanto, o jantar deve ser servido bem cedo.

O intervalo entre as refeições deve ser de quatro horas, e as refeições devem sem realizadas sempre na mesma hora todos os dias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile