Início Gravidez e maternidade Cuidados na gravidez

Gravidez de Gêmeos – complicações e parto

0

 Gravidez de gêmeos: complicações

•    Anemia: você pode desenvolver a anemia ferropriva, que é por falta de ferro, pois seus bebês consomem muito.[clear]

•    Hipertensão: você pode apresentar aumento da pressão arterial, que é de causa desconhecida.
Fique atenta aos sintomas que estão relacionados com o aumento da pressão arterial – dores de cabeça constantes, edemas (pernas, pés ou face), alteração de visão (visão turva – embaçada, sensação de ver pontos brilhantes), grande aumento de peso em poucos dias e dor epigástrica (região do estômago).

•    Parto prematuro: geralmente, você pode entrar em trabalho de parto antes do final da gestação, antes das 37 semanas de gestação, pois o útero está preparado para gerar um feto e com dois fetos, o útero apresenta uma maior distensão (aumento de volume), iniciando as dores lombares (dores pela mudança postural da coluna e peso do útero com os fetos) e as contrações uterinas.

•    Rutura prematura de membranas: no final da sua gestação, você pode apresentar a rotura (rompimento) das membranas ovulares antes do início ou no início do trabalho de parto. E com isso, aumenta o risco de infecção e parto prematuro.

•    Malformações fetais: as malformações não são comuns e ocorrem mais nas gestações monozigóticas.
Podem ocorrer gêmeos siameses (grudados por alguma região do corpo, mais comum pelo tórax ou abdome), alterações cardíacas, alterações intestinais e as alterações que ocorrem na gestação única.

•    Alterações de crescimento fetal: você precisa saber que o crescimento dos seus gêmeos será um pouco menor que o crescimento do feto de uma gestação única.

Seu médico vai acompanhar o crescimento de seus fetos através do exame de ultra-sonografia.
A maior preocupação é que não ocorra o crescimento fetal inadequado; CIUR – crescimento intra-uterino restrito (crescimento fetal muito lento) e crescimento fetal discordante (diferença de peso entre os fetos entre 20 a 25%).

 Como será o parto de meus gêmeos?

O seu parto depende de uma série de fatores: tipo de gestação gemelar, posição dos fetos, seu bem estar e de seu bebê.

Geralmente, é indicado o parto cesárea quando a gestação gemelar é monoamniótica ou quando o primeiro feto se encontra na apresentação pélvica ou transversa ou quando existe alguma alteração do bem estar materno ou fetal ou na presença de mais de dois fetos.
[box type=”mais” align=”right”]
[h3 type=”2″]Nesta série:[/h3]

[/box]

[space][space]

Queridas gestantes, espero ter ajudado a esclarecer boa parte de suas dúvidas.
Façam um bom acompanhamento pré-natal, tenham uma ótima gestação e um bom parto.

Dra. Kátia de Cássia Teixeira
Ginecologia Obstetrícia

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile