Artesanato

Conheça a resina para artesanato!

A resina para artesanato não só dá um acabamento perfeito para diversos tipos de trabalho como também é capaz de ser a própria matéria-prima para muitos produtos criativos.

A resina para artesanato é uma substância quase líquida capaz de endurecer em qualquer formato. 

Trata-se de um polímero, ou seja, um tipo de plástico; seu toque é viscoso; é insolúvel em água; e pode ser totalmente transparente ou não cristalino.

Utilize luvas toda vez que for manusear resinas para artesanato. Como algumas podem apresentar cheiro forte é importante que o ambiente seja bem arejado, com janelas abertas.

Tipos de resina para artesanato:

Resina poliéster cristal

A mais usada. Também conhecida como vidro líquido, é transparente e fácil de manusear, o que aumenta sua versatilidade. 

Resina epóxi

Sua textura é adaptável, podendo ir do mais rígido e consistente até o mais flexível. Cobre materiais sólidos ou mais porosos, como é o caso da madeira.

Resina acrílica

Usada apenas em superfícies sólidas e mais durável do que a resina poliéster. Confere um brilho mais natural ao objeto coberto ou fabricado e aumenta bastante sua vida útil.

Não exponha os objetos feitos de resina diretamente ao sol. Com o tempo os raios UV podem acabar por amarelá-lo. Isso ocorre porque esses raios degradam os polímeros, causando descoloração.

Embora altamente resistentes, objetos de resina não resistem a temperaturas muito altas. Então nada de apoar panelas quentes sobre descansos de cozinha – pelo menos não diretamente.