Início Lazer & Cultura

Faça uma Mala de Inverno Compacta

arrumando mala

Por mais que tenham rodinhas, ninguém gosta de viajar com malas pesadas. Mas como equacionar esse problema quando você viaja no inverno, e as roupas são mais volumosas e pesadas? A seguir revelamos alguns truques para fazer uma mala compacta para uma viagem a um destino de baixas temperaturas.

Além do desconforto, quase sempre uma mala pesada está arriscada a ultrapassar o limite de peso estabelecido pelas companhias aéreas, gerando taxas extras.

Mala de Inverno: Leve Um ou Dois Casacos Pesados

É isso mesmo: escolha dois dos seus casacos mais quentinhos – e apenas dois.

Um deles, inclusive, você vai levar na mão: lembre-se de que, quando chegar no destino, vai estar frio, e você vai precisar vesti-lo assim que sair do aeroporto, rodoviária ou carro.

O outro vai dentro da mala.

A ideia é levar um sobretudo e um casacão de couro – ambos feitos especialmente para temperaturas baixas.

Roupas para Usar por Baixo de Tudo

Ceroulas são calças aderentes ao corpo que são usadas por baixo da sua calça normal e vestem tanto homens quanto mulheres.

A grande vantagem é que são leves e não fazem muito volume.

Você pode levar uma quantidade maior de ceroulas e usá-las dois dias seguidos, e então passar para a próxima. Além disso, se precisar lavar roupa no meio da viagem você pode lavar as ceroulas, e não as peças que vão por cima.

Camisetas de malha de manga comprida, bem aderentes ao corpo (também conhecidas como fleece), fazem o mesmo papel: podem sempre serem vestidas primeiro. São finas, mais leves e podem ser trocadas de dois em dois dias.
Você também pode usar essas peças de baixo alternadamente, dando um dia para “respirarem”.

Se você é mulher e preferir, compre meias-calça fio 70 e use-as como ceroulas: em geral elas vem em lã acrílica e são bem quentinhas.

Leve Poucas Peças, e Combine-as Entre Si

Por cima dessa primeira camada de proteção contra o frio você pode vestir a sua roupa propriamente dita.

Se você levar três camisas e três calças, todas combinando entre si, já terá nove looks para sua viagem! Basta conjugá-las.

Portanto prefira peças lisas, com cores mais neutras: assim fica mais fácil combinar. Sem contar que fica mais difícil notar que você está repetindo roupa.

Esqueça tecidos de algodão leve: prefira peças feitas de lã natural, lã acrílica, veludo e outros tecidos quentes.

Leve apenas dois suéteres para colocar por cima. Essas peças costumam ser volumosas e pesadas.

Prefira calças feitas de lã ou veludo ao jeans: são mais eficientes contra o frio, costumam pesar menos e absorvem menos odores.

Por cima disso tudo você conjuga seus já mencionados dois casacos.

Use e Abuse dos Acessórios de Frio

Além de úteis para se proteger contra o frio, acessórios de inverno são pequenos, pouco volumosos e podem dar um toque especial ao seu visual de cada dia.

Considere levar uma echarpe ou um cachecol bem quentinho e bonito. Além de serem acessórios que adicionam charme ao visual, eles podem ajudar a proteger o pescoço, ombros e até mesmo a cabeça e orelhas, reforçando sua “armadura” contra o frio.

Luvas são tão pequenas que você pode levar dois pares de cores e materiais diferentes: um de couro e outro de lã, por exemplo.

O mesmo vale para gorros e boinas.

Sapatos para Viagens a Lugares Frios

A exemplo da regra dos casacos, você deverá levar apenas dois pares de sapatos: um nos pés e outro na mala. É importante que os sapatos não estejam apertados, pois você usará meias grossas para se proteger do frio.

Um par de botas de couro (sem saltos) e um par de tênis são os mais indicados.

Como Arrumar a Mala de Inverno

Uma vez separadas as peças, é hora de acomodá-las dentro da sua mala.

Estique lenços e echarpes no fundo da mala. Em seguida coloque o casaco, também aberto, e na sequência calças e camisas.

Por último coloque as ceroulas, que podem ir enroladas preenchendo cantinhos vazios. Não tem problema se amassarem, são peças que ninguém vai ver.

Coloque roupas íntimas numa nécessaire especial, e seu par extra de sapatos dentro de um saquinho, para não sujar as roupas que estão ao redor.

Uma forma de compactar as roupas antes de colocá-las na mala é utilizar embalagens à vácuo – de preferência que não precisem de máquina aspiradora.

O Que Não Levar na Mala

  • Avalie se é realmente necessário levar xampu, condicionador, hidratante, sabonete e pasta de dentes. Se você for ficar num hotel, é possível que eles já forneçam esses produtos. E de qualquer modo você pode comprá-los quando chegar ao seu destino, ao invés de levar de casa e pesar ainda mais a sua mala.
  • Se for de fato necessário levar de casa, coloque os produtos em frascos menores, e em seguida acomode-os num saco plástico bem fechado, para que não entornem sobre as roupas caso abram ou se rompas durante a viagem.
  • O mesmo vale para toalhas e secadores de cabelo: bons hotéis disponibilizam um em cada banheiro para os hóspedes.
  • Discos, livros e guias de cidades são ótimos companheiros de viagem, mas hoje em dia seus conteúdos cabem perfeitamente num tablet ou celular.
Sair da versão mobile