Tapetes antiderrapantes e como adaptar o seu

0
Foto: Sonya Winter

Tapetes antiderrapantes reduzem muito acidentes envolvendo escorregões – seja por conta do sapato usado, seja por causa do próprio piso, principalnte quando é liso demais ou está molhado. Conheça a seguir os principais materiais, suas vantagens e como transformar um tapete comum em antiderrapante.

O segredo dos tapetes antiderrapantes

Mas afinal, o que é que tapetes antiderrapantes tem que os outros não tem? Em duas palavras: design e materiais especiais, desenvolvidos para esse fim.

Ele adere perfeitamente nos dois lados. Tanto o que fica em contato com o chão quanto o que faz contato com as solas de sapatos.

Quem se beneficia com eles?

tapetes antiderrapantes
Foto: Aging in Place

Exatamente aquele grupo etário que encabeça a lista de internações por escorregões: os idosos. Eles acabam sujeitos a períodos longos de internação e recuperação. Quando ainda ativos, vários acabam se afastando definitivamente do mercado de trabalho.

Crianças pequenas também tiram grande proveito dos tapetes antiderrapantes. Na verdade em várias fases da infância: desde o momento em que o bebê começa a aprender a andar até um pouco mais tarde, quando já estão correndo.

Pode, ainda, ser uma ótima ideia para mulheres grávidas.

Pessoas que trabalham em ambientes comerciais, que muitas vezes usam sapato de sola lisa ou salto alto, engrossam a lista. Existem, inclusive, modelos especialmente criados para escritórios.

Também existem tapetes feitos para halls de entrada, recepções, portarias, restaurantes, shoppings, hotéis, aeroportos, escadas, áreas externas, entornos de piscinas, academias e outros locais de grande circulação.

Vantagens dos tapetes antiderrapantes

Foto: Shoptime, divulgação

Podem ser ecologicamente sustentáveis, já que não possuiem, por exemplo, ftalato e outros plastificantes cancerígenos. Mas é sempre importante checar a composição, pois nem todos eles são assim.

Tapetes à prova d’água podem absorver até 4 litros de líquidos. Os específicos para áreas molhadas, tais como piscinas, saunas e banheiros, são drenantes.

Modelos para alta circulação de pessoas retém a sujeira e alguma umidade. Já os para áreas industriais aliviam o impactos de itens muito pesados sobre os membros inferiores e coluna vertebral dos trabalhadores.

Em geral o tapete antiderrapante preserva o piso sob a área coberta, evitando manchas e riscos. Além de proporcionar segurança e mais conforto para os indivíduos, também adiam futuras despesas com manutenção estrutural do ambiente.

Como transformar seu tapete comum em à prova de escorregões

Os tapetes antiderrapantes comerciais são inteiramente desenvolvidos para evitar quedas. Ou seja, ambos os lados são levados em conta.

Mas se você já possui um tapete e não deseja substituí-lo por um antiderrapante, pode aumentar o grau de aderência dele junto ao piso da sua casa. Existem alguns produtos disponíveis que você pode tranquilamente aplicar você mesmo.

Tela ou forro antiderrapante

Foto: Mercado Livre, divulgação

Também conhecida como tela, o forro antiderrapante é feito de 100% PVC e uma malha de poliéster por dentro. É antimofo, anti-impacto, flexível e muito resistente.

Você deve recortá-lo bem nas medidas do seu tapete. Em seguida poderá colá-lo no verso do tapete. Há quem prefira costurar a tela no acabamento do tapete usando agulha e fio de náilon.

A vantagem da cola é que a tela fica inteiramente grudada na superfície. E é essencial se estivermos falando de tapetes de crochê ou de malha.

A tela antiaderente é uma boa solução para tapetes menores, como os de banheiro e cozinha.

Fita antiderrapante

Foto: Design Us Pro, divulgação

Também feita de PVC, a fita antiderrapante pode ser encontrada em diferentes cores e dimensões. É sempre importante calcular o tamanho do seu tapete para saber se um rolo apenas basta.

A instalação da fita é simples: basta passar a face aderente no verso do tapete, que deve estar bem limpo, seco e livre de poeira. Evite esticar a fita durante a aplicação, pois isso pode provocar rugas no tecido.

Aplique a fita de ponta a ponta, com intervalos de aproximadamente 5cm entre uma e outra.

Cantinhos emborrachados

Foto: La Criativa, divulgação

Uma alternativa à fita é o cantinho emborrachado. Um kit vem com quatro peças e você as aplica nos quatro cantos do tapete com a promessa de que ele não vai mais escorregar ou embolar.

A vantagem aqui é que você pode retirá-los para lavar e voltar a aplicar no tapete. São reutilizáveis.

Eles podem ser triangulares ou em quatro pares de retângulos, dois para cada canto.

Resina antiderrapante

Foto: Tua Casa

As chamadas resisnas “segura-tapete” vem em potes e são aplicadas com esponja, espátula ou pincel no verso do tapete. A camada deve ser grossa. Aguarde 72 horas para secar totalmente.

Essa resina adesiva é mais indicada para peças feitas em fibras naturais, tais como barbante, algodão ou crochê.

Se a trama for muito aberta, não utilize espátula. O ideal é dar pancadinhas com o pincel ou a esponja e evitar as partes vazadas.

Alternativa improvisada para criar tapetes antiderrapantes

Foto: Purity

Você também pode tentar um método caseiro para manter a estabilidade do seu tapete.

Use pistola de cola quente ou silicone. Aplique no verso do tapete e, com o material ainda maleável, espalhe pela área. Espere secar e está pronto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile