Cozinha

Quais os melhores potes para armazenamento de alimentos?

Não existe melhor forma de conservar alimentos do que em potes de armazenamento. 

Sejam grãos, café, açúcar, sal, condimentos e até comida pronta: todos ficam bem protegidos e organizados em armários, prateleiras e geladeira.

Existem três principais tipos de pote para conservar alimentos na cozinha: Potes de Plástico, Vidro e Inox.

Os mais baratos e fáceis de achar. Como são porosos, são mais indicados para guardar alimentos secos, já que costumam ficar impregnados com o odor

Potes de plástico

Quando o plástico não é de qualidade pode acabar ressecando. Além disso muitos contém químicos que fazem mal à saúde, como o famoso bisfenol-A, que aumenta a flexibilidade do produto.

O ponto alto dos potes de vidro é que, ao contrário dos de plástico, eles não liberam substâncias nem reagem aos alimentos. 

Potes de vidro

Não guardam cheiros nem cores quando aquecido, o que os tornam muito mais fáceis de lavar.

Dessa forma são os mais indicados para guardar alimentos e pratos prontos na geladeira. Afinal podem ir direto ao microondas com segurança.

Mas fique atento: na hora da compra, certifique-se de que eles são resistentes a variações intensas de temperatura.

Potes feitos de aço inox reúnem as mesmas vantagens dos de vidro e não libera nenhum tipo de substância nociva à saúde.

Potes de Inox

O ponto mais positivo é que não quebra. Isso evita gastos com substituições e acidentes com cacos. Logo é o mais usado em cozinhas profissionais.

Seu maior revés é que eles não podem ir ao microondas. Sem contar que são bem mais caros em comparação aos feitos de plástico.