Ter um jardim é um dos grandes desejos de muitas pessoas, mas a falta de espaço, e de recursos podem fazer com que o jardim não passe de um desejo.

Porém, mesmo com limitações, é possível construir um jardim em sua casa e trazer o frescor da natureza para o ambiente.

Uma das melhores opções para quem sofre com a falta de espaço externo é investir em um jardim de inverno simples, conceito que surgiu na Europa e que faz o maior sucesso no Brasil.

Esse tipo de jardim é predominante em ambiente internos, onde as plantas são cultivadas em um lugar específico da casa.

É possível ter um jardim de inverno simples?

jardim de inverno simples
jardim de inverno simples – Foto: Canva po

Uma das grandes tendências na decoração de ambientes é a inclusão de jardim de inverno no local. Essa é uma forma de aproveitar um espaço interno para trazer um pouco da natureza para o lar.

Versátil e adaptável, o jardim de inverno pode ser construído seguindo as mais diversas necessidades, até mesmo para quem prefere algo simples e sem muitos gastos.

Para ajudar na criação desse ambiente em sua casa, selecionamos algumas dicas indispensáveis para quem está pensando em incluir um jardim de inverso simples em casa.

Escolha do local para o jardim de inverno

Antes de qualquer passo, é importante a escolha do local para o jardim de inverno. Um dos principais benefícios desse tipo de jardim é a possibilidade de montar em qualquer espaço da casa, principalmente em domicílios que não possuem espaço externo.

jardim de inverno simples
jardim de inverno simples – Foto: Canva

O jardim de inverno pode ser montado em qualquer espaço na casa, até mesmo embaixo da escada, ou na cozinha. Qualquer espaço sobrando na casa pode ser transformado em um jardim de inverno.

Dependendo do local escolhido, o ambiente pode ter contato direto com o sol, ou sem iluminação natural. É importante ter conhecimento que as plantas do jardim devem ser escolhidas de acordo com o local, já que cada espécie pode ter necessidades distintas.

Como esse estilo pode ter diferentes tipos, com modelos cobertas e até mesmo com teto exposto, você precisa selecionar as plantas corretas para cada estilo de jardim.

Tipos de plantas para o jardim de inverno

jardim de inverno simples
jardim de inverno simples – Foto: Canva

Sem dúvida, a principal escolha para o jardim de inverno é as plantas. Não importa o tamanho ou o estilo do jardim, as plantas são as grandes protagonistas do local, assim, essa escolha deve ser bem estudada, para que as espécies sejam escolhidas acordo com o ambiente, respeitando a necessidade de cada planta.

Para o cultivo em um jardim de inverno, existem alguns cuidados na seleção dessas plantas, já que dependendo do local escolhido para o jardim, será necessário escolher plantas de meia sombra, aquelas espécies que não necessitam do contato direto com a luz do sol.

Entre esses tipos de plantas estão:

  • Orquídea
  • Samambaia
  • Bromélia
  • Jiboia
  • Palmeira leque
  • Filodendro
  • Lírio da Paz
  • Hera
  • Dracena

Para quem deseja plantas que se desenvolvem bem em ambiente interiores, sem contato com sol, o ideal é procurar pelas plantas como:

  • Espada de São Jorge
  • Costela de Adão
  • Tostão
  • Fitônia
  • Aglaonema
  • Comigo-ninguém-pode
  • Cacto Macarrão
  • Zamioculca
  • Peperômia Melancia

Se o jardim de inverno for construído em um local externo, ou com muito contato com o sol, escolha plantas que se desenvolvem nesse tipo de exposição. Entre os tipos a escolhe estão:

  • Jade
  • Peperômia
  • Aortia
  • Gastéria
  • Dedinho de Moça
  • Rosa do Deserto
  • Planta Fantasma
  • Carpete Dourado

Lembre-se de escolher plantas de acordo com o estilo de jardim de inverno, assim a planta vai se desenvolver saudável em um ambiente propício para seu cultivo.

Pode usar planta artificial?

Uma dúvida comum em quem está começando um jardim de inverno é sobre o uso de plantas artificiais. Não há uma norma sobre o uso dessa planta, mas ela pode ser uma boa opção para quem procurar montar um jardim ornamental, com baixa manutenção.

Mas quem não abre mão do contato com a natureza, o melhor é manter os naturais no ambiente. Uma outra possibilidade é um meio-termo, usando os dois, tanto artificial como natural, para a composição do jardim de inverno.

Use composições de diferentes plantas

Como a intenção é criar um local simples, fácil de montar e com um custo menor, o conceito é continuar seguindo com as plantas como as protagonistas do local.

Uma forma de deixar seu jardim radiante é usando diferentes espécies de planta no local, criando contrastes de cores e tamanhos.

Mas é importante é garantir que o seja utilizado espécies com as mesmas necessidades, assim elas se desenvolvem juntas e com aspectos saudáveis.

Dê um toque pessoal com a decoração

Assim como outros locais da casa, o jardim de inverno também pode receber um estilo de decoração, dando uma personalização ao ambiente. Como o jardim é um espaço que remete ao natural, a melhor opção é seguir com uma decoração com aspectos rústicos, usando elementos de madeira, ferro e vidro.

As pedras são outros aspectos que dão uma grande diferença ao local, até mesmo as mais simples conseguem trazer uma boa adição para a decoração do jardim.

Outra forma de decorar o jardim é com os vasos, que podem ser de diferentes matérias, formatos e cores.

A iluminação do jardim de inverno não deve ser negligenciada, já que ela faz toda a diferença no ambiente. Coma grande maioria desse tipo de jardim é exposto à luz natural, a iluminação artificial só será um acréscimo para deixar o ambiente mais aconchegante.

Também é possível fazer uma composição de luzes, principalmente usando tiras de led, permitindo diferentes formas de usar a iluminação a favor do ambiente.

Seu principal aliado na decoração do jardim é a criatividade, por isso, não tema em inovar na hora de decorar esse espaço tão especial.

Mantenha sempre o jardim de inverno limpo e saudável

O jardim de inverno precisa de manutenção, principalmente da limpeza. Cuidar bem do ambiente, fazendo a higienização do local, principalmente em jardim com o teto exposto.

Como as plantas são as protagonistas no jardim, elas devem ser mantidas em um ambiente propício para o cultivo. Cuide das plantas, respeitando todas as necessidades para a sobrevivência e saúde de casa espécie.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.