Ao planejar o seu jardim, você pode optar por um que seja todo verde. Em climas amenos a frios ficam lindos os diferentes tons dessa cor. E em locais mais tropicais este estilo de jardim pode dar um toque exuberância.

Você pode encontrar um jardim todo verde em qualquer clima. Estes jardins costumam ser mais formais. Isto é, apresentam as sebes podadas e com canteiros bem definidos.

Nos locais de clima ameno encontraremos muitas coníferas e outras plantas sem floração atrativa, que passam desapercebidas. Pode, à primeira vista, parecer monótono, mas não é.

As diferentes texturas de folhagem, a cor verde de tons do claro ao escuro e a disposição em longos canteiros junto a gramados e fontes podem ter muitos encantos.

Jardim Todo Verde: Pinheiros e Coníferas para Climas Frios

jardim todo verde
Junípero

Muitas coníferas são usadas, pois em lugares frios elas se desenvolvem bem. São ideais para nossas regiões serranas e para o Sul do país.

Encontramos as de formato longo e estreito em tom verde bem escuro, como os juníperos (Juniperus chinensis), outras em formato de cone, como o pinheiro prateado (Chamaecypares lawsoninana), de folhagem acinzentada.

Também em tom de cinza azulado a tuia-azul (Chamaecypares pisifera). Imagine combinar estes formatos e tons com uma conífera em forma de gota e coloração verde-limão, como o cipreste-de-monterey (Cupressus macrocarpa). Já temos aí um belo conjunto para jardins grandes.

Árvores Nativas para um Jardim Todo Verde

jardim todo verde
Chorão

Árvores de formato bonito que não tenham flores atrativas também podem ser usadas no projeto do jardim verde. Nativa ou adaptadas ao clima de inúmeras regiões brasileiras, podemos introduzir diversas espécies.

Por exemplo, temos dentre muitas espécies, a aroeira-salsa (Schinus molle), nativa com folhagem fina e ramos pendentes.

Outro exemplar belíssimo é o chorão ou salso-salgueiro (Salix humboldtiana), nativo da América do Sul para áreas mais úmidas e que pode ser cultivado em quase todo o Brasil.

Opções de Arbustos em um Jardim todo Verde

Os arbustos são a melhor opção para preencher um jardim ou para jardins de menor porte que não comportam uma árvore. As escolhas são inúmeras e podemos sugerir algumas.

A conhecida cica (Cyca revoluta) de folhas rígidas e grande diâmetro, excelente para um canteiro unitário sobre um gramado. Em entradas junto a escadas ou em vasos o buxinho (Buxus sempervirens), sempre na moda e apreciados por muitos.

Necessita de um arbusto para esconder o muro? Opte pelo podocarpo (Podocarpus macrophyllus). Ou então uma dracena pau d´água (Dracaena fragrans), planta estrutural de grande efeito.

Herbáceas e Plantas de Menor Porte para o Paisagismo em Verde

jardim todo verde
Costela-de-Adão

Nem só de árvores e arbustos é feito um jardim. Ainda mantendo a cor verde predominante, temos muitas plantas para este projeto.

Dentre as herbáceas de flores não chamativas temos o curculigo (Curculigo capitulata) de folhas verde claras frisadas de grande efeito para cultivar junto a muros.

Da mesma forma, para grandes espaços junto a paredes temos a costela-de-adão (Monstera deliciosa). Para áreas mais sombreadas de canteiros, a aspidistra (Aspidistra elatior).

Plantas Menores para Lugares ao Sol

Lugares ao sol podem ter bambus, como o bambu-de-jardim (Bambusa gracilis e Phylostachis aurea).

Ainda ao sol, para preencher espaços no gramado ou em declives, o capim-chorão (Eragrostis curvula), com sua cabeleira que produz lindo efeito junto a gramados. Há ainda o capim-azul (Festuca glauca), com tom verde azulado de boa combinação junto a entradas de carro.

Gramados para um Jardim Todo Verde

jardim todo verde
Zoysia tenuifolia

A grama, sugerimos a S.Carlos (Axonopus compressus), de folhas largas e cor verde clara.

Também a esmeralda (Zoysia japônica) de folhas mais finas ou a coreana (Zoysia tenuifolia), de folhas bem fininhas e cor verde um pouco mais escura.

Plantas em Vasos num Jardim Todo Verde

Plantas em vasos também podem fazer parte do projeto do jardim somente verde.

Altos e com formato cilíndrico, terá um surpreendente efeito com uma cascata de folhas finas, como as do aspargo-pendente (Asparagus densiflorus ‘Sprengeri’) ou o aspargo-rabo-de-gato (Asparagus densiflorus ‘Myersii).

De folhas mais largas para jardineiras mais à sombra temos a maranta-verde (Calathea neoviedii). No jardim não se descarta folhas variegadas, desde que não haja cor diferente.

Pode optar pela maranta-pavão (Calathea makoyana) ou a calateia-zebra (Calathea zebrina), de grandes dimensões e folhas verde-claras com listras em tom escuro.

O jardim verde tem suas atrações. Não importa que não possa cultivar um jardim estilo europeu. Na sua região com certeza irá encontrar plantas adequadas para seu projeto. Visite hortos e produtores, irá se encantar com esta possibilidade.