A cor prateada no Jardim

 

Um jardim feito somente de folhagens em tons de verdes pode ser muito bonito, quando colocamos plantas de tamanhos e folhas diferentes, formas arredondadas ou colunares, como nos jardins estilo alpino, também conhecidos como jardins italianos.[clear]

[h3 type=”2″]Equilibrando as cores no jardim [/h3]

Ciprestes são ideais para jardins em climas frios

As coníferas, em especial os ciprestes tem seu lugar cativo neste projeto, onde flores ficam por conta de roseiras, arbustos, trepadeiras e plantas anuais.
São jardins de lugares onde o inverno é mais frio, mais ao sul do país.

Para jardins mais de clima tropical onde o uso de arbustos de folhas variegadas, como no fícos (Ficus lepreirii) ou mesmo multicolorido como no cróton (Codieum variegatum) fazem a dinâmica das cores atraentes do jardim, o pecado será tornar tudo tão colorido que haja saturação visual.

A solução de usar vegetação somente verde e flores brancas é um recurso do paisagista.[clear]

[h2 type=”1″]Plantas e arbustos de folhas prateadas [/h2]

A Gazânia Prateada

Existem alguns gêneros de plantas com folhas verde prateado, verde azulado e branco prata que podem ser usados e que fazem um ótimo contraponto, “esfriando” o excesso de cores vibrantes.

Exemplos: Cinerária, Helichrysum, Gazania e Artemísia.

Cinerária (Senecio canus)

A cor prata no jardim reflete a luz do sol e mesmo em dias cinzentos ajuda a iluminar o espaço.

Romanticamente, pode-se dizer que a folhagem prateada fica mais bela ao luar, refletindo a luz. Torna as outras cores mais vibrantes também, então cuidado para não exceder na sua quantidade no jardim.

Helichrysum Amorginum

A cor prateada da folhagem também pode ser usada como uma transição entre cores mais amenas, para jardins de flores em tons de azuis e rosa, cores consideradas mais suaveis.

Muitas destas plantas prateadas são originárias de locais quentes ou áridos e suas folhas por vezes têm pêlos esbranquiçados que ajudam a refletir a luz do sol e não elevam a temperatura da planta tanto quanto as verdes, diminuindo a transpiração e o consumo de água.

A maioria possui folhas finamente recortadas, ajudando na passagem do vento que de outra forma poderia danificá-las.

Artemisia arbuscula

São plantas que consomem pouca água e podem ser planejadas junto a jardins rochosos, de cactáceas e xerófitas com sucesso.

Nossa sugestão de hoje é o uso de arbustos verdes, floríferos ou não, com um ou dois crotons e alguma planta prateada, como bordadura ou maciço no canteiro.

Eng. Agr. Míriam Stumpf
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments