InícioPlantas & JardimPaisagismo & JardinagemSeparadores e Demarcadores para Canteiros no Jardim - Parte I

Separadores e Demarcadores para Canteiros no Jardim – Parte I

Canteiros no jardim são formas de decoração dos espaços, delineando áreas entre gramado e passeios ou entradas de carro. Simples ou ornamentados, podem ser o complemento perfeito para acabamento. Conheça a seguir separadores feitos de materiais orgânicos.[clear]

As bordas dos canteiros podem ser explícitas, sendo um complemento na decoração. Elas também podem passar desapercebidas, escondidas por plantas de acabamento de bordas.

Ao plantar, coloca-se pequenas herbáceas, floríferas, como a flor-de-mel (Globularia marítima) ou de folhagem decorativa, como o clorofito (Chlorophytum comosum) ou a barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan), plantadas bem juntas.

Elas crescem e ficam por cima, escondendo a borda. Muito usado em jardins naturais.

[h2 type=”2″ width=””]Materiais Naturais para Separadores de Grama ou Canteiros[/h2]

separador de madeiraDormentes, caibros, pedaços de troncos de árvores secas, são materiais naturais que têm efeito muito interessante, conforme o projeto de jardim.

Sua durabilidade depende de se o material foi tratado previamente, como dormentes auto clavados.

Material de demolição pode ser obtido e usado, uma forma interessante de usar o que seria descartado.[clear]

[h3 type=”2″]Mulch e Cascas de Árvores[/h3]

Mulching de cascas de pneus são comercializadas por empresas que fornecem as partículas em sacos. É material reciclado e a manutenção será apenas a limpeza de inços e grama que invadem o espaço.

As cascas de nogueiras e castanhas podem ser obtidas em empresas de beneficiamento das sementes, mas são restritas a localidades próximas. Já as cascas de pinheiro são comercializadas em quase todo o país.
Podem ser encontradas em vários tamanhos, sendo aconselhável as maiores para bordas de acabamentos.

[h3 type=”2″]Bambu e Tábuas de Demolição[/h3]

separador de bambuBambu, restrita a áreas onde possam ser adquiridas de produtores, muito usado em sítios onde há cultivo com o fim de cercas vivas para proteção de ventos.

Tem pouca duração, mas os efeitos visuais são ótimos, principalmente quando há uma disposição artista para amarrar o material, sendo interessante para projetos de paisagismo oriental.

Tábuas, oriundas ou não de demolições. Muitas foram usadas para a construção de lajes de concreto e trazem resíduos deste material. Deverão ser retirados, para não haver interferência com as plantas próximas.

Eng. Agr. Míriam Stumpf
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments