O isolamento provocado pela Covid-19 aumentou, e muito, a procura por um pet de companhia. A adoção de cães e gatos está crescendo, principalmente pelos meios digitais. E não é para menos: eles realmente trazem uma série de coisas boas para seus donos. Conheça-as a seguir.

O Pet Alivia a Solidão

pet de companhiaCerca de 80% das pessoas que possuem animais de estimação afirmam que se sentem menos solitários com a presença de seus pets. Além disso, um entre quatro donos reconhece que tomaram a decisão de adotar um bichinho porque sabem sobre os benefícios para a saúde mental.

Animais de companhia funcionam exatamente assim: fazendo companhia, trazendo alegria e responsabilidade a seus tutores. Na ausência de contato social, cães e gatos humanizam a atmosfera.

Outras espécies, como tartarugas, coelhinhos e peixes também levantam o astral de seus donos. Mas como não interagem tanto, cães e gatos ainda estão no topo da lista.

Pássaros a gente nem vai comentar, né? Gaiolas são antiecológicas e nenhum deles deveria morar numa.

Benefícios de Ter um Pet de Companhia na Saúde Mental

pet de companhiaJá foi cientificamente comprovado de animais de estimação impactam positivamente no estado de espírito das pessoas que convivem com eles.

Um dos estudos foi realizado na Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal. Uma de suas conclusões é a de que os pets amenizam o sofrimento de pacientes com tipos avançados de depressão, quando tratamentos tradicionais falham.

Isso leva à diminuição contra a anedonia, que é quando o indivíduo não consegue mais encontrar prazer mesmo nas atividades do dia a dia que costumavam lhes agradar. Como praticar exercícios, se dedicar a hobbies, encontrar amigos.

Até porque o animal exige cuidados diários para viver bem, e depende da iniciativa do dono.

Pessoas que apresentam dificuldades de relacionamento interpessoal são especialmente beneficiadas com a convivência com um pet, principalmente cães, que chegam a um intenso grau de empatia com seus donos.

Uma Rotina Saudável

Muitas pessoas em home office perdem noção das horas e acabam trabalhando mais do que o planejado. No entanto os que tem pets conseguem fazer pausas ao longo do dia.

O próprio fato de desviar a atenção da carreira para preparar a alimentação e a higiene do animal já relaxa o cérebro. Passear ou sentar-se com ele ao sol, fazer e receber carinho tem um impacto mais valioso do que se pensa.