Por que ter uma parede em um só tom se ela pode ter nuances maravilhosas? A decoração ombré e degradê é uma tendência que só cresce. Ela celebra, em efeito de cores gradientes, a diversidade de tons presente em nossas casas nos últimos anos. Conheça a seguir as semelhanças e diferenças entre os dois conceitos e inspire-se com projetos incríveis.

Diferença entre parede ombré e degradê

ombré e degradé
Foto: Pinterest

Conhecida como parede ombré, este termo francês significa “sombreado”. Portanto, assim como se faz nas artes visuais, notadamente no desenho e na pintura, é preciso utilizar no mínimo duas cores para chegar ao efeito, que deve ser esfumado (sim, como na maquiagem de olhos também!).

Além de poética, a parede ombré dribla o efeito chapado próprio do uso de apenas uma cor. Muitas pessoas empregam essa técnica como alternativa à pintura de dois ou mais tons diferentes separadamente em diferentes paredes do mesmo ambiente.

ombré ou degradê
Foto: HGTV

Já o degradé não exige que as fronteiras entre as cores seja suave demais. Pode muito bem ter linhas bem definidas entre um tom e outro. Ainda assim tem sido amplamente chamado de ombré. E por isso vale a pena esclarecer a diferença entre os dois, mas sem tanto rigor assim.

Você pode escolher o verde, que é a cor tendência de 2022, e explorá-lo como neste banheiro. Pra que se limitar a um tom só?

Ombré, degradê ou bicolor?

ombré ou degradê
Foto: Casa Vogue

Algumas pessoas se referem ao uso de dois tons de “bicolor”. Para elas não importa se a transição de uma cor pra outra é bem esmaecida, como o ombré, ou mais definida, como o degradê.

Por sua vez o bicolor não exige graduação de cores, como no arco-íris – o azul escuro que vira azul marinho, que vira azul celeste, azul esverdeado, verde claro e assim por diante. Pode, por exemplo, unir uma parte vermelha e outra amarelo-limão sem passar por todos os tons intermediários.

ombré e degradê
Foto: Casa Vogue

A verdade é que é sempre legal conhecermos as terminologias mas não nos prendermos nelas tanto assim. No fim das contas o que as duas tendências, ombré e degradê (e às vezes até a bicolor!) possuem em comum é trazer mais variedade cromática para o ambiente.

Afinal nada é só uma coisa ou outra. Tudo é feito de nuances!

Ideias de decoração com parede ombré

ombré e degradê
Foto: The Spruce

Como a transição de uma cor para outra é bem suave, a parede ombré é ideal para quem quer um ambiente com efeito relaxante, de paz. Isso fica ainda mais evidente quando tons mais claros são escolhidos.

Fica perfeito em quartos de bebês e crianças. Sem contar com aqueles lugares especiais da casa, como seu cantinho zen.

ombré e degradê
Foto: Pinterest

O que surpreende é que, mesmo cores mais marcantes, como esse roxo, ganham luminosidade numa pintura ombré. Ou seja: a técnica não restringe a paleta que você escolheu, por mais fechada que ela seja. O cômodo vai continuar cheio de personalidade.

ombré e degradê
Foto: Casa e Festa

Uma forma bem clean de pintura ombré é escolher um tom e prever sua transição para o branco. Isso pode ser feito com qualquer cor.

Você pode optar por aplicar a cor de baixo para cima ou ao contrário, de cima para baixo.

Se o cômodo é menor o ideal é fazer com rodapé colorido e transicionando para o branco conforme chega ao teto. Isso dá a impressão de amplitude do pé direito do ambiente, como um nascer do dia que se abre sobre nossas cabeças.

ombré e degradê
Foto: checopie.com

O gradiente ombré pode ser mais rústico. Neste projeto percebemos claramente que a aplicação de todas as cores de tinta foi mais rústica.

Ao mesmo tempo a transição ainda é bem suave e envolve um tom transitório entre o azul forte e o branco puro. Ele pode ser obtido trabalhando a própria tinta azul com o branco ou mesmo adotando uma segunda tonalidade de azul mais clara.

ombré e degradê
Foto: Casa Vogue

Note que a cor mais escura em cima e mais clara embaixo tende a marcar melhor os limites do espaço, criando um tipo de cobertura. Essa estratégia visual é linda, mas funciona melhor quando a área é mais alta ou abobadada, como neste portal de hall de entrada.

Quando o pé direito é alto pode ser mais acolhedor.

Veja que, com o ombré, a transição de uma cor como o azul com outra como o alaranjado se desenvolve de um jeito extremamente harmônico e natural.

Inspire-se com o degradê na pintura de paredes

ombré e degradê
Foto: Conexão Decor

Um degradê muito bem definido em gradações de roxo até o lilás: faixas estreitas de branco separam um tom do outro, não deixando vez para ser interpretado como ombré.

O resto da decoração dialoga com as cores. O garden seat prateado enobrece a proposta mais pop.

ombré e degradê
Foto: Pinterest

Se você sonha em aplicar um tom vibrante como laranja vivo mas tem medo de que fique muito saturado o ombré e degradê são excelentes saídas.

Aqui cada tom encontra diretamente o próximo.

ombré e degradê
Foto: Chatelaine

A gradação está aí mas seus limites são melhor definidos, apesar de borrados. Este é um exemplo de pintura de parede degradê dentro de uma paleta azul.

ombré e degradê
Foto: The Design Twins

Uma pintura mais rústica de degradê em paredes. Ela pode ser feita com a ajuda de uma esponja de lavar louça, sem se preocupar muito em esmaecer as cores de uma para a outra.

O mais indicado sempre é começar pelo tom mais claro até o mais escuro.

ombré e degradê
Foto: Architecture Art Design

E tanto o degradê como o ombré podem ser feitos de maneira vertical ao invés de horizontal. Se quiser ser mais criativo cogite pintar, do tom mais forte para o mais fraco, portas de um mesmo armário.

Formas criativas de usar o ombré e degradê na decoração

A tendência das gradações de cores, típica do ombré e degradê, pode ser ainda mais criativa do que o que apresentamos até agora.

ombré e degradê
Foto: checopie.com

Você pode planejar a pintura da parede, tanto em ombré quanto em degradê, de acordo com um móvel cuja cor você adora e quer ressaltar.

Esta banheira em verde-água ficou primorosa com um fundo no mesmo tom. Ao mesmo tempo, se a cor de cima ficasse embaixo, ela se destacaria pelo contraste.

ombré e degradê
Foto: checopie

Um degradê bicolor bem constrastante entre cinza e off-white imita o quadro ao lado da moça. Ou é o contrário?

Portanto sim, você pode se inspirar numa arte abstrata para pintar sua casa; ou criar uma arte abstrata cromática para dialogar com a sua parede!

ombré e degradê
Foto: Casa Vogue

É uma pintura figurativa e também é degradê! Uma floresta montanhosa de seis planos – e número igual de verdes. Então tá combinado que, com o degradê e seus contornos definidos, dá para desenhar também.

ombré e degradê
Foto: Litfad

Degradê quase ombré: manchas arredondadas horizontais bem transparentes tem contornos definidos, mas bem desmaiados ao mesmo tempo. Também é artístico.

ombré e degradê
Foto: Pretty Handy Girl

A sua pintura de parede gradiente pode ser em evolução diagonal. Ideias a partir de ombré e degradê são infinitas.

Se você se apaixonou pela proposta e quer agilizar a transformação do seu espaço para essa tendência também vai encontrar papel de parede prontinho para aplicar em casa.