O método Montessoriano é baseado no princípio de que a criança aprende tudo sozinha – você só precisa dar as condições para isso. E sugerimos começar pelo quarto montessoriano. Afinal, onde mais criar um ambiente em desenvolvimento, se não no quarto da criança?

Se você está pensando em criar um quarto Montessoriano para seu filho, confira estas dicas!

Fonte – Pinterest – quarto Montessoriano

Um quarto montessori é um ambiente de aprendizado projetado para promover a independência de crianças pequenas.

O objetivo de um quarto Montessori é incentivar as crianças a serem independentes, capazes de pensar criativamente e resolver problemas por conta própria.

1. As cores importam

O quarto é o cômodo principal na vida de uma criança, ela passa a maior parte do tempo lá. Isso significa que seu ambiente em desenvolvimento será em grande parte fechado neste espaço.

Deve-se dar preferência a cores claras e tons suaves. Mais adequado branco e tons de bege, azul pastel e rosa, verde pálido.

polishedplayhouse.com

No contexto de um espaço monocromático, os brinquedos “soarão” mais brilhantes e a atenção da criança estará focada neles, e não em olhar para padrões que não carregam uma carga de desenvolvimento.

Especialistas em pedagogia montessoriana dizem que o espaço dos quartos das crianças deve “acalmar a alma e satisfazer o desejo inato de ordem“. Portanto, a melhor escolha para um quarto são cores e materiais neutros.

2. Tudo ao seu alcance

Tudo o que está no quarto da criança deve ser adaptado ao seu crescimento – este é o principal princípio do quarto Montessori. Portanto, uma cama alta, prateleiras que uma criança não pode alcançar sem uma cadeira alta, não são uma opção.

Para tornar mais fácil imaginar em que nível todas as coisas no quarto das crianças devem estar, sente-se no chão ou agache-se. O que você pode alcançar? Esses móveis e elementos de jogo são o que você precisa.

Por exemplo, será conveniente que um bebê suba em uma cama com colchão baixo desde muito jovem.

Obviamente, você precisa se lembrar da segurança das crianças e remover todos os itens proibidos do acesso.

theempowerededucatoronline.com

Mas é melhor garantir que a criança simplesmente não os veja e não tenha o desejo de alcançá-los.

3. A cama mais baixa possível

Este é um dos elementos mais importantes do quarto de uma criança. É ideal que a cama fique apenas no chão, especialmente para bebês com menos de 3 anos.

Em primeiro lugar, desta forma a criança poderá “gerir” a sua rotina diária, sem esperar que a mãe ou o pai a coloquem na cama.

Em segundo lugar, essa cama excluirá quedas e lesões – tanto em um sonho quanto enquanto estiver acordada e a criança estiver explorando o espaço.

Esta liberdade de movimento é projetada para ensinar à criança a liberdade de pensamento. Ela mesmo acorda, vai até o brinquedo que o interessa- e faz suas primeiras pequenas descobertas.

4. Poucos brinquedos

Um excesso de elementos para brincar não permite que o bebê se concentre em uma coisa, ou que estude o brinquedo direito.

Portanto, compre um número limitado de brinquedos, mas preste atenção à sua qualidade e potencial educacional.

Por exemplo, todos os bebês vão adorar chocalhos feitos de materiais naturais, laços e caixas.

Interagindo com um brinquedo por um tempo máximo, o bebê poderá usar toda a sua imaginação e entrar de cabeça no jogo. E a necessidade de um “parceiro” desaparecerá.

5. Liberdade de movimento e simplicidade

O quarto deve ser decorado de forma minimalista. Quanto mais simples a decoração, móveis e decoração, melhor.

É necessário proteger os sentidos da criança do estresse excessivo. O quarto deve ser espaçoso o suficiente.

É necessário deixar espaço livre para aprendizagem e jogos. Portanto, dos móveis vale a pena comprar apenas o mais necessário.

A sala deve ser minimalista, mas não vazia e sem vida. O componente estética é muito importante.

Em primeiro lugar, é necessário formar um senso de beleza na criança. Em segundo lugar, coisas bonitas atraem crianças, estimulam seu interesse.

אורלי אלירז וילנסקי אדריכלות ועיצוב פנים

Os interesses das crianças que devem ser colocados em primeiro plano. Para a decoração, você deve escolher um tema pelo qual o bebê seja apaixonado.

Talvez sejam animais, plantas, transporte ou heróis de contos de fadas – o principal é que os olhos das crianças brilhem pelo que vê.

Ao criar um interior para uma criança mais velha, você deve definitivamente consultá-lo ao resolver certos problemas (por exemplo, ao escolher móveis, elaborar um plano de quarto etc.).

6. Liberdade de escolha

É necessário dar à criança a oportunidade de escolher roupas, livros, brinquedos de forma independente.

Tudo isso deve ser organizado para que o pequeno proprietário não apenas veja os objetos, mas também possa obtê-los facilmente.

É por isso que os móveis de quarto Montessori são principalmente baixos e abertos. Para armazenar roupas que a criança escolherá, muitas vezes são equipados mini-vestiários.

7. Espelho no quarto das crianças

Parte da decoração testada em Montessori do quarto de uma criança também é um grande espelho pendurado acima do chão para que o bebê possa ver a si mesmo.

As crianças nos estágios iniciais de desenvolvimento não reconhecem seu próprio reflexo, mas estão muito interessadas e enquanto se observam podem passar muito tempo nesse tipo de jogo.

8. Colchão ou esteira de atividades

No quarto montessoriano, as crianças passam muito tempo brincando no chão. Portanto, quase desde o nascimento, a criança deve ter um lugar para brincadeiras e movimentos. Pode ser um tapete, colchão ou esteira.

9. Mesa e cadeira de acordo com a altura da criança

VAGGNER

Assim que a criança aprender a sentar, você pode colocar uma mesinha e uma cadeira de acordo com a altura do bebê. Incentive seu filho a ser criativo ou fazer um lanche à mesa.

10. Zona criativa

No quarto montessoriano os materiais criativos devem estar disponíveis gratuitamente. Para as crianças muito pequenas, ofereça tintas a dedo e massinha caseira.

Você pode fazer um suporte para os desenhos e artesanato do seu filho.

11. Limpeza

Ensine seu filho a limpar sozinho se ele derramar água ou manchar a mesa com tintas.

Para fazer isso, coloque um pano ou esponja em um determinado local. Uma criança mais velha também pode receber uma pequena escova e até um pequeno esfregão.