O closet aberto deixou de ser um espaço para organizar roupas e se tornou o grande desejo de consumo da grande maioria das pessoas.

Quem não quer ter um espaço reservado para aqueles pequenos luxos e momentos de contemplar a organização que somente um closet pode oferecer?

Mas se engana quem acredita que um closet só pode ser projetado em um nível Kardashian, com um espaço imenso para usar e usufruir. Com um pouco mais de espaço você também pode criar o seu closet, o importante é seguir o seu estilo e principalmente sua necessidade de uso.

Foto: Pinterest – aliciafashionista.com

E para facilitar e trazer economia, uma opção de closet que cresce em popularidade é o closet aberto, uma forma de usar o móvel, mas sem a adição de portas.

Essa forma de closet aberto ajuda nos casos de falta de espaço e ainda é uma versão mais barata por não conter portas.

Se você está interessado em um closet aberto, te guiamos com as principais informações sobre esse estilo e algumas dicas para ajudar no projeto de closet aberto ideal para você.

Antes de tudo, limpe a bagunça

guarda roupa
Foto: Pinterest – tuacasa.com.br

Lógico que a ideia de criar um closet deixa a pessoa animada e já na expectativa de iniciar o projeto, mas antes de qualquer outro passo, a primeira coisa a se fazer ante de tudo é limpar a bagunça.

Como o closet tem uma função de organizar as roupas de uma forma mais otimizada do que um guarda-roupa, e para não trazer essa bagunça para o novo móvel, procure fazer um limpa tirando tudo aquilo de excesso, o que você não usa mais.

Procure por acessórios, roupas, sapatos, e decida se vai colocar para doação ou vender para algum bazar. O importante é manter o que realmente usa, ou que tem algum uso para o futuro, fora isso, o ideal é se desprender daquilo que não tem utilidade para você.

Com essa organização feita fica mais fácil saber qual a necessidade do tamanho do closet e qual o formato que melhor corresponde com a sua necessidade.

Closet aberto – Defina o tamanho do closet

guarda-roupa aberto
Fonte: Pinterest – culturacolectiva.com

Com a bagunça arrumada, fica mais fácil definir qual deve ser o tamanho do closet e como ele deve ser dividido.

Um detalhe muito importante sobre o tamanho do closet é que tudo depende do tamanho disponível no espaço.

Não há uma definição sobre qual deve ser o tamanho do closet, mas é considerado a partir de 70 a 80 cm de área de circulação do tamanho que já disponibiliza um certo conforto.

Como o modelo é um closet aberto, sem a instalação de portas, o móvel ganha mais espaço, o que facilita a instalação em locais menores.

É importante ressaltar que o tamanho do closet vai depender do tamanho disponível do local, somente com essas medidas é que se pode iniciar um projeto para o closet.

Escolha o material para o closet aberto

guarda-roupa aberto
Fonte: Pinterest – casavogue.globo.com

Com o projeto em andamento e o tamanho já definido, é importante escolher qual material será usado para o closet aberto. Dependendo da escolha, o closet pode ter valores variados, com cada material sendo indicado para cada perfil.

Entre os mais usados estão o gesso, madeira, alvenaria e MDF. Cada um oferece tanto benefícios como desvantagens, por isso você deve-se buscar o material que mais corresponde com o seu perfil e o seu orçamento.

  • Closet de gesso: Esse é um material muito utilizado por quem busca uma construção sem muita bagunça, com poco tempo de trabalho e com um valor menor do que o convencional. Conhecido como Drywall, essa técnica usa estruturas de aço e chapas de gesso. Entre as principais vantagens desse closet é o seu valor mais barato comparado a outros materiais, além de permitir uma maior customização, com diferentes acabamentos. O ponto negativo é que o closet de gesso ocupa mais espaço e é totalmente fixo em um só lugar, sem a possibilidade de montar em outro espaço.
  • Closet de madeira: A madeira é um dos materiais mais usados no projeto do closet. Para um closet sob medida será necessário o trabalho de um marceneiro, que definirá como o closet pode ser montado no espaço definido. Diferente de outros materiais, a madeira tem um custo bem maior, principalmente se for uma madeira de qualidade, porém sua durabilidade é longa, sem esquecer que o closet de madeira pode ser desmontado para montar em outro lugar.
  • Closet de alvenaria: o uso de alvenaria é mais uma opção para quem procura um material mais barato do que a madeira. Assim como o closet de gesso, a instalação de um closet de alvenaria depende de um certo espaço, e também é fixo em um só lugar. A alvenaria é um material muito resistente, mas tem um maior tempo de construção do que o closet de gesso.
  • Closet de MDF: o MDF vem substituindo a madeira em muitos móveis, incluindo no closet. Para quem não quer abrir mão da madeira, mas não tem orçamento para usar esse material, a opção é usar o MDF, material com grande similaridade com a madeira, porém com um custo bem menor.

A iluminação é fundamental para o closet aberto

guarda roupa modulado
Fonte: Pinterest – coalandcove.co

Não podemos deixar de falar da iluminação do closet. Além de ser fundamental para a funcionalidade do closet, a iluminação também pode ser uma adição para a decoração do espaço.

Dependendo da decoração que o closet está seguindo, a iluminação pode ser usada em diferentes estilos.

Para quem busca um visual deslumbrante, luxuoso e chamativo, um lustre vais ser a escolha perfeita para o closet. São vários estilos que podem ser aplicados ao ambiente, deixando um estilo com a proposta da decoração do closet.

Já se você procura por algo mais clean, com um visual mais equilibrado, uma opção é pelos pendentes, que são disponíveis nos mais variáveis estilos para compor diferentes decorações.

Outra opção de iluminação é com pontos de luz no próprio closet, com leds na gaveta e nos nichos, criando um destaque para as roupas e acessórios expostos no local.

A iluminação tem uma grande importância ao garantir visibilidade das peças, já que muitas vezes o closet fica em um ambiente com pouco acesso à luz.

Closet aberto – Invista em bons cabides

guarda-roupa aberto
Fonte: Pinterest – lifebylufe.com

Não poderia deixar de falar de closet aberto sem citar os cabides, grandes acessórios que auxiliam na organização do ambiente.

São vários modelos de cabides, alguns com mais funcionalidades para ajudar a manter o armário organizado. Não deixe de investir em bons cabides, com qualidade e que não cause danos as peças.

Não esqueça dos espelhos

Sem dúvida o espaço do closet não pode ficar sem espelhos. Como é um espaço onde a pessoa utiliza para a arrumação, é normal que espelhos sejam instalados no local, proporcionando uma visão de como fica o resultado final do look.

Como é um closet sem porta, local onde é comum o espelho ser instalado, outro espaço deve ser reservado para colocar o espelho.

Assim como outros elementos de decoração, o espelho pode ser encontrado em diferentes modelos e formatos, para os mais diversos estilos de design.

O bom uso do espelho ainda proporciona um efeito de amplitude para o espaço, o que é comum em closet já que costuma ser montado em um espaço pequeno da casa.

Closet aberto – Mantenha sempre organizado

Um closet aberto para funcionar bem, depende exclusivamente de seus usuários.

Diferente do closet convencional, que possuiu portas, o closet aberto sempre terá os conteúdos do armário expostos. Isso exige que a pessoa tenha uma disciplina para manter o closet sempre bem organizado.

A organização não é só pela estética do ambiente, mas também uma forma de otimizar o uso do espaço, já que com tudo bem organizado, você sempre terá controle sobre onde estão as peças de roupas ou calçados, o que vai resultar em uma maior facilidade para sua vida.

Decore o closet com o estilo que mais te agradar

O segredo para o bom resultado de um espaço é sempre usar o seu gosto como principal fonte de inspiração. Não caia na ilusão de seguir o estilo ou tendência somente por sugestão de alguém.

Sempre pesquise inspirações e o mais importante, busque um design que te agrade, que tenha o seu gosto, assim, o resultado do espaço vai refletir com o que você realmente procura.

A decoração é uma parte fundamental para o closet, é nele que esse espaço ganhará personalidade.

Sendo um espaço isolado, o closet não precisa seguir necessariamente o mesmo estilo de decoração do restante da casa, o que permite uma liberdade para criar um estilo único para esse espaço.

Dependendo do espaço do closet, você pode investir em decoração como puff, banco e poltrona para deixar o ambiente mais aconchegante. A escolha das cores, tapete, papel de parede e cortinas são todos processos de customização do closet.

Caso o seu closet seja espaçoso, uma opção é disponibilizar um espaço com penteadeira, onde maquiagem, joias e acessórios de cabelo possam ser expostos, deixando um só local para a arrumação completa.

Outra opção para a decoração é usar manequins com alguns looks montados, deixando o espaço com um estilo que lembra o de lojas luxuosas. Dá para criar diferentes formas de decorar o closet, seguindo os mais diferentes estilos.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.