Cozinha azul petróleo: Muitas vezes, a cozinha acaba sendo um dos cômodos onde mais elememos usar cores, isso é devido a nossa cultura de manter esse ambiente com cores claras.

Mas se você está pensando em deixar esse cômodo um pouco colorido, uma dica é adicionar um toque de azul petróleo, uma cor sólida, discreta, elegante e que vai conversar perfeitamente com esse ambiente.

Existe um grande temor em usar cores não convencionais, mas se você está com desejo de mudar a cozinha e ousar, então você não pode deixar de considerar o azul petróleo como a cor ideal para esse ambiente.

Foto: Pinterest – homebunch.com

Se você ainda está em dúvida sobre essa cor, acompanhe esse artigo sobre como fazer para trazer o azul petróleo para sua cozinha e deixar o ambiente espetacular.

Por quer escolher o azul petróleo para a cozinha?

Mudar pode trazer medo, mas existe um bom motivo para você dar uma chance para o azul petróleo em sua cozinha.

Para começar essa é uma das grandes tendências dos últimos anos, e não é preciso temer que a cor seja só uma modinha momentânea, esse tom de azul é pura elegância e vai se manter como uma das melhores opções de cores.

Para quem gosta de seguir o conceito Feng Shui, o tom representa o elemento madeira, e compatível com o elemento água. É uma cor relacionada ao crescimento, compaixão e vitalidade.

Mesmo sendo um tom forte, o azul petróleo é uma cor sóbria, séria e que traz uma indicação de maturidade ao ambiente.

Quais cores combinar com o azul petróleo?

Se o temor por essa cor é o medo de não saber criar combinações com ela, saiba que o azul petróleo é um dos melhores tons para criar combinação, podendo fazer parte de paletas com tons neutros e tons mais fortes e vibrantes.

cozinha azul petróleo
Foto: Pinterest – olive-branch.biz

Esse é um dos motivos que faz o azul petróleo ser essa grande tendência em 2022, e por isso você não pode perder a oportunidade de transformar sua cozinha com esse maravilhoso tom. Aproveite e veja algumas formas de combinar o azul petróleo com outras cores.

Azul petróleo + marrom

Sabe aquele ambiente sofisticado? É assim que a combinação do marrom com azul petróleo deixa qualquer ambiente. O marrom entra como uma cor que traz um destaque ao azul petróleo, ao mesmo tempo que equilibra o visual do cômodo.

Azul petróleo + cinza

O cinza é um grande coringa quando se fala em combinação de cores, e não seria diferente ao combinar azul petróleo com a cor. Essa combinação é ótima para criar um ambiente moderno.

Azul petróleo + branco

Para quem não quer abrir mão do branco, uma opção é combiná-lo com o azul petróleo, esse tom mais forte quebra o excesso do branco, ao mesmo tempo que traz mais personalidade ao ambiente.

Azul petróleo + amarelo

Essa é uma combinação que cria um contraste magnifico, ele também funciona com a cor laranja.

Como é um tom vibrante, essa junção com o azul petróleo é uma opção para quem gosta de sair do tradicional e quer trazer mais alegria ao ambiente.

Azul petróleo + bege

Para criar uma decoração mais minimalista e chique, o azul petróleo pode ser combinado com o bege, com o tom escuro se destacando.

Onde usar a cor azul petróleo na cozinha

cozinha azul petróleo
Foto: Pinterest – casavogue.globo.com

São várias inspirações possíveis com a cor azul petróleo. O importante é saber dosar e combinar a cor com outros elementos comuns em cozinha como madeira e metal.

Você pode escolher em quais locais o azul terá predominância, ou até se o tom só será usado como um contraste em alguns detalhes.

O importante é saber que é possível decorar sua cozinha com essa cor, usando diferentes maneiras. Confira algumas dicas de onde utilizar o azul petróleo na decoração da sua cozinha.

Móveis

Já é possível encontrar vários móveis de cozinha na cor azul petróleo.

Existe a opção de comprar o armário completo nessa tonalidade, mas também a opção de adquirir peças separadas, assim criando a própria composição com essa cor.

Você pode encontrar cristaleira, buffer, mesa, balcão e prateleiras na cor azul petróleo.

Paredes

Para quem quer usar a cor na parede, são diferentes possibilidades de utilizar o azul petróleo.

É muito comum o uso de revestimentos de cerâmica na cozinha, e esse pode ser um dos pontos onde a cor azul petróleo será usada. São diversas texturas com essa cor, dando a possibilidade de compor o ambiente.

Como a cerâmica tem um preço mais elevado, uma opção para quem não quer uma grande reforma é o uso de papel de parede lavável, ele é menos resistente do que outros revestimentos, mas possui o preço mais em conta e não necessita de muita mão de obra.

Para quem prefere manter somente a pintura, uma opção é usar técnicas de estilos diferente do convencional como a pintura meia parede, que conversa muito bem com esse tipo de ambiente. Outra técnica é o efeito marmorizado, que combina muito com esse tom de azul.

Utensílios

Outra maneira de utilizar o azul petróleo é nos utensílios. Eles são um verdadeiro aliados na decoração, já que com o tempo receberam novas roupagem e se tornaram parte da decoração da cozinha.

Você pode encontrar diversos utensílios nessa coloração, sendo mais uma forma de incluir a cor no ambiente.

Eletrodoméstico

Nos últimos anos os eletrodomésticos começaram a seguir tendências, saindo do branco e cromado e ganhando novas tonalidades. Algumas marcas já oferecem esses aparelhos em cores como o azul petróleo, sendo mais comum encontrar liquidificador, batedeira e cafeteira nesse tom.

Como pintar armário de cozinha na cor azul petróleo

Para quem quer se aventurar e dar uma economizada renovando o armário sem grandes gastos, a opção é pintar. Mas esse trabalho pode se tornar uma dor de cabeça se for feito sem os matérias certos.

Primeiro é necessário seguir a forma de pintura de acordo com o material de seu armário, já que cada uma vai ter produtos e modo de pintura diferentes.

Pintando armário de cozinha de madeira

Antes da pintura é necessário preparar o móvel. Para isso você terá que remover os puxadores, alças e outras partes que não podem ser pintadas.

Após esse momento, procure se o móvel tem algum defeito na sua estrutura, como buracos. Caso encontre, o móvel terá que ser consertado usando massa de madeira.

Com o móvel já verificado e consertado, agora é a hora de lixar. Primeiro inicie com a lixa grossa, ajustando principalmente os lugares que precisaram passar a massa. Por fim, finalize com uma lixa fina, dando o acabamento na peça.

Agora é momento de aplicar o prime, isso vai garantir uma maior adesão e durabilidade da pintura. Com isso não deixe de fazer essa etapa.

Com o móvel todo preparado, chegou o momento de pintar. Não se esqueça de proteger o local aonde você vai fazer a pintura.

Para pintura em material como madeira, as tintas mais adequadas são:

  • tinta esmalte sintético,
  • tinta epóxi,
  • tinta acrílica,
  • tinta látex.

Sempre leia a indicação de uso de cada tinta, algumas podem ter modos de preparo diferentes como é o caso da tinta esmalte, que precisa ser diluída em solventes.

Pintando armário de cozinha de aço

Outro material comum em armários de cozinha é o aço. Grande parte da pintura desse armário é similar com o de madeira, mas alguns detalhes são próprios para o trabalho nesse material.

Assim como no armário de madeira, a primeira coisa a fazer é preparar a peça, removendo puxadores e alças.

O processo de lixar também deve ser feito nesse tipo de armário, deixando a superfície mais áspera, facilitando em uma melhor adesão da tinta.

Com o armário lixado, agora é o momento de limpar a peça, use um pano úmido e retire quaisquer detritos que ficaram na superfície.

Observe se o armário apresenta alguma parte enferrujada, nesse caso será necessário a aplicação de um removedor de ferrugem. Aplique o prime seguindo a orientação do fabricante.

Não esqueça de proteger o local onde o armário será pintado e procure por tintas compatíveis com o material como tinta esmalte a base de água.

Um problema que pode acontecer ao pintar um armário de aço é a peça ficar com marcas do pincel. Nesse caso o mais indicado é usar compressor e pistola, mas para quem não tem essa disponibilidade, a melhor opção é usar o rolinho de espuma e o pincel só para o acabamento.

Para quem não quer ter tanto trabalho, ou até tem medo de se arrepender, uma outra opção é encapar o móvel com papel contact.

Esse não é um trabalho simples, e talvez você irá precisar que um profissional faça o serviço. Porém, é uma opção para renovar o móvel sem correr o risco de se se arrepender, já que se não gostar o resultado é só remover o papel.

  • Veja mais: Dia dos namorados: conheça a Forever Rose, rosa natural blindada à ouro
Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.