O design escandinavo é popular em todo o mundo, há muito tempo é objeto de inveja e imitação. Isso não é segredo para ninguém. Os moradores da Escandinávia, Islândia, bem como seus vizinhos, os finlandeses, sempre projetaram suas casas de maneira original e autêntica.

Até que um dia eles mesmos se tornaram criadores de tendências na moda de interiores. O que é bastante natural: os interiores escandinavos habilmente, por capricho, combinam os princípios do minimalismo, decoração nórdica aconchegante e móveis confortáveis ​​da era moderna de meados do século.

Mais e mais pessoas estão se tornando fãs de interiores escandinavos, e por boas razões. Reunimos alguns dos motivos mais importantes.

estilo escandinavo
Fonte: Pinterest – www.admagazine.ru

Design escandinavo não requer grandes investimentos

Ao escolher a estética escandinava, você economizará muitas preocupações e custos desnecessários.

Não há necessidade de comprar móveis elaborados que são difíceis de combinar com outros itens, as superfícies de madeira podem ser deixadas sem tratamento e o aparador da avó não precisa ser trocado por um novo – ele pode se encaixar com sucesso no interior e se tornar seu destaque.

Os interiores escandinavos são confortáveis ​​para se viver

estilo escandinavo
Fonte: Pinterest – www.admagazine.ru

Em tal interior, tudo é extremamente funcional e, ao mesmo tempo, não há nada supérfluo.

Um banquinho pode servir como mesa de cabeceira, e um armário de sapatos pode servir como armazenamento para pequenas coisas.

Além disso, o estilo escandinavo permite combinar organicamente tradição e tecnologia moderna – você não precisa sacrificar o conforto por causa da beleza.

São ideais para casas escuras

Nos países do norte, dias curtos de sol e clima severo, os designers locais se esforçam para economizar o máximo de luz e calor possível.

Muita cor branca, uma variedade de lâmpadas, espaço organizado – graças a tudo isso, o ambiente pode parecer muito mais brilhante e maior.

Muitos apartamentos suecos não têm cortinas, o que os torna visualmente ainda mais espaçosos. Em nossas realidades, decidir sobre essa técnica exige coragem, mas por que não?

Permite que você experimente cores

estilo escandinavo2

Aqui, no que diz respeito à cor, a regra principal é sem regras. Isso também nos atrai para a estética escandinava. Se você deseja monocromático discreto – por favor, acentos brilhantes – nada impede sua imaginação.

Design escandinavo é sempre aconchegante

Lareiras, velas, plantas, cobertores quentes, pequenas coisas originais é sempre um prazer voltar a uma casa assim, e detalhes interessantes a tornam memorável e não chata.

Cada item reflete uma abordagem escandinava completa da vida e o coloca em harmonia consigo mesmo.

É dada preferência a materiais naturais

Os escandinavos estão tentando viver de forma ecológica e aproveitar ao máximo os materiais naturais sempre que possível: algodão, linho, lã, madeira maciça.

Devido a isso, o interior torna-se agradável não apenas na aparência, mas também no toque.

Layout básico: quanto menor o espaço, menos móveis e decoração

estilo escandinavo
Fonte: Pinterest – woman-delice

O fundo calmo e as formas de móveis e decoração desse estilo, como regra, não exigem grandes salas e soluções especiais de planejamento.

Preenchendo o interior com móveis, tecidos e acessórios, lembre-se de que o estilo escandinavo de orientação minimalista ainda não tolera empilhamento, portanto, quanto menor o espaço de um apartamento ou casa, mais simples deve ser o mobiliário e menos móveis devem estar nele.

Design escandinavo tem paleta de cores frias, padrões nórdicos

O esquema de cores do estilo escandinavo não se limita às cores brancas e amadeiradas. O estilo adiciona grafite, azul escuro, verde esmeralda, tons de cereja.

Em geral, o estilo escandinavo é sobre cores frias, e mesmo as inicialmente quentes – marrom, areia, vermelho, geralmente são transmitidas nos tons mais frios possíveis.

Os nortistas, especialmente os finlandeses, têm uma visão bastante interessante e descomplicada de cores e padrões.

Uso de plantas internas criam uma sensação de verão

As plantas de interior encaixam-se perfeitamente no interior de estilo escandinavo.

Organize plantas grandes e pequenas ao redor da casa como um lembrete do verão.

Não se esqueça dos vasos, é melhor que sejam do mesmo design e combinem com as cores da sala para que seu interior não pareça caótico.

Uma boa opção seria colocar os vasos em cestos de vime, eles definitivamente se encaixam no estilo escandinavo, e você não precisará trocá-los à medida que a planta cresce.

Materiais naturais tornam o interior ecológico

Outra característica do design escandinavo é o uso de materiais naturais. Móveis de madeira, toalhas de mesa e cortinas de linho, copos, tapetes e cestas, tudo isso é típico do estilo escandinavo.

Mais informações sobre o design escandinavo

A popularidade do estilo escandinavo é em grande parte baseada na fadiga do excesso de cores, detalhes e decorações.

O início do século 21 sobrecarregou a pessoa comum com informações, especialmente visuais.

Os fãs desse estilo em casa buscam paz e ordem, aderem ao minimalismo nas coisas, apreciam a funcionalidade geral de todas as soluções.

Eles precisam de um interior que relaxe e lhes permita descansar, mas que também apoie o ambiente de trabalho, se necessário – especialmente porque trabalhar em casa já está se tornando a norma.