Divisória para quarto: Um problema comum ao integrar espaços é a falta de privacidade que esse estilo pode trazer, principalmente quando esse tipo de espaço inclui o quarto.

Mas a solução para essa situação pode ser bem mais simples do que você está imaginando, já que uma simples divisória pode criar a limitação desse ambiente e trazer privacidade entre os espaços integrados.

São diversas formas de usar uma divisória para o quarto, resolvendo os mais distintos problemas que um ambiente integrado pode trazer.

Acompanhe algumas opções para você usar como divisória para o quarto, com diferentes inspirações dos mais distintos materiais, tanto para casos em que a divisória é usada como forma de privacidade, ou em situações em que só há necessidade de separação visual dos espaços, com ideais que são funcionais para cada tipo de necessidade do quarto.

divisória para quarto
Foto: Pinterest – casatreschic.blogspot.com

Cortina como divisória para quarto

Uma das formas mais simples e econômica para a divisória para o quarto é com a cortina.

Esses tecidos criam uma parede elegante que separa o quarto de outro espaço, trazendo uma solução para quem não quer ter grandes gastos ou passar por uma reforma.

A instalação da cortina é bem simples, com a possibilidade de encontrar diferentes texturas e cores para combinar com o espaço. Além da divisão, a cortina ainda é uma ótima forma de bloquear a luz do sol.

Divisória com madeira slat traz sofisticação ao ambiente

divisória para quarto
Foto: Pinterest – decorfacil.com

Para quem não quer isolar totalmente os dois ambientes, e não perder a circulação do ar, a opção de divisória com madeira slat pode ser o ideal.

Ela vai servir como uma limitação dos ambientes, mas ainda mantendo-os interligados ao não fechar totalmente a visão uma da outra. Esse estilo de divisória adiciona sofisticação ao ambiente.

Divisória para quarto com tela dobrável

Essa pode ser uma das melhores opções, já que ela só será usada quando houver necessidade, ao não mais precisar é só a dobrar, mantendo os ambientes interligados, mas trazendo divisão quando preciso.

A divisória de tela dobrável pode ser encontrada em diversas formas, sendo espelhada, de tecido, de madeira, de macramê e de lona.

divisória para quarto
Foto: Pinterest – jipsecostudio.com

É uma divisória fácil de encontrar e com os mais variáveis preços. Também é possível fazer sua própria divisória dobrável usando portas de guarda-roupas antigas, ou até mesmo tela de arame.

Cobogós para uma divisória mais elaborada

Para quem procura uma divisória permanente, mais elaborada e com uma adição à decoração da casa, os cobogós irá cumprir perfeitamente essa função.

Os cobogós são blocos vazados com desenhos, que fizeram muito sucesso no passado e agora retornam como opção para quem procura formas de limitar espaços, sem precisar levantar uma parede de concreto.

Um ponto muito positivo desse tipo de técnica é a possibilidade de personalização, com o uso de diferentes moldes e cores.

Porta de correr como forma de dividir o quarto

A porta de correr é uma opção minimalista, chique e prático para resolver o problema de limitação de ambientes. Sua funcionalidade é simples, com um custo não tão alto e não isola permanentemente o espaço.

Para dividir os espaços é só deslizar a porta e fechar, e quando quiser retornar para os ambientes em conjunto é só abrir a porta. E dessa forma simples e prática você pode manter os benefícios de espaços integrados e ter privacidade quando necessário.

Divisória acartonada para delimitar os ambientes

Essa é uma das opções para quem quer delimitar os ambientes, mas sem a necessidade de uma construção mais complexa. A divisória acartonada aparenta com uma parede de concreto, mas é uma construção mais rápida e econômica.

O acartonado pode ser montando todo inteiro, ou seguindo alguns padrões formando nichos, criando interação entre os ambientes e podendo ser usado com a função de estante.

Parede de plantas

Uma forma bem menos convencional de dividir o ambiente, mas que vai agradar quem gosta de ter contato com a natureza. Nesse projeto de divisória, você vai usar plantas suspensas e criar uma composição no espaço onde deseja a divisória.

Para um bom resultado procure por plantas de diferentes espécies como jiboia, lambari, rosário, uva rosa, gravatinha e corações emaranhados.

A escolha por essa forma de divisória ainda traz bastantes benefícios para o ambiente, criando um lugar mais relaxado e tranquilo, sem esquecer que algumas plantas auxiliam na purificação do ar, o que transforma essa divisória em um verdadeiro purificador natural.

Divisória de MDF para substituir a madeira

A divisória de madeira é uma das mais sofisticadas e elegantes, mas esse tipo de projeto pode ter um preço bem elevado, não correspondendo com o orçamento de muitas pessoas.

Mas para quem não quer abrir mão do charme da madeira, mas precisa de um projeto mais econômico, o uso do MDF traz exatamente essa solução.

O MDF é um material mais frágil que a madeira, mas em compensação ela tem uma aparência muito parecida.

Para criar a divisória, o MDF pode ser usado em diferentes modelos, correspondendo à necessidade do ambiente. Uma das formas muito usada na divisória de MDF é como painel para televisão, onde o móvel entra dividindo os espaços.

Divisória de vidro em uma pegada clean

Se você não necessita de privacidade, e sim de uma separação visual dos espaços, a divisória de vidro entra com essa proposta.

Como é um material translúcido, o vidro não é um dos mais indicados para quem procura privacidade, a não ser que outra camada como uma cortina seja instalada para cumprir esse quesito.

Fora isso, o vidro delimita o espaço dos ambientes, mas sem criar aquela interrupção visual, criando uma amplitude.

A estante

No caso da estante, o móvel pode ser comprado, ou feito sob medida, o importante é que além de delimitar o espaço, a estante não bloqueia totalmente o espaço, o que permite a circulação do ar nos ambientes.

Use o espaço da estante para colocar objetos decorativos, outra opção é transformar essa estante em uma pequena biblioteca. A estante também pode ser formada por nichos, ou somente com prateleiras.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.