Existem várias técnicas de design eficazes que permitem expandir visualmente o espaço em um pequeno apartamento. Mas alguns itens ou acabamentos agem de forma oposta: eles literalmente escondem a área da sala ou a altura dos tetos, deixam a casa desconfortável.

Essas coisas ao decorar o interior devem ser categoricamente evitadas, porque podem arruinar todos os esforços do designer.

Conheça onze coisas para evitar em um apartamento pequeno!

1. Evite lustre volumétrico no apartamento pequeno

Foto: Pinterest – curiousa.co.uk

Essa lâmpada atrai imediatamente a atenção e define o clima de toda a sala, dando-lhe um certo clima. No entanto, em um espaço pequeno, todas as vantagens deste item serão anuladas.

A sala parecerá ainda menor e apertada, e o próprio lustre será esmagado visualmente. É melhor usar composições leves em todo o perímetro da sala, isso expandirá a pequena sala e ajustará sua forma.

2. Evite papel de parede muito grande no apartamento pequeno

papel de parede de pássaros
Foto: HGTV

Não vale a pena usar papel de parede com um padrão grande em apartamentos pequenos – essas paredes mais uma vez se concentram no tamanho dos interiores.

Para espaços pequenos, papéis de parede lisos ou revestimentos com padrão pequeno e não muito contrastante são mais adequados.

Os tons quentes aproximam visualmente os objetos, o contrário, os afastam, de modo que os tons frios claros são adequados para pequenos espaços.

3. Móveis volumosos

Uma cômoda antiga volumosa, sem dúvida, parece bonita, mas em um pequeno apartamento suas vantagens podem se tornar desvantagens.

Uma excelente solução para espaços pequenos serão móveis suspensos – prateleiras, armários, mesas fixadas nas paredes e que não tenham pés de apoio. Isso adicionará leveza e ar ao interior.

4. Cores escuras devem ser evitadas no apartamento pequeno

apartamento pequeno
Foto: Pinterest – meganellaby.com

A cor dos tecidos, móveis e paredes desempenha um papel importante, se não fundamental, no interior.

Ao escolher tons escuros, você precisa considerar que eles absorvem visualmente a luz e criam um efeito de caixa.

Se é importante que você se sinta espaçoso e arejado no interior, dê preferência a tons mais frescos e materiais transparentes. E se você precisar da atmosfera de um casulo protegido, as cores escuras servirão.

5. Piso contrastante

cozinha cinza
Foto: @wood.country.cottage

Esqueça a pintura multicolorida, laminado e vários tipos de tapetes nos quartos. Nos interiores de pequenos apartamentos, contrastes nítidos que ferem os olhos devem ser evitados.

Escolha uma cor de piso neutra para todo o apartamento, repetida em todos os cômodos.

6. Cortinas pesadas

Lindas cortinas feitas de tecido de alta qualidade são um ótimo complemento para um interior espaçoso, onde você pode admirá-las de longe. Mas para apartamentos pequenos eles não são absolutamente adequados.

Essas cortinas chamarão muita atenção e restringirão o espaço. Substitua cortinas pesadas por tule claro ou cortinas translúcidas em tons claros.

7. Grandes pinturas

Pinturas de grande formato realmente decoram o interior. As dimensões de uma pequena sala não permitirão que isso seja feito e a reduzirão visualmente ainda mais.

Em vez de telas gigantes, faça uma composição de pequenas molduras com fotografias ou pinturas.

8. Abundância de acessórios

É fácil sobrecarregar um pequeno apartamento com móveis e decoração, por isso é melhor limitar-se a alguns detalhes brilhantes ou usar acessórios neutros.

A opção ideal não são apenas decorações que acumulam poeira, mas itens bonitos dotados de funcionalidade útil.

9. Tapetes orientais devem ser evitados no apartamento pequeno

apartamento pequeno
Fonte:Pinterest – estilopropriobysir.com

Tapete muito brilhante com um ornamento oriental tradicional atrai imediatamente a atenção, literalmente atrai os olhos. Se houver outra coisa tão cativante na sala, o tapete o sobrecarregará muito, ficará difícil de perceber.

Para um pequeno apartamento, tapetes leves simples ou produtos com uma estampa modesta são adequadas. Entre outras coisas, o tapete oriental praticamente não se encaixa nos estilos mais populares e é adequado apenas para tendências étnicas.

10. Armários de altura média

Armários embutidos ou regulares até o teto são capazes de alongar visualmente as paredes, empurrar os limites do espaço.

Pequenos móveis, por assim dizer, expandem as dimensões da sala. Mas os armários de altura média agem de maneira oposta – eles “cortam” as paredes e comprimem uma sala já pequena. Entre outras coisas, eles não carregam o valor prático que os móveis altos podem proporcionar.

11. Design multicolorido

apartamento pequeno
Fonte: Pinterest – ariyonainterior.com

Se a sala for pequena, você não deve usar mais de três cores da paleta ao decorá-la. Quando há muitos tons, aparece uma variação desnecessária, que parece muito pesada, sobrecarrega o design, divide toda a sala em pequenas partes.

  • Veja mais: Feng Shui 2022: dicas exclusivas para decorar no ano do Tigre de Água
Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.