A decisão de organizar um guarda-roupa aberto é definitivamente ousada. Há quem defenda apenas o armazenamento em armário fechado e considere inviável um sistema de armazenamento aberto. Outros ficam encantados e acreditam que parece tão legal que compensa todas as outras desvantagens.

Uma coisa é certa, um guarda-roupa aberto é para quem tem sempre a ordem perfeita ou para quem quer se acostumar a elaarmá. Além disso, as coisas extras que você não usa agora saem do seu guarda-roupa mais rápido.

Algumas pessoas gostam de seu armário aberto para que possam ver todas as suas roupas de uma só vez. Outras preferem um armário fechado porque gostam que as coisas sejam mais organizadas.

Fonte: Pinterest – casavogue.globo.com

Mas para saber como organizar um guarda-roupa aberto confira nossas dicas!

Livre-se de roupas que você nunca usa

Se seu armário estiver transbordando de roupas que você nunca usa, é hora de limpar.

Livrar-se de roupas que você não ama ou que não cabem não só tornará seu armário mais organizado, como também facilitará o dia-a-dia.

Não sabe por onde começar? Confira estas dicas para se livrar de roupas que você nunca veste.

  • Primeiro, faça um inventário do que você tem. Tire tudo de seu armário e classifique-o em pilhas: roupas que você ama e usa com frequência, roupas que você usa ocasionalmente, e roupas que você nunca usa. Isto o ajudará a ver exatamente do que você precisa para se livrar.
  • A seguir, avalie cada item na pilha “nunca usar”. Pergunte a si mesmo porque você está agarrado a ela. É algo em que você espera caber um dia? É um favorito sentimental com o qual você não suporta se separar? Se você não consegue encontrar uma boa razão para ficar com a roupa, é hora de deixá-la ir.
  • Finalmente, doe ou venda suas roupas indesejadas. Se elas estiverem em boas condições, alguém mais poderá apreciá-las. Se elas não estiverem em boas condições, recicle-as.

Organize suas roupas por tipo, cor e estilo

Fonte: Pinterest – culturacolectiva.com

Qualquer fashionista sabe que um guarda-roupa bem organizado é a chave para montar o traje perfeito.

As roupas podem ser classificadas de várias maneiras, mas um dos métodos mais eficazes é organizá-las por tipo, cor e estilo.

Por exemplo, todos as blusas podem ser penduradas juntas em uma seção, enquanto todos os shorts são armazenados em outra.

Dentro de cada seção, as roupas podem ainda ser classificadas por cor, facilitando encontrar a camisa ou par de calças ideal para combinar com uma peça já selecionada.

Finalmente, as roupas também podem ser agrupadas por estilo, tais como roupas de trabalho, roupas casuais e trajes formais.

Ao reservar tempo para organizar um guarda-roupa aberto, desta maneira, será mais fácil encontrar a roupa certa para qualquer ocasião.

Pendure ou dobre as roupas de uma forma atraente

Fonte: Pinterest – lifebylufe.com

Se seu guarda-roupa é algo parecido com o meu, provavelmente está cheio de roupas, sem um sistema claro para organizá-las.

Os cabides estão entrelaçados, e pilhas de roupas dobradas estão precárias em cima das prateleiras. Pode ser tentador simplesmente deixar as coisas como estão, mas se dedicar tempo para organizar seu guarda-roupa pode economizar muita frustração a longo prazo.

Uma maneira fácil de organizar suas roupas é pendurá-las ou dobrá-las de uma maneira atraente.

Isto significa que você toma o tempo necessário para passar a roupa e tirar quaisquer rugas de suas roupas e pendurá-las bem nos cabides.

Se você estiver dobrando roupas, dedique um tempo para dobrá-las corretamente para que não acabem enrugadas ou amarrotadas.

Levar alguns minutos a mais para fazer isso cada vez que você arrumar sua roupa vai fazer uma grande diferença na facilidade com que você pode encontrar o que está procurando quando estiver se vestindo pela manhã.

Outra maneira fácil de manter seu guarda-roupa organizado é codificar a cor de suas roupas. Isto significa agrupar itens semelhantes para que você possa encontrar facilmente o que está procurando.

Por exemplo, você poderia juntar todas as suas camisas pretas, ou todas as suas saias em uma única seção.

Use organizadores de sapatos para guardar bolsas, chapéus e outros pequenos itens

Fonte: Pinterest – pourmesjolismomes.com

A maioria das pessoas tende a pensar em armários como um lugar para guardar roupas, mas com um pouco de criatividade, eles podem ser muito mais.

Uma ótima maneira de maximizar o espaço do armário é usar os organizadores de sapatos para armazenar outros itens, como bolsas, chapéus e cachecóis. Isto pode ser especialmente útil se você tiver um armário pequeno ou um espaço de armazenamento limitado.

Não só manterá seu armário mais organizado, mas também pode ajudá-lo a economizar tempo quando estiver se preparando pela manhã.

Em vez de ter que procurar por uma pilha de roupas para sua bolsa, você pode simplesmente agarrá-la no organizador.

Este simples truque pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo o espaço de seu armário e manter seus pertences mais organizados.

Prós e contras

As vantagens indiscutíveis de um guarda-roupa sem portas são sua compacidade e espaço.

Como regra, o tamanho de guarda-roupas aberto é feito sob encomenda, o que significa que cada centímetro será bem aproveitado.

Roupeiros compactos se encaixam perfeitamente na maioria dos interiores modernos, são usados ​​não apenas para pequenos apartamentos, mas também para casas mais espaçosas. Tudo depende dos desejos dos clientes e das características do interior.

Os guarda-roupas abertos são bastante multifuncionais e, se forem feitos de materiais modernos de alta qualidade, certamente durarão mais de um ano.

A desvantagem óbvia de um guarda-roupa aberto para muitos proprietários é que tudo está à vista, as coisas podem acumular poeira, podem obter luz e, como resultado, podem desbotar.

Roupeiros abertos são geralmente menores do que armários fechados, devido à economia de espaço, para alguns isso pode ser uma desvantagem significativa.